Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

Lille, a mais flamenga das cidades francesas

Publicado em: 2 de janeiro de 2015

Você quer saber mais sobre as cidades da França para escolher onde vai estudar? Universidades Francesas diz tudo sobre a cidade de Lille na França!

Lille é a quarta maior cidade da França e a maior do norte da França. A sua proximidade com a Bélgica, Alemanha e Inglaterra fazem de Lille o cruzamento da Europa do norte.

Nessa região, muitas pessoas têm um sotaque típico do norte, que se chama « ch’ti » (lê-se “sti”). Se você não entende nada, não se preocupe, nem os franceses entendem tudo o que eles falam.

A feira de liquidação (La Grande Braderie)

Durante dois dias e uma noite sem parar, no primeiro fim de semana de setembro, Lille se torna uma feira gigante. Qualquer pessoa pode participar. Cada ano, centenas de milhares de pessoas enfileiram-se ao longo de vários quilômetros pelas ruas da cidade. E assim começam as negociações.

Arte

O Palácio das Belas Artes é o segundo maior museu da França (22.000 m2). Là, você pode admirar pinturas europeias, cerâmicas, esculturas francesas e um acervo de 4.000 folhas, com 30 desenhos de Raffaello.

Arquitetura

A arte flamenga aparece em muitos lugares, pois são os restos da antiga atividade industrial da região. Você vai ver muitas casinhas de tijolo marrom, compridas e estreitas e coladinhas umas nas outras. A Grand Place (Grande Praça), muito parecida com a de Bruxelas, é enorme e representa bem a arquitetura de Lille dos seculos XVII a XX.

No Centro Histórico da cidade, o Vieux Lille (Antiga Lille), há lindas vielas de paralelepípedos.

Clima

De novembro até março o clima é muito frio e chove com muita frequência pois fica próxima ao canal da Mancha. De abril a outubro as temperaturas são muito agradáveis. O frio do clima é compensado pelo caloroso acolhimento dos habitantes de Lille: eles são conhecidos pela sua abertura e bom humor.

Comida e bebida

Em Lille, come-se e bebe-se muito bem! No Vieux Lille é onde está a maioria dos bares. Vários restaurantes típicos (chamados « estaminets ») servem pratos deliciosos e a cidade é cheia de comida típica da França, como gaufres (waffles), crêpes, moules frites (mexilhões com batatas fritas), e muita cerveja.

Na região, que chama Nord-Pas-De-Calais, as especialidades gastronômicas são:

  • O welsh, um pedacinho de pão com queijo e um ovo estrelado embebido em cerveja
  • O potjevleesch, um prato de pedaços frios de frango, coelho, porco e vitela em geléia e com batatas fritas que vem da cidade de Dunkerque
  • O maroilles, uma variedade de queijo muito forte
  • As bêtises da cidade de Cambrai, doces de menta e açúcar caramelizado.

Também no Vieux Lille há um restaurante brasileiro caso você queira matar um pouco a saudade da comida do Brasil, chama-se Le Chiquita Bacana.

Rede de transportes

Lille tem conexões diárias de trem Eurostar para Londres (1h30) e de Thalys para Bruxelas (30min) e Amsterdã (3h), saindo da estação de trem Lille-Europe no centro da cidade.

Estudos

Dentre as muitas opções de escolas, existe a Universidade Católica, mais conhecida como « Catho », as Universidades Lille e Lille 3

Quer saber mais? O blog Melhor de Paris te ajuda a preparar sua viagem para a França com essas e muitas outras dicas. Confira!

Thibault Viel

últimos artigos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *