setembro 12, 2014

Viajar na França: dicas práticas

Há dicas indispensáveis de serviços com os quais você pode contar em sua viagem para a França a fim de facilitar sua instalação, como por exemplo, como se locomover em Paris a partir dos aeroportos e como utilizar a extensa rede de metrôs.

Há também maneiras mais baratas de ligar para o Brasil usando os serviços da telerabais e através de cartões telefônicos.

Em vista das burocracias de abrir uma conta pelo Banco do Brasil na França, muitos optam por abrir uma conta em um banco europeu, pois é um procedimento mais simples e que dá direito a talão de cheques e cartão do banco. É importante saber que alguns documentos, como certidões de casamento e de nascimento devem ser levados com cópias simples e traduções juramentadas. A carteira de motorista é válida na França, desde que acompanhada de uma tradução juramentada. É importante levar uma carteira de vacina atualizada, principalmente para as crianças e caso elas sejam matriculadas numa escola francesa.

Nomeie um ou dois procuradores no Brasil, com a autorização para enviar salário, declarar imposto de renda, movimentar conta bancária, fazer sua inscrição em concursos que poderão surgir, entre outros. Nestes casos, a legislação brasileira exige procuração por escritura pública (feita em um cartório de registro de título de documentos).

Leve uma declaração que ateste sua atividade profissional no Brasil e uma eventual vinculação universitária, sendo o original assinado redigido em francês.

+ posts