janeiro 2, 2015

Toulouse, a cidade rosa na região Médios Pirenéus

Toulouse, prefeitura de Haute-Garonne e capital da região Midi-Pyrénées atrai muitos estudantes. De fato, quem cresceu perto de Toulouse também estuda nesta cidade. Lá, encontram-se pessoas de todos os lugares, morando no quarto Sudoeste da França (chamamos o Midi – meio-dia – toda a parte Sul da França). Estudam principalmente nas universidades ou nas escolas de Engenharia, Economia, Medicina, Agricultura e Zootecnia.

O ambiente sulista da cidade

De modo geral, o clima em Toulouse é muito agradável: não chove muito, não é quente nem frio, o povo gosta de bater papo e os transportes públicos são muito bem desenvolvidos (metrô, ônibus, bicicletas). A cidade é conhecida como La ville rose – a cidade rosa – por causa da arquitetura das casas, desde o material usado aos tijolos tradicionais, que são cor-de-rosa.

toulouse

O sotaque de quem nasceu em Toulouse é bem forte, mas dá para entender bem, visto que as pessoas falam mais pausadamente. Na linguagem há gírias parecidas ao Espanhol ou Português, que são usadas apenas lá. Mesmo mantendo uma cultura própria do Sul, o sotaque está se perdendo pouco a pouco, já que estudantes de toda França vão estudar em Toulouse.

O povo do Sudoeste gosta de esportes (principalmente de rugby e futebol), vive do jeito latino e adora ficar nas ruas, por causa da influência da Espanha, que fica bem próxima e que, de forma geral, gosta de fazer amizades e trocar ideias. Lá, como em toda a região Sul, se tem menos pressa do que no Norte e deixa-se um tempo livre para curtir a vida.

Rugby_ST.F-ST.T_27022007-8

Rugby

Passear por Toulouse

O dia perfeito em Toulouse começa no centro da cidade. Em algumas avenidas do centro, os carros são proibidos, então alugue uma bicicleta por € 1 e passe em todos os monumentos do centro da cidade: o Capitole, a Praça Esquirol, o Canal du Midi, as igrejas Saint-SerninSaint-Aubin, o bairro Saint-Cyprien

capitole

Capitole

Canal du Midi Toulouse

Canal du Midi

No mercado de Saint-Sernin há pessoas vendendo de tudo nas calçadas. Parece que estamos na Argélia ou Marrocos, pois há praticamente apenas árabes. É possível até sentir o cheiro do chá de hortelã! É bem diferente do resto da cidade.

Depois disso, almoce na praça Wilson e não se esqueça de experimentar o famoso cassoulet nos restaurantes com vista para a praça. O cassoulet, prato típico de Castelnaudary (pertinho de Toulouse), parece com a feijoada só que é um pouco mais pesado. Então, caminhe até a praça da Daurade para dar uma cochilada na grama, ao lado do rio Garonne. Em geral, há pessoas tocando música (violão, clarinete…) na praça. Também se pode fazer isso na Prairie des Filtres, do outro lado do rio Garonne, é maior e atrai mais pessoas. Esse lugar é conhecido de todos os toulousains, apaixonados pela cidade deles.

Prairie des filtres

Prairie des Filtres

À noite, vá para a praça Saint-Pierre onde fica a maioria dos bares (Chez Tonton, Bar Basque…). Lá, todos os estudantes se encontram, principalmente na quinta-feira à noite. Pode-se assistir a um show ao vivo nos bares. Os ingressos custam em média € 7. Algumas dicas: o Bar-Pop (bar popular), o London, o Nain Jaune, o Petit-Voisin  (ou PV) e muitos mais.

Durante os fins de semana, você pode ir ao parque no morro de Pech-David, para jogar bola ou tomar um solzinho. Há bastante museus no centro da cidade (os Jacobins, o musée des Augusinsles Abattoires), dependendo da época podem ter exposições de artes. A agência de turismo indicará onde estão todas as principais atividades do momento.

Vocês querem ver “la vie en rose” na cidade encatadora de Toulouse? Então não espere mais, viaje para a França! No IFESP te daremos todas as informações e dicas sobre a França para uma estadia super legal! Venha nos conhecer!

Thibault VIEL

Website | + posts

Seja o primeiro a saber

Assine nossa Newsletter

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

5 Comments

  1. Luiz Herbert Alves de Suoza. 2 de fevereiro de 2014 at 13:31 - Reply

    Sou estudante de medicina, penso em fazer intercâmbio em Toulouse e godtei muito do conteúdo exposto aqui. Parabéns e obrigado.

    • pauline 17 de março de 2014 at 20:27 - Reply

      Obrigada Luiz!

  2. Lidia Santos 10 de abril de 2014 at 12:41 - Reply

    Luiz também pretendo fazer um intercâmbio em Toulouse,mas to meio perdida vou passar 15 dias lá em julho,se quiser vc pode entrar em contato comigo [email protected].

  3. Carmen C O Santa-Eulalia 16 de novembro de 2016 at 10:41 - Reply

    Bonjour!!!
    Minhafilha vai morar em Toulouse acompanhando o marido q vai trabalhar la.
    Ela é advogada.Além do francês(primordial) em que curso universitário ela se encaixaria(com a sua formação)v pra poder trabalhar lá?
    Merci d´avance

  4. Carmen C O Santa-Eulalia 16 de novembro de 2016 at 10:45 - Reply

    Bonjour

    Minha filha vai morar em Toulouse acompanhando o marido q vai trabalhar lá.Ela é advogada.Além do francês(primordial) que curso universitário ela poderá fazer que se encaixe com Direito e poder trabalhar lá.
    Merci d´avance!

Leave A Comment

Website | + posts