Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

Saiba mais sobre a cidade de Poitiers na França

Publicado em: 16 de dezembro de 2014
Poitiers França

Poitiers é frequentemente considerada “la plus grande des petites villes françaises”, ou seja, “a maior das pequenas cidades francesas”. Prefeitura de Vienne e capital da região Poitou-Charente, a grande Poitiers, com as cidades mais próximas, conta com apenas 135.000 habitantes, mas atrai muitos estudantes.

Uma localização geográfica ideal

A localização da cidade é ideal, bem servida de rodovias e trens. Poitiers fica a menos de 1h45 de Paris ou de Bordeaux com o TGV, trem de alta velocidade, e a 1h30 de carro do Oceano Atlântico. Poitiers é uma das cidades mais seguras da França. Ela se beneficia de uma rede de ônibus competitiva e de aluguel de bicicletas, como está na moda na França.

poitiers loca

Uma cidade estudantil

De fato, a primeira universidade de Poitiers foi fundada em 1431 e é uma das mais antigas da França. Com 25.000 estudantes, dos quais mais de 4.000 são estrangeiros, Poitiers é a primeira cidade estudantil francesa em relação à porcentagem da população total. Por isso, a cidade vive no ritmo do calendário e das atividades das universidades e das escolas de Administração e Engenharia. Com isso, no verão, Poitiers encontra novamente sua calma: Os cafés da praça da prefeitura, place d’Armes, no centro da cidade, trocam estudantes por turistas.

Um rico patrimônio arquitetural e histórico

Mesmo a cidade sendo pequena, vale a pena descobrir a riqueza de sua arquitetura e de sua história. O centro histórico de Poitiers fica sobre um morro e pode se orgulhar de edifícios intactos desde a Idade Média.

Houve um tempo em que a cidade era chamada “la ville des cents clochers”, ou “a cidade dos cem campanários”. Ainda hoje Poitiers mantém vários monumentos religiosos. Os mais famosos são o batistério Saint Jean construído no século IV, um dos monumentos cristãos mais antigos da França, a Notre Dame La Grande, igreja do século XI de estilo românico, e a catedral Saint Pierre do século XII de estilo gótico e célebre por seu órgão, mas há também igrejas de estilos e épocas diferentes, entre elas: Saint Hilaire, Sainte Radegonde, Saint Jean de Montierneuf, Saint Porchaire e Saint Germain.

batisderion st jean

batistério Saint Jean

 

The-Notre-Dame-la-Grande-Church-sybarite48-Flickr

Notre Dame La Grande

 

Além dos edifícios religiosos, há várias fachadas de mansões de estilo Renascentista dos séculos XVII e XVIII. Perto da igreja Notre Dame La Grande, fica a rua mais antiga da cidade, Grand’Rue, testemunha do patrimônio arquitetural da cidade. Não longe de Poitiers, a antiga cidade dos Condes de Poitou transformou o palácio em um edifício administrativo. No Palácio da Justiça da cidade há uma estrutura da Idade Média com uma sala imensa e magnífica que se chama “la salle des Pas Perdus”,  a “sala dos passos perdidos”.

O Futuroscope: a atração de Poitiers

Outro atrativo turístico de Poitiers fica a 20 km do centro: O parque de diversões Futuroscope, que se baseia em tecnologias do futuro para oferecer uma nova experiência de entretenimento. Reúne no mesmo lugar atrações e jogos, utilizando imagens, tecnologias e sensores, como um simulador de movimentos sincronizados e com efeitos multi-sensoriais 4D.

futuroscope_aerobar

futuro2

Se depois de passear pelas ruas e aproveitar a vida cultural de Poitiers você mantiver o desejo de ver mais monumentos e cidades da Idade Média, há ainda várias aldeias nas proximidades para visitar, como por exemplo: Angles sur l’Anglin, Chauvigny, Mirebeau, Montmorillon ou Saint Savin.

Jean Charles Gaudin

 

Sua viagem para a França está programada e precisa dar uma acelerada no francês. Escolha o melhor curso de francês para você aprender rapidamente com professores nativos. Contate o IFESP! Também organizamos com frequência eventos culturais sobre a França! Confira!

últimos artigos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *