Bordeaux, a pérola da região Aquitânia
Publicado em: 2 de janeiro de 2015

Bordeaux, a cidade do vinho
Bordeaux é um nome de cidade que todo mundo conhece. Mas ao mesmo tempo, nome de uma cidade pouco conhecida. Quando você ouve a palavra “Bordeaux”, você pensa… VINHO!
E é isso mesmo, Bordeaux é a cidade do vinho. Com cerca de 250.086 habitantes, Bordeaux está localizada no sudeste da França. Ao chegar à cidade, pegue um carro e dirija por apenas 15 minutos para qualquer direção, que você já vai estar no meio dos vinhedos. Pare em qualquer Château para fazer uma visita na propriedade e uma degustação dos vinhos. É só aproveitar!
Os vinhos mais famosos são os da região de MEDOC, no nordeste de Bordeaux, são os mais antigos vinhos da região. Mais ao sul, você poderá experimentar o vinho branco “Sauternes“, um vinho bem doce, que se bebe com aperitivos, e que geralmente é apreciado pelas mulheres.
Passear por Bordeaux
Bordeaux é bem mais do que uma região rica na produção de vinhos, Bordeaux é uma pequena cidade maravilhosa!! O bloqueio dos veículos pelas ruas do centro da cidade a deixou mais agradável e charmosa para que você tenha um ótimo dia e faça compras na “rue Sainte Catherine“, maior rua comercial da Europa sem passagem de veículos! Não se esqueça de observar os detalhes da arquitetura dos antigos prédios, que fazem lembrar a arquitetura de Paris.
A rua Sainte-Catherine
Depois, andando até o cais, encontra-se um lugar tranquilo para passar o dia com a família e os amigos, fazendo compras, tomando um café ou um drink nos bares e nos parques, jogando voleibol, basquetebol ou muito outros esportes, ou apenas só caminhando, tudo isso ao longo do rio “La Garonne“.
O rio Garonne e a ponte Napoléon
À noite você pode ir à área de “Saint Pierre“, onde é possível escolher um dos restaurantes para beber um vinho e saborear a deliciosa gastronomia típica da região (magret de canard, confit de canard, foie gras…). Pode-se ficar nessa região para continuar a noite num bar, ou andar até à “Place de la Victoire“, lugar muito dinâmico e com muitos jovens (lugar preferido dos estudantes).
Antes de ir dormir, não se esqueça de andar pelas ruas até o “Grand Théatre” e à catedral e voltar ao cais, passando pela “Place de la Bourse” pra ver a cidade maravilhosamente iluminada.
Atrações ao redor da cidade
Se você passar mais do que um fim de semana por lá, tem muito mais coisas para fazer e conhecer saindo da cidade: em 30 minutos de carro, você chega até o oceano atlântico, onde pode subir a “Dune du Pyla” (maior duna de areia da Europa), surfar e pular nas ondas, ou só descansar nas belas praias e ver o lindo pôr do sol. À noite, pela cidade, não deixe de comer um prato de frutos de mar. Há muitas cidades à beira mar. Arcachon, a maior, tem animação a noite toda, música, pintura… O Cap Ferret, uma península, é uma área mais burguesa, enquanto Biscarrosse é a cidade preferida dos surfistas, e muitas mais.
La Dune du Pyla
Pode-se também passar um fim de semana nos Pirineus: após 3h de carro, chega-se às montanhas, onde tanto no verão como no inverno, se viverá muitos momento inesquecíveis. Para você que gosta do “friozinho” do inverno, é possível passar lindos momentos esquiando entre as montanhas cobertas de neve, e ir descansar nos “termas” pela noite. Desde a primavera, é possível aproveitar caminhadas em meio à natureza, e desfrutar das flores e animais silvestres que podem ser vistos pela região.
Sandrine Dumartin
Quer viajar para a França e conhecer as maravilhosas cidades do país como Bordeaux? Ainda não fala francês? Conheça o melhor curso de francês online sobre Viagem e Turismo. É fácil e prático!
Bom dia,gostei imenso do vosso trabalho, eu como de dia 25 a 01 de 2017/18, gostaria que me dissessem mais informações.
Obrigado
Cumprimentos, Atenciosamente
Uma correção: Bordeaux está no SUDOESTE da França. Boa leitura.