julho 17, 2015

A França possui excelentes faculdades de cinema

Estudar cinema na França é assegurar o seu futuro na profissão cinematográfica. A França, além de ser um território de cenários muito apreciados pelos diretores do mundo inteiro, ficou famosa pelas formações de seus técnicos em cinema. De fato, os estudantes formados pelas universidades francesas são muito procurados internacionalmente pelos conhecimentos de alta qualidade adquiridos durante as suas formações.

Por esse motivo saiba um pouco mais sobre o concurso da escola de cinema La Femis, que ocorre todos os anos entre os meses de janeiro e de fevereiro!

Estudar cinema na Femis

La Femis – Ecole Nationale Supérieure des Métiers de l’Image et du Son é conhecida pelo seu ensino técnico, artístico e cultural dos ofícios do cinema, lançou um concurso que lhe permitirá ter acesso a essas formações de excelência.

  • Como ingressar na Femis?

Você poderá prestar um concurso após a conclusão de 2 anos de estudos universitários. Lembre-se que a duração do curso na França é de 4 anos.

  • Pré-requisitos

O concurso internacional destina-se a candidatos de países não europeus. Podem ser estudantes com idade mínima 27 anos e que tenham cursado ao menos 2 anos universitários, ou jovens profissionais com menos de 30 anos que comprovem 4 anos de experiência. É necessário ter fluência no idioma francês.

A primeira parte do concurso pode ser realizada nas instalações dos serviços culturais da Embaixada da França no país de origem do candidato.

  • Como se inscrever

A inscrição pode ser feita entre os meses de janeiro e de fevereiro pelo site www.femis.fr, seguida do envio do formulário de inscrição com todos os documentos solicitados.

  • As Provas

São 3 provas. A primeira trata-se de um “dossier personnel d’enquête”, que deverá ser entregue em pouco tempo depois do encerramento das inscrições. A segunda de conhecimentos específicos correspondente ao departamento escolhido pelo candidato no momento da inscrição: roteiro, direção, produção, imagem, montagem, som ou cenário. A terceira prova consiste em uma análise de filme e por último é realizada uma prova oral diante de um júri.

  • Preço

Exige-se um compromisso de pagamento anual do montante de 426 euros para a validação da inscrição.

Para mais informações veja o site www.femis.fr.

Estudar cinema na França

Estudar cinema na Universidade 

A Graduação ou Pós-graduação em Cinema oferece sólidos conhecimentos teóricos, consolida a cultura geral e , geralmente, combina teoria com prática. Os cursos incluem disciplinas como: história do cinema, roteiro, estética, teoria do cinema, exercício de escritura de roteiro,etc. Alguns cursos oferecem também ateliês práticos. Por exemplo, a Graduação em Cinema da Université Paris – Saint Denis 8 cuja formação inclui ateliês de realização de filmes, ateliês de criação de un roteiro e um estágio obrigatório no terceiro ano. 

Além daUniversidade Saint-Denis, em Paris, muitas outras universidades oferecem cursos de Graduação e/ou Pós-graduação em Cinema: a Sorbonne Paris 1, a Sorbonne Nouvelle Paris 3, a Paris IV, a Universidade Diderot (Paris 7)  e a Universidade Nanterre Paris 10. A Paris 8 oferece três Pós-graduações em Cinema: Teoria, estética e memória do cinema; Valorização dos patrimônios cinematográficos e audiovisuais; e Realização e criação.

Fora de Paris, a Universidade de Lyon 2 oferece uma Graduação em Cinema, as Universidades de Rennes 2 , Lille 3 e Estrasburgo 2 propõem Graduações em Estudos Cinematográficos e a Universidade Montpellier 3 tem uma Graduação em Cinema, Audiovisual e Artes Numéricas.

A Universidade de Lorraine oferece um Master em Cinema e Artes da Cena, a Universidade Paris-Sorbonne um Master Profissional em Cinema, Audiovisual e Novas Escrituras, a Universidade de Evry propõe um Master de Sociologia Fílmica: documentário e ciências sociais.

A vantagem de estudar Cinema numa Universidade é que, além de se ter acesso a uma formação pluridisciplinar de alta qualidade, a formação não é cara. A Graduação tem um custo de 189 euros e a Pós-graduação de 261 euros por ano! Não hesite mais!

QUER TENTAR ESSA EXPERIÊNCIA? O IFESP TE AJUDA!

Você quer saber mais, obter mais informações, tirar dúvidas ou conversar sobre o seu projeto de estudos, entre em contato e/ou agende uma entrevista de orientação acadêmica personalizada.

Ajudamos os candidatos de todo o Brasil a montar o dossiê de candidatura para estudos e bolsas na França e a conduzir os trâmites administrativos relativos à inscrição, além de propor cursos preparatórios intensivos ao TCF, DELF e DALF exigidos pelas universidades francesas.

 

Website | + posts

Seja o primeiro a saber

Assine nossa Newsletter

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

One Comment

  1. Sónia 4 de junho de 2018 at 18:19 - Reply

    Agradeço que me informem pf se eu estando no profissional ( não no general) posso concorrer a uma universidade francesa no curso de Cinema.

Leave A Comment

Website | + posts