Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

Saiba mais sobre as vantagens de aprender francês

Publicado em: 25 de junho de 2013
estudar na França

Falar apenas uma língua estrangeira, já não é mais diferencial na sociedade atual. Nesse cenário, o francês entra como uma das línguas complementares mais importantes. A língua francesa é falada por mais de 200 milhões de pessoas em cerca de cinquenta países nos cinco continentes. É a segunda língua mais ensinada no mundo e extremamente importante em algumas áreas do conhecimento, tais como direito, relações internacionais, gastronomia, artes, moda, etc.

Conhecer a língua francesa significa ter acesso, em versão original, aos textos mais importantes dessas áreas. A França é um dos maiores investidores estrangeiros no Brasil. Cerca de 600 empresas estrangeiras de língua francesa estão instaladas no país e, a cada ano, esse número aumenta, logo, falar francês facilita a entrada no mercado internacional do trabalho, pois essas empresas abrem as portas para quem já fala francês, seja para trabalhar em suas filiais do Brasil, seja para trabalhar no país de origem.

Em processos seletivos para ingressar em um mestrado ou em um doutorado, é fundamental que o candidato domine uma língua estrangeira e o francês está entre as mais requisitadas. Conhecer a língua francesa abre um mundo de diversidade cultural, pois é considerada a “língua da cultura”, seja no domínio da moda, da gastronomia, das artes, do teatro, do cinema, da literatura, da música e outras.

Quem fala francês também tem grandes oportunidades de estudos na França e a oportunidade de conhecer mais intimamente um dos países que mais atrai turistas no mundo. É possível aprender francês no Brasil em escolas de idiomas ou por meio de professores particulares; a vantagem é que quando você vai para a França, porém, é que pode-se aproveitar melhor a viagem e seu objetivo ao ir para lá.

Muito se discute sobre a eficácia do método de ensino semipresencial para aprender outra língua, mas renomadas universidades de todo o mundo utilizam essa ferramenta com sucesso, como a Universidade de São Paulo (USP), Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e Paris Sorbonne. Outra prova que confirma a eficiência dessa metodologia foi constatada em um estudo realizado em setembro de 2010 pelo Departamento de Educação dos Estados Unidos (U.S Department of Education), que compila resultados de dez anos de pesquisa, onde se constatou que  os recursos de aprendizagem on-line constituem uma maneira mais eficiente de aprender do que o ensino tradicional. Isso é animador para quem não tem muita disponibilidade de se deslocar a um instituto de ensino e possibilita que os estudos continuem mesmo fora da sala de aula.

Após concluir um curso de francês, é extremamente interessante fazer um teste de proficiência que comprove seu nível na língua. Em alguns casos, como para ingressar em uma universidade francesa; ingressar em um doutorado; dar aulas; é essencial comprovar nível avançado da língua.

Os principais exames de proficiência em francês são:

  • TCF (Teste de Conhecimento do Francês) e TCF-DAP (TCF para a Demande d’Admission Préalable).
  • Os diplomas DELF (Diploma de Estudos de Língua Francesa) e DALF (Diploma Aprofundado de Língua Francesa)

 

Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.

 

últimos artigos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *