4 Universidades francesas entre as 100 melhores da Europa! Saiba quais são elas!

Publicado em: 1 de abril de 2016

A revista Times Higher Education (THE), a partir de dados de sua última publicação anual, o Times Higher Education World University Rankings 2019, divulgou uma lista das 400 melhores universidades europeias. A França figura no topo deste ranking, juntamente com o Reino Unido, Alemanha e Bélgica, contando com quatro estabelecimentos entre os 100 melhores: Paris Sciences et Lettres, Sorbonne, l’École polytechnique et L’Université Paris Diderot.

Conheça um pouco mais sobre essas Universidades francesas!

A Paris Sciences et Lettres (PSL) é surpreendentemente jovem para todo o prestígio que já conquistou. Ela foi fundada em 2010, em Paris, e já está entre as 50 melhores universidades do mundo. Entre os nove membros que compõem o grupo, está a renomada École Normale Supérieure (ENS), fundada em Paris durante a Revolução Francesa (1794), que forma pesquisadores e professores universitários de alto nível em todas as áreas de conhecimento. A PSL é referência mundial em estudos de diversas áreas desde ciências e tecnologia até artes e linguística.

A Sorbonne Université, também em Paris, foi criada no primeiro de janeiro de 2018, a partir da fusão entre a tradicionalíssima Universidade Paris-Sorbonne, nascida no século XII e a Universidade Pierre et Marie Curie, gigante da Medicina. Seus principais eixos acadêmicos são a faculdade de Letras, a de Medicina e a de Ciências e Engenharia. Abrangendo mais de 55.000 estudantes, a universidade de Sorbonne é pública e coloca entre seus valores a liberdade, a diversidade, a criatividade, o rigor e a abertura.

A École Polytechnique, instituição de renome internacional na área de Engenharia, é uma instituição que alia ensino de qualidade e inovação com excelência científica e tecnológica. Sua formação promove uma cultura de forte dominância científica, complementada com uma grande tradição humanista. A escola forma engenheiros com o título de Ingénieur diplomé de l’École polytechnique (Engenheiro diplomado pela Escola Politécnica) e outorga também os títulos de mestre e doutor.

Université Paris Diderot, ou Paris 7, é uma dissidente da Universidade de Paris e homenageia o filósofo francês Denis Diderot. Localizada no coração de Paris, à beira do Sena, a instituição oferece formações pluridisciplinares de alta qualidade tanto na área de ciências, como na da medicina e das humanidades. Entre seus principais valores estão a igualidade entre homens e mulheres, uma formação democrática e acessível especialmente para pessoas com deficiências, e o desenvolvimento sustentável.

Oportunidades para brasileiros nas Universidades Francesas!

As Universidades francesas vem desenvolvendo relações de cooperação científica no mundo inteiro, com parcerias internacionais e recrutamento de pesquisadores estrangeiros de alto nível. Também, progressivamente têm aberto suas portas para estudantes internacionais interessados em estudar nas melhores universidades francesas e fazer da mobilidade acadêmica um propulsor na melhoria das capacidades linguísticas, abertura de espírito, capacidade de adaptação e comunicação. As oportunidades são inúmeras e abrangem diversas formações em inúmeras instituições, inclusive nas mais célebres e prestigiadas universidades.

Allons-y !

Interessado em pesquisas nas áreas científicas e estudos nas melhores universidades francesasO Curso de Francês Online – CFOL do IFESP oferece desde o Francês básico até o avançado em cursos preparatórios para exames de proficiência. Entre eles estão o Preparatório para o TCF, o Preparatório para o DELF B1 e o Preparatório para o DELF B2. No processo da candidatura o CFOL ainda te ajuda com um guia passo a passo dos estudos na França para te auxiliar desde o momento da candidatura até sua chegada na França! Confira nosso mini-guia gratuito sobre a estrutura das provas de proficiência e as datas de 2019:

4 comentários

1. Olá, irei me formar em Bacharel Ciência da Computação no final de julho/2017 e após essa data, receberei o diploma de 6 meses a 1 ano. Mas eu quero ir antes pra Paris. Eu serei reconhecido como bacharel apenas com uma declaração e histórico? abraços!

2. Boa tarde!
    Gostaria de saber quais os requisitos para um estrangeiro que pretende frequentar o curso de Mestrado na França no curso de Direito Público.

Por favor me enviem informações relativas a:
    1º Documentação necessária, alojamento e alimentação.
    2º Custo total do curso, duração do Curso, data de inscrição, tópicos do exame de admissão e outras informações relativas ao curso.