Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

Universidades Francesas em Paris

Publicado em: 9 de outubro de 2018

A região da França em destaque essa semana é a Île de France, região onde está localizada Paris! Foi falado aqui no Universidades Francesas em vários posts, como no post sobre a Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, sobre a excelência das universidades parisienses. Essa fama faz a cidade ser o destino número 1 dos estudantes estrangeiros. Se você é apaixonado pela cidade luz, fique atento nas 5 razões para estudar em Paris!

 

5 razões para estudar em Paris

 

1 As faculdades mais famosas da França estão em Paris

Paris 1

Todo mundo que sonha estudar na França provavelmente já ouviu falar da excelência das Universidades Francesas. Muitos que sonham em estudar no país cogitam fazer intercâmbio em Paris, por isso nós listamos algumas universidades parisienses para você:

Université Paris 1 – Panthéon-Sorbonne: quando se entra em Paris 1 é possível sentir que por lá passaram grandes nomes. A instituição oferece cursos nas áreas de direito, ciências políticas, economia, gestão, artes e ciências humanas. Paris 1 também acolhe 50 bibliotecas e centros de documentos especializados;

Université Paris 2 – Panthéon-Assas: É uma das melhores universidades direito da França e, segundo o site oficial da instituição, é também a primeira faculdade francesa de direito. Conseguir entrar no curso de direito na Paris 2 pode ser difícil, já que eles exigem um currículo excelente dos estudantes;

Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, possui 3 centro de formação e pesquisa: L’UFR Arts & Médias, L’UFR Langues; Littératures, Civilisations et Sociétés ÉtrangèresL’UFR Littérature, Linguistique, Didactique, sendo nesse último muito reconhecida pela sua unidade de formação e pesquisa em didática do Francês Língua Estrangeira (FLE). Além disso a universidade abriga uma Ecole, a Ecole Supérieure des Interprètes et des Traducteurs (ESIT) e um instituto, l’Institut des Hautes Etudes de l’Amérique latine (IHEAL);

Université Pierre et Marie Curie (UPMC), também conhecida como Université Paris 6, muito reconhecida na área de medicina, economia e finanças;

Science Po Paris: dentre as faculdades pagas a Science Po é a que mais se destaca. Ela é uma das escolas de ciências sociais e políticas mais respeitadas do mundo. A instituição seleciona seus alunos por meio da qualidade de seus dossiês, contudo ela mantem o compromisso de selecioná-los de acordo com a diversidade cultural, social e geográfica, por isso, reserva 30% das vagas para bolsistas.

 

2 Paris oferece diversão cultural para todos os gostos

Paris recebe muitas exposições, festivais de música e cinema, além de ter diferentes tipos bares, restaurantes, teatros e cinemas. São 1803 monumentos, 173 museus, 450 parques e jardins, 400 telas de cinema. É tanta coisa que fica impossível falar disso só em um post, por isso, se você quiser saber um pouco mais sobre a vida cultural em Paris, conheça o site O Melhor de Paris, lá eles te dão dicas de passeios, falam da gastronomia parisiense e até da moda da cidade.

3 Um dos melhores sistemas de transporte da França

O metrô de Paris é um dos mais antigos do mundo! Andar de metrô é uma experiência obrigatória para se viver na cidade. O metrô conta com diversas linhas, o que possibilita ir para qualquer lugar, já que, provavelmente,  sempre terá uma estação por perto. Para os estudantes, isso é um ponto muito positivo, pois mesmo que você não more perto da sua universidade, você conseguirá chegar ao seu destino só usando o metrô.

Além disso, com o Forfait Imagine R, estudantes de menos de 26 anos podem ir para qualquer região da Île-de-France pagando menos: 342 euros por ano.

 

4 Capital cosmopolita

Paris é a casa de milhares de estrangeiros que adotaram a cidade. Além da cultura francesa, é possível vivenciar várias partes do mundo em Paris. Para os brasileiros, por exemplo, há diversas opções de restaurantes brasileiros pra matar aquela saudade do nosso arroz com feijão.

5 facilidade em encontrar um trabalho

Para os estudantes e, principalmente, para os estudantes estrangeiros, trabalhar durante o intercâmbio acaba sendo uma boa opção para pagar os estudos na França. Uma das vantagens de Paris é a grande oferta de empregos. Por ser uma cidade muito grande, os estudantes acabam encontrando oportunidades variadas. A cidade acaba sendo uma grande vantagem também para aqueles que já acabaram a graduação (licence), pois as ofertas de trabalho continuam boas.

Porém, atenção, estudantes só podem trabalhar em tempo parcial, ou seja, até 60% do tempo anual legal de trabalho:  35 horas semanais durante 7 meses.

 

Está querendo estudar na França, mas não sabe por onde começar? O Curso de Francês Online – CFOL oferece uma orientação acadêmica para estudar na França, lá você tira todas as suas dúvidas e se prepara para sua viagem acadêmica na França.

 

Se você já está se inscrevendo a uma universidade Francesa e precisa de ajuda no processo seletivo o Curso de Francês Online – CFOL também tem um guia passo a passo dos estudos na França para te ajudar desde o momento da candidatura até sua chegada na França.

 

E aí ficou animado para estudar em Paris? Conta pra gente o porquê.

últimos artigos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *