Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

Universidades Francesas em Lyon e Saint Étienne

Publicado em: 2 de outubro de 2018

Já pensou em estudar em Lyon ou Saint Étienne? Começa hoje a série de artigos Regiões da França! Serão 13 artigos sobre as 13 regiões da França, toda terça-feira um novo lugar para conhecer aqui no site! Para acompanhar tudo, segue o Universidades Francesas nas redes sociais embarque com a gente nessa viagem para a França!

Além disso, toda quarta-feira terá post no O Melhor de Paris contando outras curiosidades sobre a região da semana!

A região da França em destaque essa semana é a de Auvergne-Rhône-Alpes, região que possui cidades estudantis reconhecidas internacionalmente como: Lyon e Saint Étienne. Cidades vizinhas e com histórias que conversam entre si. Se você está pensando em estudar em alguma dessas duas cidades, o Universidades Francesas preparou 3 razões para estudar em cada um delas, para te inspirar e te motivar a pensar no seu intercâmbio!

3 razões para estudar em Lyon:

Cidade de Lyon

1 . Universidades de excelência

Todo mundo pensa em Paris quando pensa nas melhores instituições da França, porém Lyon tem instituições muito bem classificadas e em todas as áreas de estudo. A Claude Bernard Lyon 1 é uma delas, em 2017 a universidade ficou entre as 300 melhores instituições mundiais. A École normale supérieure de Lyon é outra que também aparece nesse ranking.

Além disso, na área de humanidades Lyon tem a Université Lumière Lyon 2 e a Université Jean Moulin 3 que se destacam nas áreas de Ciências Humanas e Sociais. Já falamos de algumas dessas universidades em posts antigos aqui do blog. Como da École normale supérieure de Lyon e da Université Jean Moulin 3 . Vai lá dar uma olhada!

2. Lyon foi considerada uma das melhores cidades para estudantes na França!

Lyon é considerada a melhor cidade para os estudantes, não só porque tem grandes universidades, mas também porque a cidade oferece uma melhor qualidade de vida, quando comparada a outras grandes cidades francesas.

Lyon, não apenas oferece um custo de vida mais barato que atrai muitos estudantes, mas também possui uma vida cultural intensa, recebendo diversos festivais como: la Fête des lumières, les Nuits sonores, le Festival Lumière, les Nuits de Fourvière, les biennales de la danse et de l’art contemporain e Quais du polar. A cidade também tem diferentes museus como: Musée des Confluences, Musée des beaux-arts e o Musée Gadagne.

Musée des Confluences

Os estudantes lyonnais podem se beneficiar de um Pass Culturel que dá acesso a diferentes eventos culturais: música, cinema, dança, ópera, teatro e festival.

3. Qualidade do transporte público

Lyon ganha mais um ponto no quesito transporte público. A cidade oferece diversas opções de deslocamento: metrô, ônibus, tramway e até funicular. E o melhor é que os estudantes se beneficiam de uma redução na tarifa. O plano anual, por exemplo, sai em torno de 310 euros.*

Outra opção de transporte muito interessante e que é muito adotada pelos lyonnais é o velo’v, um sistema de aluguel de bicicletas que te permite retirá-las em um dos pontos de distribuição e devolvê-la o mais próximo de seu local de destino.

*Dados de setembro/2018

3 razões para estudar em Saint Étienne:

Centro da cidade de Saint Étienne

1. Universidades de exelência

Saint Étienne, assim como Lyon, também possui excelentes universidades. Uma das maiores universidades da cidade é a Université Jean Monnet que possui uma das melhores faculdades de letras e artes da França. Além das universidades, a cidade também tem grandes Écoles, como a École Nationale Supérieure des Mines de Saint-Étienne, uma herança do passado industrial da região e a École supérieure d’art et design Saint-Étienne, uma das melhores escolas de design da França, o que levou Saint Étienne a ser proclamada a cidade do design pela UNESCO em 2010.

2. Qualidade de vida

Uma vantagem de Saint Étienne em relação à Lyon é ser uma cidade pequena, sendo mais barato para se morar. Além disso, ela possui um transporte público de excelência, com ônibus e tramway que te permitem acessar todas as partes da cidade facilmente. Se você não quer depender do transporte público, a vantagem de Saint Étienne é que é possível fazer a maioria das coisas a pé ou de bicicleta.

3. Vida cultural

A vida cultural de Saint Étienne também é repleta de atividades. A cidade tem diferentes museus como a Cité du design e o Musée d’art moderne, voltados para o design contemporâneo de Saint Étienne. O Musée de la mine e o Musée d’Art et d’Industrie, que contam o passado industrial e a extração de carvão da época.

Musée de la mine

Outra vantagem interessante da cidade é o Saintépass, um site voltado para todos os estudantes Stephanois, em que é possível fazer sua inscrição gratuitamente e ter desconto em teatros, cinemas, shows, restaurantes e cursos.

 

Está querendo estudar na França, mas não sabe por onde começar? O Curso de Francês Online – CFOL oferece uma orientação acadêmica para intercâmbio na França, lá você tira todas as suas dúvidas e se prepara para sua viagem acadêmica na França.

 

Se você já está se inscrevendo a uma Universidade Francesa e precisa de ajuda no processo seletivo o Curso de Francês Online – CFOL também tem um curso preparatório com uma orientação completa sobre as universidades francesas e o processo de candidatura via Campus France Brasil.

 

E aí ficou animado para estudar em alguma dessas universidades? Comenta aqui qual das duas você escolheria e o porquê.

últimos artigos

1 comentário

  1. ola, me chamo bruno Mendes, sou brasileiro, estou em saint etienne em um intercambio cultural, sou professor de capoeira, é minha segunda vez aqui e me apaixonei pela cidade, goataria de saber se posso me increver em algum curso voltado na area de histiria, artes ou esporte. quero me capacitar e poder me expecializar um pouco mais por aqui, ainda nao falo muito o frances, mas estou de dedicando para isso.

    bonjour, je m’appelle bruno mendes, je suis brésilien, je suis à saint etienne dans un échange culturel, je suis professeur de capoeira, c’est la deuxième fois que je viens ici et je suis tombé amoureux de la ville, j’aimerais savoir si je peux m’inscrire à un cours axé sur l’histoire , arts ou sport. Je veux me qualifier et pouvoir me spécialiser un peu plus ici, je ne parle toujours pas beaucoup le français, mais je m’y consacre.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *