Universidades Francesas em Lyon e Saint Étienne

Publicado em: 2 de outubro de 2018

Já pensou em estudar em Lyon ou Saint Étienne? Começa hoje a série de artigos Regiões da França! Serão 13 artigos sobre as 13 regiões da França, toda terça-feira um novo lugar para conhecer aqui no site! Para acompanhar tudo, segue o Universidades Francesas nas redes sociais embarque com a gente nessa viagem para a França!

Além disso, toda quarta-feira terá post no O Melhor de Paris contando outras curiosidades sobre a região da semana!

A região da França em destaque essa semana é a de Auvergne-Rhône-Alpes, região que possui cidades estudantis reconhecidas internacionalmente como: Lyon e Saint Étienne. Cidades vizinhas e com histórias que conversam entre si. Se você está pensando em estudar em alguma dessas duas cidades, o Universidades Francesas preparou 3 razões para estudar em cada um delas, para te inspirar e te motivar a pensar no seu intercâmbio!

3 razões para estudar em Lyon:

Cidade de Lyon

1 . Universidades de excelência

Todo mundo pensa em Paris quando pensa nas melhores instituições da França, porém Lyon tem instituições muito bem classificadas e em todas as áreas de estudo. A Claude Bernard Lyon 1 é uma delas, em 2017 a universidade ficou entre as 300 melhores instituições mundiais. A École normale supérieure de Lyon é outra que também aparece nesse ranking.

Além disso, na área de humanidades Lyon tem a Université Lumière Lyon 2 e a Université Jean Moulin 3 que se destacam nas áreas de Ciências Humanas e Sociais. Já falamos de algumas dessas universidades em posts antigos aqui do blog. Como da École normale supérieure de Lyon e da Université Jean Moulin 3 . Vai lá dar uma olhada!

2. Lyon foi considerada uma das melhores cidades para estudantes na França!

Lyon é considerada a melhor cidade para os estudantes, não só porque tem grandes universidades, mas também porque a cidade oferece uma melhor qualidade de vida, quando comparada a outras grandes cidades francesas.

Lyon, não apenas oferece um custo de vida mais barato que atrai muitos estudantes, mas também possui uma vida cultural intensa, recebendo diversos festivais como: la Fête des lumières, les Nuits sonores, le Festival Lumière, les Nuits de Fourvière, les biennales de la danse et de l’art contemporain e Quais du polar. A cidade também tem diferentes museus como: Musée des Confluences, Musée des beaux-arts e o Musée Gadagne.

Musée des Confluences

Os estudantes lyonnais podem se beneficiar de um Pass Culturel que dá acesso a diferentes eventos culturais: música, cinema, dança, ópera, teatro e festival.

3. Qualidade do transporte público

Lyon ganha mais um ponto no quesito transporte público. A cidade oferece diversas opções de deslocamento: metrô, ônibus, tramway e até funicular. E o melhor é que os estudantes se beneficiam de uma redução na tarifa. O plano anual, por exemplo, sai em torno de 310 euros.*

Outra opção de transporte muito interessante e que é muito adotada pelos lyonnais é o velo’v, um sistema de aluguel de bicicletas que te permite retirá-las em um dos pontos de distribuição e devolvê-la o mais próximo de seu local de destino.

*Dados de setembro/2018

3 razões para estudar em Saint Étienne:

Centro da cidade de Saint Étienne

1. Universidades de exelência

Saint Étienne, assim como Lyon, também possui excelentes universidades. Uma das maiores universidades da cidade é a Université Jean Monnet que possui uma das melhores faculdades de letras e artes da França. Além das universidades, a cidade também tem grandes Écoles, como a École Nationale Supérieure des Mines de Saint-Étienne, uma herança do passado industrial da região e a École supérieure d’art et design Saint-Étienne, uma das melhores escolas de design da França, o que levou Saint Étienne a ser proclamada a cidade do design pela UNESCO em 2010.

2. Qualidade de vida

Uma vantagem de Saint Étienne em relação à Lyon é ser uma cidade pequena, sendo mais barato para se morar. Além disso, ela possui um transporte público de excelência, com ônibus e tramway que te permitem acessar todas as partes da cidade facilmente. Se você não quer depender do transporte público, a vantagem de Saint Étienne é que é possível fazer a maioria das coisas a pé ou de bicicleta.

3. Vida cultural

A vida cultural de Saint Étienne também é repleta de atividades. A cidade tem diferentes museus como a Cité du design e o Musée d’art moderne, voltados para o design contemporâneo de Saint Étienne. O Musée de la mine e o Musée d’Art et d’Industrie, que contam o passado industrial e a extração de carvão da época.

Musée de la mine

Outra vantagem interessante da cidade é o Saintépass, um site voltado para todos os estudantes Stephanois, em que é possível fazer sua inscrição gratuitamente e ter desconto em teatros, cinemas, shows, restaurantes e cursos.

Está querendo estudar na França, mas não sabe por onde começar? O Curso de Francês Online – CFOL oferece uma orientação acadêmica para intercâmbio na França, lá você tira todas as suas dúvidas e se prepara para sua viagem acadêmica na França.

Se você já está se inscrevendo a uma Universidade Francesa e precisa de ajuda no processo seletivo o Curso de Francês Online – CFOL também tem um guia passo a passo dos estudos na França para te ajudar desde o momento da candidatura até sua chegada na França.

E aí ficou animado para estudar em alguma dessas universidades? Comenta aqui qual das duas você escolheria e o porquê.