Universidades francesas em Bordeaux e Poitiers

Publicado em: 16 de outubro de 2018

Depois de ter falado das universidades em Lyon, Saint Etienne e em Paris, a nossa viagem pela França continua. Hoje vamos desembarcar em duas cidades famosas da região de Nouvelle-Aquitaine: Bordeaux e Poitiers.

3 razões para estudar em Bordeaux

1 Grandes Universidades

A cidade de Bordeaux é a casa de grandes universidades, como: L’Université de Bordeaux, Kedge Business School, L’Institut de journalisme Bordeaux Aquitaine, École nationale de la magistrature (ENM) e a École nationale supérieure d’architecture et de paysage de Bordeaux (ENSAPBX).

L’Université de Bordeaux: é o resultado da fusão entre Bordeaux 1, Bordeaux Segalen Montesquieu e Bordeaux IV. A Universidade possui 19 unidades de formação, 5 institutos, 35 cursos de graduação, 18 especialidade em DUT, 210 cursos de mestrado e 8 especialidades de doutorado. Se tudo isso não bastasse, a universidade ainda é associada à Sciences Po Bordeaux.

Kedge Business School: é uma instituição que se abre cada vez mais para trocas internacionais. São 12.000 estudantes, sendo 23% estudantes internacionais, além de ter 43% dos professores também estrangeiros. A escola tem 7 campis, sendo 4 na França e 3 no exterior: Suzhou, Shanghai et Dakar.

L’Institut de journalisme Bordeaux Aquitaine: possui mestrado profissional em jornalismo (saiba mais sobre mestrado profissional aqui) e é, inclusive, uma das 14 melhores escolas de jornalismo da França. As provas para seleção são difíceis, pois contam com 4 provas escritas e uma oral.

L’Ecole nationale de la magistrature (ENM): uma das melhores escolas de direito da França, situada ao lado do Tribunal de primeira instância e Tribunal de apelação. Uma vantagem oferecida pela ENM é que os alunos recebem uma remuneração ao longo do curso.

L’École nationale supérieure d’architecture et de paysage de Bordeaux (ENSAPBX): A escola propõe uma formação de 3 anos para o curso de arquitetura e de 4 anos para paisagismo, além de oferecer 3 mestrados. É uma das poucas escolas que oferece diploma D.P.L.G (diplôme d’architecte diplômé par le gouvernement), antigo diploma de arquitetura.

2 vida estudantil

A cidade de Bordeaux tem 87 800 estudantes! Razão suficiente para a cidade ter várias opções de vida estudantil.

La carte jeune: a cidade oferece essa carta para todos os estudantes menores de 26 anos. Com ela é possível se beneficiar de tarifas reduzidas para eventos esportivos e culturais.

Le quai des livres: para os apaixonados por livros essa é a dica essencial. Uma livraria de 300 m², com 80 000 livros novos e usados. Às vezes é possível achar livros por 1 euro! O endereço? 102, cours Victor Hugo.

As bibliotecas: a cidade possui 62 bibliotecas que os estudantes da cidade podem usufruir livremente através da Aquipass.

L’Opéra national de Bordeaux: também com a carta Aquipass, é possível obter 50% de desconto nos espetáculos.

Les Campulsations: festival estudantil que acontece todos os anos na cidade e recebe diversas bandas. O melhor de tudo, inteiramente gratuito.

3 O transporte

Transporte é sempre algo muito importante. A cidade de Bordeaux tem uma vantagem incrível:  os estudantes universitários com menos de 28 anos podem se inscrever para o Pass jeune, por 19,17 euros por mês durante um ano.

3 razões para estudar em Poitiers

1 A universidade de Poitiers

A Université de Poitiers é uma das universidades mais antigas do mundo. A instituição foi fundada, em 1431, pelo Papa Eugênio IV e Carlos VII. Université de Poitiers, depois da revolução francesa, parou de funcionar porque as universidades das províncias foram abolidas. Ela só reabriu suas portas em 1896.

A Instituição possui 15 campos de estudos: 8 departamentos de pesquisa, uma escola de engenharia e 6 institutos.

2 Vida estudantil

A cidade de Poitiers foi a primeira cidade de estudantes da França! Hoje 25% da sua população é de estudantes.

A vida cultural que a cidade reserva é ótima, todos os anos Poitiers recebe diferentes eventos de impacto nacional e internacional, entre eles o Festival de Filmes de Poitiers.

Além disso, a cidade possui uma plataforma que reúne os diferentes festivais da cidade: Poitiers Jeune.

Outro benefício é a Carte Culturel, com ela os estudantes podem se beneficiar dos eventos culturais da cidade.

Além de tudo, a universidade tem uma maison des étudiants, onde os alunos encontram espaço para estudar, para relaxar e conversar com os amigos.

3 Cidade internacional

A cidade de Poitiers valoriza muito a troca com outras cidades no mundo. Deste modo, ela tem parcerias com as cidades de: Marburg (Alemanha), Iasi (Romênia), Iaroslav (Rússia), Lafayette (Estados Unidos), Coimbra (Portugal), Northampton (Inglaterra) e Moundou (Chade).

Isso facilita o intercâmbio e a vinda de estudantes estrangeiros, transformando a cidade de Poitiers em um lugar para troca de culturas.

Está querendo estudar na França, mas não sabe por onde começar? O Curso de Francês Online (CFOL) oferece uma orientação acadêmica para você tirar todas as suas dúvidas e se prepara para sua viagem acadêmica na França.

Se você já está se inscrevendo em uma universidade Francesa e precisa de ajuda no processo seletivo o Curso de Francês Online (CFOL) também tem um guia passo a passo dos estudos na França para te ajudar desde o momento da candidatura até sua chegada na França.

E aí ficou animado para estudar em alguma dessas universidades? Comenta aqui qual das duas você escolheria e o porquê.