Universidades de Toulouse entre as melhores do mundo

Publicado em: 13 de novembro de 2018
universidades francesas Toulouse

Estamos passando por várias regiões da França para que você conheça opções de cidades estudantis no país e comece a planejar o seu intercâmbio! Já falamos sobre: Lyon, Saint Étienne, Paris, Bordeaux, Poitiers, Rennes, Nantes, Nice e agora Toulouse.

Toulouse é o quinto polo universitário da França, segundo pesquisa do Times Higher Education, feita em 2018 pela revista britânica. Entre as instituições avaliadas para essa pesquisa estão: Toulouse Business School e l’Enac. Ainda em outra pesquisa deste ano, a classificação de Xangai, divulgada em julho, classificou a Université Paul Sabatier entre as top 50 em 5 cursos: Télédétection, océanographie, sciences de la terre, sciences de l’atmosphère e mathématiques. Sabendo desse nível de excelências das universidades de Toulouse nós listamos algumas para você:

Universidades em Toulouse

Université Toulouse I Capitole: Conhecida por seus cursos na área de direito, economia e gestão. A universidade é a única no top 100 mundial da classificação Xangai em economics/business.

Université Toulouse II Jean Jaurès: criada em 1229, acolheu grandes nomes franceses como Michel Servet, Étienne Dolet, Michel de l’Hospital, Rabelais e Montaigne. Muito conhecida pelos seus cursos em artes, letras e ciências Humanas.

L’université Toulouse III Paul Sabatier: com 31 723 alunos e 5 áreas de formação e pesquisa: saúde, ciência, esporte, engenharia e tecnologias, a Université Paul Sabatier está entre as melhores da região. Um diferencial é que a instituição começou recentemente um projeto que prevê melhor acolher alunos com deficiência.

INSA Toulouse: Uma das grandes instituições da região. Segundo o site da faculdade alguns dos pontos fortes da instituição são: ensino plural e policompetente, com grandes professores-engenheiros no corpo docente, seleção de alunos destaques por meio dos dossiês, mais de 50 pesquisas de ponta nos 50 laboratórios de pesquisa do instituto e grande inserção no mercado de trabalho. Os alunos do INSA, um mês depois do término da faculdade conseguem se inserir no mercado de trabalho.

Toulouse Business School: Fundada em 1903 pela associação de comércio e indústria de Toulouse, a escola tinha como motivação inicial formar alunos competentes para trabalhar na comunidade local. 100% dos seus alunos têm experiência internacional e 24% dos estudantes da escola são estrangeiros. Quanto a classificação da escola? O site oficial da instituição tem todas as classificações atribuídas ao estabelecimento.

L’Enac (Ecole Nationale de l’Aviation Civile): a ENAC é referência na aeronáutica francesa e europeia. Possuindo mais de 3000 alunos e oferecendo 31 programas de formação diferentes.

Transporte e alojamento

Em relação ao transporte Toulouse oferece muitas opções: metrô, tram e ônibus. Qual a tarifa? Jovens com menos de 26 anos podem se beneficiar de uma tarifa reduzida, somente 10 euros por mês!

Em relação ao alojamento os estudantes podem sempre tentar vagas no CROUS, que tem melhores preços. Porém, o preço do aluguel em Toulouse, fica por volta de 300 euros.

Vida estudantil

Le “Trou”, para os aluno do INSA é o lugar onde os estudantes se encontram. Geralmente quinta feira é o dia oficial que todos os estudantes saírem. Os lugares mais frequentados são os bares da place Saint-Pierre ou da rue Gabriel-Péri.

A Université fédérale Toulouse Midi Pyrénée, tem uma seção em seu site institucional com várias informações sobre agenda cultural e eventos, maiores informações você encontra no Welcome desk.

Em relação a passeios culturais uma possibilidade legal oferecida pela cidade é a entrada gratuita em todos os museus da cidade, por meio da carta Muséelibre.

Está querendo estudar na França, mas não sabe por onde começar? Falar francês é o principal requisito para garantir a sua vaga. Aproveite os descontos da Black novembre do O Curso de Francês Online (CFOL), são descontos de até 70%! Para participar é muito fácil, basta se cadastrar e receber o seu desconto!

Se você já está se inscrevendo em uma universidade Francesa e precisa de ajuda no processo seletivo, o Curso de Francês Online (CFOL) também tem um guia passo a passo dos estudos na França. Eles te ajudam desde o momento da candidatura até sua chegada na França.