Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

Tudo que você não sabia sobre a Black Friday

Publicado em: 13 de novembro de 2019

A Black Friday é reconhecida como a maior data de descontos e promoções do comércio. A campanha agrada os consumidores que querem antecipar os presentes de natal, com ótimos preços sem o stress de filas e compras de última hora.

Hoje vamos contar a origem do termo Black Friday e como o evento chegou no Brasil.

SEXTA FEIRA SOMBRIA

Começamos no século XIX, quando as pessoas começaram a utilizar o termo “Black Friday” para se referirem a uma sexta-feira específica e atípica quando duas instituições financeiras, em plena corrida ao ouro, vieram à falência.

 

TRÂNSITO QUE VIROU FILA

Já na década de 60, na Filadélfia/EUA, começou a ser utilizada por policiais quando se referiam ao trânsito caótico do dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. Os lojistas destas rotas congestionadas rapidamente se apropriaram do termo e o associaram a descontos em seus produtos, aproveitando o fluxo de possíveis clientes.

Demais varejistas da região prestaram atenção ao sucesso deste movimento e tomaram para si o termo e a data, ajudando a concretizar uma tradição de compras neste dia.

 

AQUELA LIMPEZA DE FIM DE ANO

A Black Friday tal qual a conhecemos atualmente só ganhou força nos anos 90, ainda nos EUA e ainda referente ao mesmo dia. Para abrirem espaço no estoque para os produtos novos de Natal, os comerciantes instauraram grandes promoções e assim os produtos antigos tinham saída.

 

E NO BRASIL?

E aqui no Brasil, este movimento começou em 2011, quando a plataforma Busca Descontos abriu o portal BlackFriday.com.br. Durante esses 7 anos, a campanha cresceu e ganhou força, sempre batendo recorde de vendas. E, ao contrário dos EUA, o comércio online foi responsável pelo início nacional da Black Friday, migrando pouco a pouco para o comércio físico.

 

E na França, existe Black Friday? Confira neste artigo como funciona essa época por lá!

últimos artigos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *