Tudo que você não sabia sobre a Black Friday

Publicado em: 21 de novembro de 2017
black novembre

A Black Friday é reconhecida como a maior data de descontos e promoções do comércio. A campanha agrada os consumidores que querem antecipar os presentes de natal, com ótimos preços sem o stress de filas e compras de última hora.

Hoje vamos contar a origem do termo Black Friday e como o evento chegou no Brasil.

Sexta feira sombria

Começamos no século XIX, quando as pessoas começaram a utilizar o termo “Black Friday” para se referirem a uma sexta-feira específica e atípica quando duas instituições financeiras, em plena corrida ao ouro, vieram à falência.

Trânsito que virou fila

Já na década de 60, na Filadélfia/EUA, começou a ser utilizada por policiais quando se referiam ao trânsito caótico do dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. Os lojistas destas rotas congestionadas rapidamente se apropriaram do termo e o associaram a descontos em seus produtos, aproveitando o fluxo de possíveis clientes.

Demais varejistas da região prestaram atenção ao sucesso deste movimento e tomaram para si o termo e a data, ajudando a concretizar uma tradição de compras neste dia.

Aquela limpeza de fim de ano

A Black Friday tal qual a conhecemos atualmente só ganhou força nos anos 90, ainda nos EUA e ainda referente ao mesmo dia. Para abrirem espaço no estoque para os produtos novos de Natal, os comerciantes instauraram grandes promoções e assim os produtos antigos tinham saída.

E no Brasil?

E aqui no Brasil, este movimento começou em 2011, quando a plataforma Busca Descontos abriu o portal BlackFriday.com.br. Durante esses 7 anos, a campanha cresceu e ganhou força, sempre batendo recorde de vendas. E, ao contrário dos EUA, o comércio online foi responsável pelo inicio nacional da Black Friday, migrando pouco a pouco para o comércio físico.

E você, já conhece a Black Novembre? É a campanha do Grupo Ifesp e sua escola virtual Curso de Francês Online – CFOL que está oferecendo até 70% de desconto em seus cursos, durante todo o mês de novembro. É a sua chance de aprender um novo idioma com ótima metodologia, professores nativos e de maneira 100% online.

Entre aqui para garantir seu cupom de desconto agora.

Aproveite essa grande oportunidade e junte-se a nossa comunidade de 20 mil alunos e de 290 milhões de francófonos!