Trabalhe na ONU fazendo uma Pós-graduação na França!

Publicado em: 4 de agosto de 2015

Você estudou Direito ou Relações Internacionais e quer trabalhar em uma Organização Internacional como a ONU? Saiba como é possível, fazendo uma Pós-graduação na França voltada às carreiras de funcionário internacional.

Por que estudar na França para se tornar funcionário internacional?

São mais de 180 Organizações Internacionais no mundo, entre elas, a mais conhecida é a ONU na qual trabalham 60% dos funcionários internacionais da planeta.

Existem também muitas outras Organizações Internacionais importantes em todas as áreas como a União Europeia, a Organização dos Estados Americanos, o FMI, o Banco Mundial, a Organização Mundial da Saúde, a OTAN, a OCDE, a Agência Espacial Internacional, etc.

Dos 170.000 funcionários internacionais, 10% são franceses. Isso pode se explicar pelo fato de que o francês é a língua da Diplomacia e das Relações Internacionais: é uma das duas línguas de trabalho da ONU e é uma língua de trabalho em quase todas as Organizações Internacionais. Também, pode-se justificar por que a França oferece muitas opções de cursos nas suas Universidades e Escolas especificamente voltados à formação de funcionários internacionais.

Agora, é seu torno! Os brasileiros são sub-representados na ONU, por isso programas de recrutamento da ONU como o Programa Jovens Profissionais abrem todo ano vagas para brasileiros.

Onde estudar para trabalhar em uma Organização Internacional como a ONU?

Para quem estudou Direito, existem excelentes opções de Pós-graduação como:

• A Sorbonne Paris 1 oferece uma Pós-graduação em Direito Internacional Público e Organizações Internacionais, o que inclui a redação de uma dissertação.
  • Na Paris 2 Assas, existe uma Pós-graduação em Administração Internacional que inclui um estágio obrigatório em uma Organização Internacional. A Universidade ajuda os estudantes a obter este estágio.

Para quem estudou Relações Internacionais, existem prestigiadas formações nas Universidades e Escolas francesas como:

• As Pós-graduações em Política e Estratégia de Ação Pública Internacional: OI e ONG ou em Expertise Internacional da Universidade Lyon 3
  • A Pós-graduação em Cooperação Internacional e ONG da Paris 13
  • Na Sciences Po Lille, existe também uma Pós-graduação em Carreiras Europeias e Internacionais e a Sciences Po Grenoble oferece uma Pós-graduação em Políticas e Práticas das Organizações Internacionais.

Ingresse em uma Pós-graduação para trabalhar na ONU com ajuda do IFESP!

Você quer saber mais sobre o processo de candidatura e sobre outros cursos oferecidos na França que permitem trabalhar em Organizações Internacionais? O IFESP te ajuda!

Pós-graduação frança trabalhar ONUPós-graduação frança trabalhar ONUPós-graduação frança trabalhar ONU