Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

Diploma de Francês: DELF e DALF de novembro

Publicado em: 13 de setembro de 2018

O DELF (Diploma de Estudos em Língua Francesa) e o DALF (Diploma Avançado em Língua Francesa) são diplomas oficiais de francês, emitidos pelo Ministério da Educação da França, com reconhecimento internacional. Para os que desejam estudar na França, é preciso comprovar a fluência na língua francesa com o DELF/DALF ou com o TCF-TP. As candidaturas para ingressar no ensino superior na França 2019/2020 abrirão no final de 2018. A última sessão do DELF/DALF ocorrerá em novembro deste ano e essa é a última prova que será aceita para o próximo processo de candidatura.

A maioria das Universidades Francesas exige, no mínimo, o nível Intermediário 2 – B2 (CECR), mas o nível de francês exigido pode variar para cada universidade, por isso recomendamos que antes de se planejar para o DELF/DALF, o aluno mande um e-mail para a universidade e saiba qual o nível de francês ele terá que comprovar na sua candidatura.

Se você quiser intensificar seus estudos, os preparatórios DELF/DALF do Curso de Francês Online (CFOL) podem te ajudar. No CFOL, você encontra o curso Prepa DELF – para aqueles que prestarão B1 ou B2 – e o Prepa DALF – para os que prestarão C1 ou C2.

Lá você encontra: Aulas interativas com instrutores nativos, laboratório de pronúncia e dicionário, tutor nativo online para tirar dúvidas e corrigir redações e mais de 1000 exercícios disponíveis.

 

Dicas para estudar no dia a dia

 

Enquanto isso, nós te ajudamos com algumas dicas de estudo para o DELF/DALF que podem ser inseridas no seu dia a dia:

1 Procure ouvir e ler mais em francês

Aproveite seu tempo livre para assistir um filme em francês, ouvir músicas francesas e assistir a youtubers franceses. Essa dica é muito importante porque ela possibilita uma maior imersão na língua. Não sabe por onde começar?

  • Na Radio France, por exemplo, você pode encontrar infinidades de notícias atuais. No site, você escolhe se quer ouvir a France Culture, France Inter, France Humour ou France Musique.
  • No canal do youtube do IFESP, você encontra várias dicas de filmes, músicas e livros, além de dicas para melhorar sua pronúncia, expressões e vocabulário.
  • No canal L’Antisèche, você encontra revisões sobre assuntos abordados no Bac e no Brevet, com muitos vídeos sobre dúvidas de ortografia e dicas para estudos.

Ouvir nativos falando te ajudará tanto na compreensão oral da prova, quanto na pronúncia, durante a produção oral. Além disso, essa prática te ajuda a conhecer um pouco mais da cultura e da língua francesa.

Porém, não é só escutando francês que você vai praticar para todas as competências exigidas pelo DELF/DALF! Outra dica legal é ler mais em francês, seja um jornal francês que você goste ou um livro. Essa prática vai te ajudar a treinar para a compreensão escrita, além de gerar possíveis temas para enriquecer a sua argumentação na hora da produção oral. Uma opção de jornal francês é o Le Monde.

 

2 Organize sua agenda

 

Depois de todas essas dicas também é importante que você se organize na hora de estudar. Por isso, tente estudar 30 minutos todos os dias. O estudo diário estimula o cérebro, não te deixa acumular matéria, além de propiciar uma maior imersão no francês. No blog do CFOL, eles falam um pouco mais como ter maior produtividade nos estudos, vai lá dar uma conferida e garanta que no dia da prova você dará o seu melhor!

 

Está tentando um intercâmbio na França? O Universidades Francesas preparou um artigo te explicando o passo a passo desse processo.

Além disso, se você tem dúvidas de como planejar o seu dossiê para enviá-lo a uma Universidade Francesa, conheça o Guia Passo a Passo do IFESP. Desenvolva o melhor dossiê e potencialize suas chances de entrar na universidade dos seus sonhos.

 

últimos artigos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *