Estudar Filosofia na França

Publicado em: 29 de maio de 2014
universidade em filosofia na França

A Universidade de São Paulo foi criada pelo impulso de professores franceses e o departamento de filosofia não foi muito diferente. A filosofia francesa teve uma imensa influência na filosofia brasileira e grandes nomes tais como Michel Foucault e Gilles Deleuze estiveram no Brasil e até mesmo redigiram e apresentaram trabalhos aqui.

Diante de tal herança, realizar estudos nessa disciplina nos dois países, seja através de um intercâmbio acadêmico ou ainda de uma candidatura individual, e realizar parte de sua formação em uma universidade francesa é um projeto realizável.
Veja como!

Os estudos de Filosofia na França são divididos em 3 partes, cada uma sendo reconhecida pela obtenção de um diploma.

Os estudos de Filosofia?

• Os três primeiros anos são chamados Licence (Graduação)
  • O quarto e o quinto ano são de Master Professionnel (especialização) ou de Master Recherche (Mestrado)
  • Os três próximos anos são de Doctorat (Doutorado).

Por que estudar Filosofia na França?

A França é mundialmente reconhecida pela qualidade da sua metodologia de ensino. As formações em Ciências Sociais, como é o caso de Filosofia, permitem adquirir capacidades de análise, leitura e habilidades nas expressões orais e escritas.

Curso de qualidade, a Filosofia pode lhe abrir portas em outras áreas novas que estão sendo desenvolvidas como o Master Pro (especialização) em desenvolvimento sustentável, proposto pela Universidade Paris Dauphine.

Todos os alunos que cursarem um Master Recherche podem se dirigir para o ensino e seguir uma carreira acadêmica. Seguir rumo a um Doutorado é claro mais indicado para trabalhar numa universidade pública.

Como estudar Filosofia numa Universidade francesa?

Primeiro caso: ingressar na graduação em Filosofia na França

1. Prestar o vestibular em uma universidade brasileira na área
  2. Passar no TCF DAP
  3. Montar um dossiê de candidatura adequado*

*As etapas mencionadas podem ser realizadas simultaneamente para um projeto de objetivos imediatos.

Segundo caso: Ingressar na Pós-graduação em uma Universidade francesa

1. Possuir uma Graduação em uma universidade brasileira na área
  2. Passar no TCF
  3. Montar um dossiê de candidatura adequado*

Algumas universidades francesas e cursos de Pós-graduação oferecidos?

• Master professionnel « Ciências Humanas e Sociais em Filosofia, especialização em Ética aplicada, Responsabilidade ambiental e social » na Universidade Paris 1 Panthéon Sorbonne
  • Master recherche « Ciências Humanas e Sociais em Filosofia e Sociologia, especialização em História da Filosofia, Metafísica, Fenomenologia », na Universidade Paris 4 Sorbonne.
  • Master recherche « Ciências Humanas e Sociais em Filosofia, especialização em Epistemologia e Filosofia Analítica »

Para demais informações, agende já sua orientação acadêmica conosco para montar seu calendário de estudos da língua francesa e montar seu dossiê de candidatura para estudar filosofia numa universidade francesa!