Sciences Po – uma das mais respeitadas do mundo em ciências humanas, sociais e políticas
Publicado em: 31 de julho de 2017
A Sciences Po Paris é o mais conhecido Institut d’Études Politiques da França e uma das mais respeitadas escolas de ciência sociais e políticas do mundo.
O instituto ao todo possui sete campi, e o mais tradicional encontra-se no coração de Paris. A escola já formou diversos líderes conhecidos do setor público e privado, tais como François Hollande, o escritor Marcel Proust e o designer Christian Dior.
A Sciences Po oferece formações nas áreas ligadas às ciências humanas, sociais e políticas para estudantes e também para profissionais que já têm experiência no mercado de trabalho. Estudantes franceses e internacionais podem se candidatar a programas de graduação, pós, doutorado e também a cursos de verão e MOOCs (cursos online). O instituto reúne 13.000 estudantes e 47% deles são de origem estrangeira.
Bolsas
Para o ingresso de alunos existe uma análise minuciosa da excelência do dossiê de candidatura. O instituto destaca, entretanto, que mantém um compromisso sério ligado às diversidades intelectual, geográfica e social. Quase 30% dos estudantes são bolsistas.
Existem programas de financiamento destinados a estudantes de diversas partes do mundo, inclusive da América Latina.
Para mais informações sobre a Sciences Po, consulte os seguintes links:
- Site sobre as formações (em inglês)
- Site sobre bolsas (em inglês)
- Site da instituição (em francês)
- Vídeo sobre a Sciences Po (em inglês)
- Depoimento de uma estudante brasileira (em português)
Institut d’Études Politiques (IEP)
No total, a França possui dez IEPs. O procedimento de candidatura varia de acordo com o instituto escolhido. Sete deles (de Aix-en-Provence, Lille, Lyon, Rennes, Saint-Germain-en-Laye, Strasbourg e Toulouse) se associaram para propor apenas um concurso para entrada no primeiro e no segundo anos.
Os estudos nas IEPs duram cinco anos e são divididos em dois ciclos. O primeiro ciclo dura três anos e é multidisciplinar, com matérias ligadas às ciências humanas e sociais. O segundo ciclo é reconhecido como master e é voltado à especialização.
Mas não pense que quem se forma nos IEPs pode atuar somente em funções governamentais. Uma pesquisa realizada em 2015 pela Onisep (escritório do governo francês para informação sobre o ensino e as profissões) mostrou que 73% dos diplomados na Sciences Po Paris trabalhavam no setor privado, 7,6% em organizações internacionais ou instituições europeias e 18,4% no serviço público nacional.
Alguns IEPs expandiram a gama de cursos e, atualmente, também oferecem diplomas de jornalismo e comunicação, marketing e publicidade, finanças, auditoria e gestão, entre outros.
Fonte: Campus France
CFOL do Grupo IFESP: O Francês para você se destacar!
Preencha o formulário abaixo e experimente 7 dias grátis: