Saiba tudo sobre o carnaval na França!

Publicado em: 12 de janeiro de 2015
o carnaval na França apresenta tradições e especificidades que vale a pena descobrir!

O carnaval é uma tradição antiga na França e na Europa de maneira geral. A sua versão atual tem origens na tradição cristã.

A origem do carnaval

Em sua origem, o carnaval era uma festa que antecedia a Quaresma na qual os cristãos comiam muita carne e comidas pesadas, pois durante o período Quaresmal esses tipos de alimentos não eram consumidos. Era também um evento onde as pessoas podiam se fantasiar e assim inverter a tradicional hierarquia social e ridicularizar os ricos.

Hoje em dia, o carnaval é celebrado em várias cidades francesas. E mesmo que o carnaval francês seja bem menor do que o seu alter ego brasileiro, ele apresenta tradições e especificidades que vale a pena descobrir!

O carnaval de Nice

Considerado o maior carnaval francês, é conhecido no mundo inteiro e acontece na cidade de Nice, localizada no Sudeste da França. É realizado do meio de fevereiro ao início de março. Reúne mais de 1,2 milhões de participantes e tem a cada ano um tema específico.

Durante duas semanas, músicos e dançarinos tocam e dançam fantasiados em cima de trios elétricos.  Durante esta festividade, acontecem as chamadas “batalhas de flores” nas quais os participantes do carnaval jogam uma chuva de flores em cima dos espectadores.

O carnaval termina com o desfile na Praça de Masséna, no centro de Nice, onde todos os trios elétricos se juntam para um final impressionante!

Informações práticas: O Carnaval de Nice para o ano 2015 acontecerá entre o dia 13 de fevereiro até 01 de março e terá como tema “O rei da Música”.

O carnaval de Dunkerque

Situada no Norte francês, a cidade de Dunkerque é considerada um centro da cultura “Ch’tis” típica da região norte da França e imortalizada no famoso filme francês “Bienvenue chez les Ch’tis”.

O carnaval dessa cidade apresenta várias tradições que podem surpreender o visitante. Assim, em vez de trios elétricos, os participantes usam roupas de soldados ou pescadores e tocam as tradicionais baterias, desfilando ao lado de “gigantes” que são pessoas ou até carros fantasiados e que representam personagens tradicionais da região. Esses personagens, inspirados na história da cidade, nas lendas escandinavas ou ainda na ocupação da região pelos espanhóis durante o século XVI, fizeram com que, este carnaval tivesse a reputação de ser um dos mais loucos do país.

Quando os participantes chegam à prefeitura, é de praxe que o prefeito jogue arenques na multidão, um gesto que simboliza a importância da pescaria através dos tempos no desenvolvimento da cidade.

O carnaval nesta cidade geralmente acontece entre fevereiro e março. Como é realizado em uma região fora dos circuitos clássicos do turismo na França, é uma boa oportunidade para descobrir uma parte do país que possui uma cultura única e muito original.

O carnaval das duas margens de Bordeaux

A cidade de Bordeaux é mundialmente conhecida pelos seus vinhos, mas você sabia que lá também tem carnaval? A edição 2015 do evento acontecerá no dia 28 de fevereiro, mas os preparativos geralmente começam vários meses antes dessa festa.

O carnaval de Bordeaux atrai mais de 40.000 pessoas por ano e consiste em trios elétricos com músicos e vários tipos de artistas de rua desfilando pela cidade toda. A cada ano, um país é escolhido como tema do carnaval. O objetivo é a descoberta da música, culinária e artes de outro país. Em 2014, a Turquia foi a escolhida.

O carnaval nas ilhas de Guadalupe e Martinica

Essas duas ilhas caribenhas francesas têm um carnaval muito popular considerado um dos eventos mais importantes do ano, rico em influências e tradições africanas misturadas com a cultura europeia.

Essa festa de carnaval dura do início de janeiro até o início de março e há desfiles nas ruas quase todos os dias. Há vários blocos fantasiados que tocam instrumentos tradicionais de origem africana. Você poderá, por exemplo, desfilar de manhã de pijama, participar de concursos de música, bailes tradicionais ou até casamentos burlescos! Nada melhor para quem quer achar a alma gêmea durante o período de carnaval.

A comemoração atinge seu apogeu durante os três dias que precedem a “Terça Gorda” quando a figura do rei do Carnaval, chamado de “Vaval”, é queimada simbolizando assim o final desta festividade. Geralmente Vaval representa uma personalidade política ou uma figura específica da sociedade, mantendo o papel tradicional do carnaval e também seu caráter de contestação política.

Aprenda francês com a gente!

Você conhece a escola virtual de francês do IFESP? O Curso de Francês Online (CFOL) tem curso para todos os níveis de francês e para todos os objetivos: estudos, trabalho e porque gosta!