Bordeaux: o destino perfeito para quem quer se especializar em vinhos

Publicado em: 9 de setembro de 2020

Apreciadores originários dos mais diversos países hão de concordar: não há nada como um bom vinho francês!

A França, nação mais tradicional no ramo da produção vinícola – e, inclusive, grande consumidora da elegante bebida à base de uva fermentada -, é a principal referência dentro do chamado mundo do vinho, fabricando e vendendo produtos de qualidade, conhecidos e festejados nos seis continentes.

Na extensão do território francês, existem inúmeras zonas produtoras renomadas, mas nenhuma delas se compara à região de Bordeaux – a maior, mais importante e mais prestigiada! Especializada sobretudo nas uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, Bordéus, no sudoeste da França, produz alguns dos melhores vinhos tintos de todo o mundo.

O que poucas pessoas sabem, porém, é que a referida cidade também atua significativamente na formação de novos profissionais para integrar o mercado do vinho, em seus mais diversos estratos. Para aqueles que desejam se aprofundar nos estudos da Enologia, a ciência do vinho, ou, quem sabe, se especializar enquanto sommelier, Bordeaux é o destino perfeito!

Quer se tornar enólogo? Quer virar um expert em vinhos? Conheça, a seguir, dois polos formativos que figuram entre os de maior excelência da França!

1. Institut des Sciences de la vigne et du vin

Ligado à célebre Université de Bordeaux e fundido à École d’oenologie de Bordeaux, o ISVV se dedica exclusivamente à pesquisa enológica, ao desenvolvimento de tecnologias para a viticultura e ao treinamento dos profissionais do vinho.

O instituto oferece vários cursos, que vão de bacharelados a mestrados, mas o principal deles é o DNO, que, entre aulas e estágios, dura dois anos e certifica com o Diplôme National d’OEnologue.

Com um programa que engloba disciplinas como “Composition et évolution du vin” (“Composição e evolução do vinho”), “Micro-organismes et fermentations” (“Micro-organismos e fermentações”) e “Pratiques oenologiques” (“Práticas enológicas”), o curso desenvolve diversificados conhecimentos e inúmeras habilidades.

Pode-se dizer, assim, que o ISVV prepara suas centenas de estudantes para estabelecer vinícolas; supervisionar o processo de vinificação, seleção, maturação, armazenamento, envelhecimento e engarrafamento; fazer o controle de qualidade dos produtos; lidar com questões mercadológicas e jurídicas; entre muitas e muitas outras coisas.

Mas, vale atentar: uma vez que estamos falando de uma formação que visa à especialização, para se matricular, o candidato deve ser bacharel em ciências biológicas, químicas, bioquímicas, agrônomas ou em áreas correlatas.

2. CAFA Wine School

Fundada em 1986, a CAFA é uma escola famosa por acolher apaixonados por vinhos vindos das mais diversas nações, treinando-os em técnicas de degustação e de vinificação e transformando-os em sommeliers, importadores, distribuidores, restauradores e comerciantes competentes.

As formações oferecidas são de alta qualidade e envolvem as mais variadas facetas do mercado – há até mesmo um bacharelado em Merchandising e Gestão Comercial de vinhos e destilados! Não é incrível?

Mas o curso mais famoso do instituto é aquele que, ao final de dez meses, dá o título profissional de Conseiller en Sommellerie aos estudantes, que se tornam capacitados consultores de vinho.

Estuda-se, entre outras coisas, os vinhedos franceses e os vinhedos estrangeiros, a harmonização, os fundamentos da Enologia, as leis e a indústria dos vinhos, a gestão das adegas, as técnicas de marketing e de comercialização… Enfim, o currículo é bem completo! E o mais legal: para além das aulas, prevê-se ainda um estágio prático de pelo menos seis semanas!

Não te deu vontade de ir para Bordeaux agora? Essa é, com certeza, a sua chance de se tornar um profissional excepcional no ramo dos vinhos! Agora que você já sabe onde estudar, se prepare para viver uma experiência incrível em uma das principais cidades da França!

Agora que você já sabe tudo que precisa para escolher o melhor curso em Bordeaux, não deixe de ler nosso artigo com as dicas iniciais para um estudante na França. Confira!