Onde estudar Psicologia e Psicanálise na França

Publicado em: 26 de agosto de 2020

Para quem sonha em estudar fora, cursando graduação ou pós-graduação em Psicologia e Psicanálise, a França está entre as melhores opções de destino! Pátria de importantes teóricos, tais como Ribot e Lacan, o país possui uma longa tradição no que se refere ao estudo dos processos psíquicos humanos.

Em consequência disso, muitas universidades francesas se destacam nas áreas em questão, oferecendo cursos que garantem uma formação completa e de alta qualidade. Quer saber em que instituição estudar? Continue esta leitura.

Onde estudar?

1. Université Paris Diderot – Paris VII

Com um programa que privilegia o estudo da psicanálise e das psicopatologias, a Université Paris VII oferta licence e master.

No nível da graduação, há disciplinas que cobrem assuntos como estatística, sociologia, antropologia e neurociência. Já no que diz respeito à pós-graduação, destacam-se correntes temáticas como “Sexualidade e trauma”, “Psicanálise do corpo e da cultura” e “Psicopatologia, fenomenologia, criminalidade”.

2. Université Vincennes Saint-Denis – Paris VIII

Os pilares curriculares da licence são a neuropsicologia, a psicologia clínica, a psicologia social, a psicologia do desenvolvimento, a psicologia ergonômica e a psicologia cognitiva.

Existem possibilidades de masters em todos os já referidos campos. Além disso, na pós-graduação, há ainda um departamento inteiramente focado na Psicanálise.

3. Aix-Marseille Université

Localizada em Provença, a Aix-Marseille Université é uma das principais universidades francesas fora de Paris. Sua licence cobre áreas como psicologia clínica, psicologia do desenvolvimento, psicologia social, psicologia cognitiva, psicologia diferencial, psicofisiologia e neuropsicologia. Além disso, o graduando também estuda biologia, fisiologia, neurociência e estatística.

Quanto aos masters, “Psicanálise e psicopatologia clínica”, “Psicologia social da comunicação e marketing” e “Psicologia e neuropsicologia dos distúrbios cognitivos” são algumas das possíveis linhas de estudo.

Ainda vale citar, por exemplo, a Université de Bordeaux, a Université de Lyon II e a Université de Grenoble II, as quais também oferecem cursos excelentes.

É preciso entender que…

…na França, todos que ambicionam o título de psicólogo devem estudar, no mínimo, cinco anos. É preciso cursar uma licence (curso de três anos, equivalente à graduação) e um master (curso de dois anos, equivalente ao mestrado)!

No entanto, muitos estudantes internacionais já graduados em outros países também têm optado por universidades francesas para a continuidade de seus estudos, ingressando em programas de pós-graduação.

E você, pretende se tornar um psicólogo? Está em busca de uma especialização?

Para quem deseja investir em boa formação acadêmica e, dessa maneira, enriquecer o currículo profissional, a França é o destino certo!