janeiro 12, 2015

Saiba tudo sobre as equivalências de diplomas entre a França e o Brasil

O sistema universitário francês é diferente do brasileiro e, portanto, iremos explicar brevemente o que você deve saber para não ter problemas na hora de escolher sua formação em uma universidade francesa.

O sistema LMD

O sistema L(Licence = Graduação) M (Master = Especialização/ Mestrado) D (Doctorat = Doutorado) é o resultado de um acordo europeu com intuito de facilitar as equivalências entre os diplomas das universidades europeias.

Licence X Graduação

A Graduação na França se chama Licence. Esta tem duração de 3 anos e ao final dela se pode ingressar em um Master.

Por ter duração de 3 anos, o aluno que desejar retornar ao Brasil após a Licence, deverá complementar seus estudos realizando o 4° e/ ou 5° ano conforme exigido pelas universidades brasileiras.

Master X Especialização/Mestrado

Na França, o quarto e o quinto ano de faculdade é chamado de Master. O primeiro ano, chamado M1, é equivalente ao quarto e quinto ano da Graduação no Brasil. Isso dá chance ao aluno brasileiro que possuir uma graduação de 4/5 anos, de se candidatar diretamente ao segundo ano do Master, ou seja, ao M2.

OBS: Na hora de escolher o M2, o aluno deverá escolher se deseja cursar um Mestrado (Master Recherche) ou uma Especialização (Master Professionnel). Ambos Masters são reconhecidos no Brasil!

OBS 2: Quem deseja dar continuidade aos seus estudos cursando um Doutorado ou deseja lecionar, deverá escolher o Master Recherche. Ele é, como o Mestrado no Brasil, sua chave para um futuro profissional de palestrante, pesquisador ou docente.

OBS 3: Não há concurso para ingressar na maior parte dos Masters.

Doctorat X Doutourado

Na França, o Doutorado é realizado em 3 anos. Para ingressar nele é necessário apresentar um diploma de Master recherche ou de Mestrado, além de um currículo comprovando um alto nível de desenvolvimento acadêmico.

OBS: Não há concurso para ingressar na maior parte dos Doutorados.

Post-Doctorat X Pós-Doc

Ao final do Doctorat ou pelo menos com o título de Doutor, é possível concorrer para ingressar em um programa de Pós-Doc.

Planeja estudar na França?

Fique por dentro de dicas valiosas para quem vai estudar na França pela primeira vez.

Para saber mais sobre os exames de proficiência em francês

Os principais diplomas de francês são o DELF (Diplôme d’études en langue française), o DALF (Diplôme approfondi de langue française) e o teste TCF (Test de connaissance du français). Para saber mais sobre essas provas, o  Curso de Francês Online preparou um artigo sobre as diferenças entre esses diplomas de proficiência.

Seja o primeiro a saber

Assine nossa Newsletter

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

55 Comments

  1. jessica lacrimanti 2 de janeiro de 2014 at 18:37 - Reply

    qual a equivalencia do diploma de tecnologia de 2 anos no brasil para a França?

    • arle5ar 26 de abril de 2014 at 19:17 - Reply

      Oi Jessica,

      Aqui na Europa este tipo de diploma “universitario” emitido no Brasil nao eh reconhecido em lugar algum

      • Bianca 13 de maio de 2014 at 13:19 - Reply

        Quer dizer que o curso de Gestão Tecnológico não tem validade ? e o BTS e o DUT são o que?

        • Pauline 21 de maio de 2014 at 13:34 - Reply

          Olá Bia! O DUT (Diplôme universitaire de technologie) pode dar acesso à universidade. Como no caso do BTS há passarelas para a universidade. É necessário comparar as grades curriculares com um curso tecnológico aqui para ter uma idéia da possibilidade de revalidação.

  2. Alessandra Maciel 27 de fevereiro de 2014 at 17:44 - Reply

    Estou morando na França e tenho 4 anos cursados de enfermagem, como faço para aproveitar meus estudos aqui?

    • pauline 17 de março de 2014 at 20:19 - Reply

      Olá, teria que entrar num processo de validação dos seus créditos diretamente com a universidade na França.

      • Marina Sousa 11 de maio de 2014 at 13:07 - Reply

        O meu caso é o mesmo da Alessandra. Preciso de orientação! Obrigada

  3. Ana Judite de Oliveira Medeiros 9 de dezembro de 2014 at 23:02 - Reply

    Eu já tenho Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, este é reconhecido para ingressar no doutorado Ciências Sociais na França?

  4. Lucca Tatoni 2 de julho de 2015 at 13:24 - Reply

    Olá,
    vou ter uma formação de Bacharelado em Administração de Empresas pela USP (curso de 5 anos).
    Qual seria o equivalente no modelo francês? seria equivalente ao master?

    Obrigado
    Lucca

    • Alexandra Agostino 16 de julho de 2015 at 17:49 - Reply

      Olá Lucca,

      Depende de para qual efeito, você pretende usar essa formação. Se for para estudar na França, com um Bacharelado no Brasil, você vai poder ingressar diretamente no segundo ano da nossa pós-graduação (Master 2), se for para revalidar mesmo o diploma, pode ser que equivale só a un Master 1 (primeiro ano da pós-graduação) por conta da carga horária menor no Brasil (que na França, os estudos são de tempo integral) e dependo também do conteúdo do curso (disciplinas cursadas, etc).

  5. Robson 15 de agosto de 2016 at 23:02 - Reply

    Olá, tenho um diploma de Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas pela USP. Qual o equivalente no sistema francês? Pretendo exercer minha profissão de Químico numa empresa francesa. Tenho cidadania européia.

  6. Robson 15 de agosto de 2016 at 23:03 - Reply

    Olá, tenho um diploma de Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas pela USP. Qual o equivalente no sistema francês? Pretendo exercer minha profissão de Químico na França. Tenho cidadania européia.

    • Denise Castan 10 de outubro de 2016 at 13:31 - Reply

      Olá Robson, um bacharelado no Brasil, equivale ao Master 1 na França. O que quer dizer que você consegue ingressar diretamente no último ano do mestrado deles (Master 2). Caso queira mais informações personalizadas para o seu perfil, aconselho que agende uma orientação acadêmica conosco.

  7. Ricardo 24 de agosto de 2016 at 5:33 - Reply

    Olá, bom dia.
    Sou tecnólogo em Gestão de Turismo, qual a equivalência desse diploma na França?

    • Denise Castan 10 de outubro de 2016 at 13:29 - Reply

      Olá Ricardo, os tecnólogos no Brasil (de dois anos) equivalem ao Licence 2 na França. Você então consegue ingressar diretamente no último ano da graduação (Licence 3). Caso você queira mais informações personalizadas para o seu perfil, aconselho que agende uma orientação acadêmica conosco, assim poderemos te auxiliar da melhor forma possível.

  8. Mariana 31 de dezembro de 2016 at 10:36 - Reply

    Existem mestrados na Europa que são de 1 ou 2 anos. O de 1 seria esse master professionnel? Para validar aqui, isso daria equivalência como uma pós-graduação latu sensu?

    • Náthalia Matsutani 3 de janeiro de 2017 at 15:43 - Reply

      Olá, Mariana, o mestrado completo na França é de 2 anos: Master 1 (geral) e Master (professionnel ou recherche). O Master 2 professionnel equivale a uma pós-graduação lato sensu e o Master 2 recherche equivale ao metrado ou pós-graduação stricto sensu. Para mais informações recomendamos nosso serviço de orientação acadêmica: http://www.passaporteparafranca.com.br/book-online

  9. Andreia 31 de maio de 2017 at 8:05 - Reply

    Acho que isso depende do curso. Eu tenho diploma de bacharel em Secretatiado Executivo, pela UFBA e a equivalência na França é de um BTS ou DUT = bac + 2.’Para fazer o Master 1 é necessário, no mínimo o Bac + 3. O meu mal foi ter interrompido a especialização em Gest de RH quando decidi vir estudar aqui, pois era um curso de 2 anos q poderia me dar um bac 3 ou bac 4

  10. Daniela 2 de junho de 2017 at 11:16 - Reply

    Ola.
    Sou formada em psicologia, com especializacao em psicologia hospitalar. Acabo de saber que meu diploma foi reconhecido aqui. Como posso chamar minha formacao? BAC + ?
    Agradeço desde ja.
    Daniela

    • Náthalia Matsutani 30 de junho de 2017 at 16:02 - Reply

      Bonjour Daniela. O BAC equivale ao nosso Ensino Médio, portanto, você deve adicionar o número de anos de formação que você cursou. Seria BAC+5 se você possui o equivalente ao Master 2.

  11. Priscila 21 de julho de 2017 at 18:07 - Reply

    Oi Andréia, eu tb tenho um bacharel em secretário executivo, onde eu posso fazer essa equivalência?
    Obrigada!

  12. Fabiano Cavassani 24 de julho de 2017 at 11:27 - Reply

    Bonjour! Tenho bacharelado em Sistemas de informação (4 anos), pelo que li aqui, isso equivale ao BAC+4 e Master 1, certo? Uma outra dúvida é sobre meu diploma de Técnico em Mecânica, feito no final no ensino médio. Isso seria o equivalente ao que na França?

  13. Letícia Slongo Fortuna 6 de agosto de 2017 at 17:43 - Reply

    Olá, estou acabando meu mestrado em ciências da ESALQ/USP, gostaria de saber se posso fazer meu título de mestre ou meu diploma da graduação valer na França, para poder trabalhar lá? Por favor.

    Muito obrigada!!

  14. Neiverton Cunha de Alcântara 20 de outubro de 2017 at 17:03 - Reply

    Tenho o curso de Tecnologia em produção Pesqueira de 3 anos de estudo, quero revalidar meu diploma na França, qual titulo recebo na frança ?

  15. Milene magalhaes 3 de novembro de 2017 at 10:14 - Reply

    Olà!! Moro na França e fiz 3 anos e meio de direito no Brasil e queria muito estar retornado aos estudos e gostaria de saber se é possível eu aproveitar os anos estudados e como funciona o BAC no meu caso ? Desde já agradeço

    Merci
    Milene

    • conteudo 27 de novembro de 2017 at 10:56 - Reply

      Olá Milene!

      Obrigada por sua pergunta!
      A graduação na França é de 3 anos. Por ter estudado 3 anos e meio no Brasil, você pode tentar se candidatar em terceiro ano de graduação lá afim de completar seu diploma. Porém cuidado: se faz mais de dois anos que você parou de estudar, as condições de candidatura podem ser diferentes então melhor entrar em contato com a instituição francesa que você escolheu ou com o Campus France Brasil.
      Se você passou o Vestibular em direito aqui no Brasil, não precisará passar o Baccalauréat francês lá na França para poder estudar direito.
      Espero ter ajudado você?
      Atenciosamente,

  16. Neiverton Cunha de Alcantarta 3 de janeiro de 2018 at 12:39 - Reply

    Por que não responde a minha querida, por favor, sou tecnólogo em Produção Pesqueira pela Universidade do Estado do Amazonas, formado 3 anos, mim diga, qual titulo tenho na França com essa faculdade ?

  17. Gustavo Saraiva Silveira 7 de janeiro de 2018 at 17:15 - Reply

    Olá, consegui um programa de Master na frança na ENSCL. Estou indo atraves de um programa de duplo diploma, logo, gostaria de saber ser o diploma de Master de Recherche equivaleria ao mestrado brasileiro, ou se seria necessário realizar o mestrado aqui, antes de ingressar no doutorado. Grato.
    Att.

    • Karina 14 de março de 2018 at 20:00 - Reply

      Bonjour Gustavo,
      O Master Recherche equivale ao mestrado brasileiro. Logo, para ingressar no doutorado, aqui no Brasil, você precisará validar o seu diploma de master.

      Para obter mais informações sobre estudos na França, agende uma orientação acadêmica conosco https://cursodefrancesonline.com.br/orientacao-academica/

      À bientôt

  18. jane 19 de março de 2018 at 11:12 - Reply

    Bom dia,

    O CAP ESTHETIQUE FRANCES E IGUAL AO TECNICO EM ESTETICA OU AO TECNOLOGO DE ESTETICA NO BRASIL ?

    OBRIGADO PELA RESPOSTA.

    • Nathalia 20 de março de 2018 at 11:30 - Reply

      Bonjour Jane,
      O CAP Esthétique, Cosmétique, Parfumerie (ou Certificat d’Aptitude Professionnelle Esthétique) é uma formação profissionalizante de 2 anos que permite aos estudantes entrarem no mercado de trabalho mais rapidamente. Porém, é interessante dar continuidade aos estudos após essa formação com um curso de especialização, por exemplo. Lembrando que para estrangeiros estudarem na França, o ideal é ter o nível B2 de conhecimento em Francês e, por isso, recomendo o Curso de Francês Online do IFESP especialmente voltado para estudantes: https://cursodefrancesonline.com.br/perfil-estudante/

  19. rosenilda santos cunha 28 de março de 2018 at 15:38 - Reply

    gente ,estou perdida e sem tempo. estou a 7 meses na frança, estudo frances na universidade de lille. preciso trabalhar, tenho diploma de tecnica en nutricao e dietetica. alguem sabe me dizer se esse diploma serve pra alguma coisa aqui? ao menos pra fazer um profissionalizante na universidade ? estou muito interessada num curso de segurança alimentar e boas praticas em alimentos. helpe!!!!

  20. Andréia 30 de março de 2018 at 13:47 - Reply

    Olá, então quer dizer que o Master profissional não equivale a um mestrado no Brasil?

  21. Andréia 30 de março de 2018 at 13:48 - Reply

    Olá, então quer dizer que o Master Professionnel nãobtem validade de Mestrado no Brasil?

  22. DORACI 10 de abril de 2018 at 9:44 - Reply

    VOLTAREI au Brasilcom uma licence en droit frances quais as areas de trabalho posso atuar ou concursos que posso entraR NO brasil qual é a equivalencia dessa licence????

  23. C. Fillipe 13 de abril de 2018 at 11:27 - Reply

    Olá,

    Sou Tecnólogo em Mecânica, na Modalidade Projetos pela FATEC-SP. Graduação de 3 anos.

    Qual é a equivalência? É encarado como formação de nível superior na França?

  24. Simone Amorim 2 de agosto de 2018 at 11:27 - Reply

    Olá, tenho Diploma de Curso superior em Formação Específica de GESTÃO EMPRESARIAL. Esse curso tem validade de quê na França. Pode continuar os estudos a partir de onde

  25. LAURENT OLIVIER ABES 25 de outubro de 2018 at 10:02 - Reply

    Bom dia, tenho licenciatura plena em Educação Física na UFSC, em Florianópolis e mestrado em Psicologia. Como posso ter meus diplomas reconhecidos?
    Obrigado

  26. Raíssa 5 de novembro de 2018 at 11:19 - Reply

    Olá! Tenho curso técnico, não tecnólogo em gestão de empresas. Ele serviria para algo?

  27. Nielle 14 de fevereiro de 2019 at 8:51 - Reply

    O texto diz que os Masters são reconhecidos no Brasil. Mas como?
    Pensei que o meu Master 2 poderia ser revalidado no Brasil, mas obtive informação diferente sob argumento de que não há equivalência. O que seria o caso apenas para o Doutorado.

  28. paulo roberto aranda de matos 7 de março de 2019 at 7:54 - Reply

    Sou dentista formado no brasil e gostaria de atuar ai na franca

  29. CLEIDIMAR APARECIDA ROCHA 16 de maio de 2019 at 11:38 - Reply

    OLA BOM DIA
    GOSTARIA DE ALGUMAS INFORMAÇÃO
    SOU ENFERMEIRA NO BRASIL ESTOU QUERENDO IR PARA TRABALHAR NA FRANCA COMO ENFERMEIRA COMO FAÇO PÁRA VALIDAR O MEU DIPLOMA DE ENFERMEIRA NA FRANÇA?

  30. Jurema Coro Koga 19 de maio de 2019 at 15:31 - Reply

    Boa tarde. Minha filha está cursando a École Superieure D’architecture de Paris -Lá Villette, quase dois anos , está na fase final , apresentação de projeto final para a banca. Possue diploma de arquiteta , brasileiro , faculdade de arquitetura da Belas Artes. De São Paulo . Os professores estão argumenta do e pedindo para refazer o projeto varias vezes, dizem que ela não sabe a base . Alguém pode me explicar , se quem fez faculdade de arquitetura no Brasil , precisa fazer novamente a faculdade em Paris , para poder trabalhar ? Casada com francês , precisa morar em Paris !

  31. Elcie rojas 15 de dezembro de 2019 at 20:48 - Reply

    Sou técnica de enfermagem e cidadania italiana consigo validar meu curso q foi feito no Brasil ai na França ou italia

  32. christophe corset 8 de abril de 2020 at 16:56 - Reply

    Boa tarde,
    Sou francês e moro no Brasil há mais de 5 anos.
    Validei um DUT (no institut Universitaire de Technologie) há mais de 15 anos mas agora gostaria de fazer um MBA de finanças aqui no Brasil. Vejo que nos pre-requisitos para se cadastrar precisa ter uma graduação (visivelmente qualquer que seja).
    Só gostaria da confirmação de que tenho como entrar no MBA com uma validação do meu DUT aqui.
    Por favor me ajudem porque estou me cadastrando agora e potencialmente pagando o curso sem possibilidade de receber o diploma ou qualquer certificado.

  33. christophe corset 13 de abril de 2020 at 10:33 - Reply

    Boa tarde,
    Gostaria muito de obter uma resposta, agradecendo desde já.
    Sou francês e moro no Brasil há mais de 5 anos.
    Validei um DUT (no institut Universitaire de Technologie) há mais de 15 anos mas agora gostaria de fazer um MBA de finanças aqui no Brasil. Vejo que nos pre-requisitos para se cadastrar precisa ter uma graduação (visivelmente qualquer que seja).
    Só gostaria da confirmação de que tenho como entrar no MBA com uma validação do meu DUT aqui.
    Por favor me ajudem porque estou me cadastrando agora e potencialmente pagando o curso sem possibilidade de receber o diploma ou qualquer certificado.

  34. eleonora 1 de julho de 2020 at 20:04 - Reply

    o diploma de ensino médio brasileiro tem validade ? ou eu preciso ser aprovada no enem ?

  35. Kamila de Sousa 16 de setembro de 2020 at 18:21 - Reply

    Boa tarde,
    Voce sabe dizer se o meu diploma universitário de Farmácia, me serve como um comprovante de BAC? Pra eu poder ingressar em um curso na universidade (medicina por exemplo, mas do zero) eu preciso fazer todo o processo do Bac se eu ja tenho um diploma de ensino superior? Muito muito obrigada por responder!

  36. Divad Santos 22 de dezembro de 2020 at 16:15 - Reply

    Boa noite estou querendo querendo começa um curso tecnologo de análise e desenvolvimento de Sistemas o curso e de 2anos e meio , teria como fazer a equivalencia na França apos o termino ?

  37. Lucas de Moraes 20 de janeiro de 2021 at 13:04 - Reply

    Salut, possuo o curso em instrumentação cirúrgica (2 anos em formação técnica + 1 ano de especialização), como faço para saber se há algum curso equivalente a esse na França?

Leave A Comment