Ensino pós-secundário na França: onde estudar?

Publicado em: 16 de setembro de 2020

Está na reta final do Ensino Médio e deseja planejar o próximo passo da sua vida acadêmica? Terminou o ensino secundário e pretende prosseguir com os seus estudos frequentando instituições francesas? Que notícia boa! Você não poderia ter escolhido destino melhor!

É que, estando a França entre os países da Europa que mais investem em educação, as formações ali oferecidas são diversificadas, de altíssima qualidade e mundialmente reconhecidas! Não é incrível?

As universidades, as Grandes Écoles, os institutos especializados… Há realmente muitas possibilidades para quem está buscando ingressar no ensino pós-secundário francês

Se esse também é o seu sonho, continue a leitura e conheça as principais opções disponíveis para você!

1. As universidades

A maioria dos estrangeiros que optaram por estudar na França está matriculada nas grandes universidades.

Podendo ser públicas ou privadas, essas instituições se ocupam das mais variadas esferas do conhecimento e, dessa maneira, oferecem uma enorme gama de cursos superiores – primeiro licences, equivalentes à graduação; depois masters e doctorats, que equivalem, respectivamente, aos mestrados e aos doutorados.

Algumas das universidades mais renomadas do mundo estão justamente em terras francesas, localizadas tanto em Paris – citemos, por exemplo, a Université Paris Sorbonne, a Université Paris Diderot e a Université Paris Descartes – quanto em outras das mais importantes cidades do país – valendo mencionar, então, a Université Aix-Marseille, a Université de Bordeaux e a Université de Lyon.

2. As Grandes Écoles

Menores, muito tradicionais, prestigiadas e, em geral, especializadas em determinadas áreas – como engenharia e comércio, por exemplo -, há centenas de Grandes Écoles na França, as quais também podem ser públicas ou privadas.

Destacamos, dentre outras, a École Normale Supérieure, a École Polytechnique e a École des Hautes Études Commerciales, que, por serem instituições de excelência, têm vagas bastante concorridas e um processo seletivo bem rígido.

Inclusive, vale mencionar que, a fim de conseguir bons resultados no exame de admissão das Escolas, muitos candidatos fazem intensos cursos preparatórios – os prépas, Préparatoires aux Grandes Écoles.

3. Institutos especializados

Sendo a França um país que se destaca em algumas áreas em especial, você já deve ter ouvido falar em alguns institutos que oferecem formações específicas e especializadas

É o caso das escolas Le Cordon Bleu, Ferrandi Paris e Lenôtre, reconhecidas em todo o mundo como grandes referências no campo das artes culinárias. No que se refere à moda, a Esmod, o Institut Français de la Mode e a École de la Chambre Syndicale de la Couture Parisienne também têm grande reputação.

Quantas opções, não? A verdade é que tanto as universidades e as Grandes Écoles quanto os institutos especializados garantem formações de renome e de excelente qualidade. Na hora de escolher, basta então considerar a área de estudo na qual você pretende construir uma carreira e optar pela melhor alternativa.

Você também precisa saber o gasto médio que um estudante tem na França. Leia em nosso outro artigo!