Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

Revalidação dos diplomas França-Brasil

Publicado em: 1 de julho de 2015

O estudante estrangeiro precisa proceder a uma revalidação de diploma para poder estudar na França?

Não. A seleção é feita a partir do dossiê de candidatura, ou seja, um bom CV, uma carta de apresentação, projetos profissional ou de pesquisa e todos os documentos que comprovem seus anos de estudos no país de origem (histórico escolar, diploma). Geralmente, eles pedem as traduções juramentadas dos documentos. Portanto, o estudante não deve obter um reconhecimento de seus diplomas para poder ingressar numa universidade/escola na França.

Como proceder para revalidar um diploma estrangeiro no Brasil?

A revalidação é feita por instituição de ensino superior devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação, e desde que ofereça curso semelhante ou igual àquele cursado pelo estudante no exterior. O processo de revalidação de diplomas inicia-se com a legalização dos documentos relativos ao curso na embaixada / consulado brasileiro do país onde o estudante fez sua graduação.

No Brasil, de acordo com a regulamentação do Conselho Nacional de Educação, apenas as instituições públicas são encarregadas do processo de revalidação de diplomas. Assim, para solicitar a revalidação do diploma ou certificado, o interessado deverá, primeiramente, identificar a universidade pública, autorizada pelo Conselho Nacional de Educação, que ministre curso semelhante ao curso a ser revalidado e entrar com um requerimento de revalidação em uma dessas instituições públicas.

Para revalidar seu diploma estrangeiro, você vai precisar de um requerimento de revalidação (formulário disponível nos sites das universidades públicas brasileiros que você deverá preencher), a cópia do diploma a ser revalidado e documentos referentes à instituição de origem sobre a duração e o currículo do curso, o conteúdo programático e a bibliografia do curso bem como o histórico escolar. Também, você deverá pagar uma taxa referente ao custeio das despesas administrativas. A taxa é determinada por cada universidade.

Para o julgamento da equivalência, será constituída uma Comissão Especial, composta por professores da mesma área e do nível do título a ser revalidado.Se houver dúvida quanto à similaridade do curso, a Comissão poderá, de maneira excepcional, determinar a realização de exames e provas (prestados em língua portuguesa) com o objetivo de caracterizar a equivalência. O prazo para a universidade se manifestar sobre o requerimento de revalidação é de 6 meses.

Os diplomas de mestrado e de doutorado expedidos por universidades francesas e estrangeiras em geral só poderão ser reconhecidos por universidades brasileiras que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados, na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior.

 

Quer estudar na França, cursar uma graduação ou uma pós-graduação nas melhores universidades francesas? Agenda uma orientação acadêmica personalizada e venha ao IFESP, o melhor auxílio para preparar sua jornada de estudos na França!

Saiba Mais

últimos artigos

3 comentários

    1. Bonjour ! A Licence francesa não corresponde ao bacharelado ou licenciatura no Brasil. Sugiro que você verifique como se daria a equivalência de diplomas com uma universidade pública brasileira.

  1. Olá Boa tarde, sou Osmar HELKINSON como faço pra revalidar meu diploma de cirurgião DENTISTA ai na França, já sou formado em odontologia há 8 anos? Eu e minha esposa queremos ir trabalhar na França. Fazem por aí

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *