agosto 26, 2013

Como são os restaurantes universitários na França

O que um estudante gosta de fazer? Sair com os amigos, ir ao teatro, ao cinema, assistir festivais de música, fazer mochilão… Mas certamente não gosta de gastar com comida no dia a dia. Por isso vamos lhe falar do bandeijão à francesa: o Restaurant Universitaire, ou Restau U, ou simplesmente RU.

De fato, o restaurante universitário é o melhor jeito de economizar comendo saudável e dieteticamente bem.

O quê?

O sistema dos restaurantes universitários, tradicionalmente chamados RU (por causa de suas iniciais), se modernizou para atender a todos os estudantes (gostos e necessidades). Eles são subvencionados pelo estado e por isso propõem preços bastante acessíveis a todos, oferecendo comida variada e de qualidade.

Por quê?

Primeiro, o RU oferece um painel variado de opções. Primeiramente veremos o que propõe o RU para as refeições principais: Pelo preço de € 3,05 você terá acesso a uma refeição completa e equilibrada (entrada, prato principal quente e uma sobremesa, com a opção de tomar também um laticínio). O RU também propõe um serviço que poderíamos aproximar do das lanchonetes (com crepes, pedaços de pizza e sanduíches).

Em segundo lugar, além do preço bastante atrativo se você for comparar com preços de lanchonete e padarias, os RUs geralmente se situam perto das universidades e das residências universitárias, facilitando a vida dos estudantes.

De fato, alguns deles abrem à noite para servir um jantar, e também durante os fins de semana e férias escolares, para quem não possui uma cozinha, não gosta de cozinhar ou ainda para quem deseja economizar.

Os ‘‘ao lado’’

O RU, como qualquer lugar de encontro, é também um lugar de socialização onde encontrará estudantes de todas as áreas e de todos os países. Nas entradas deles você pode consultar os pequenos cartazes que promovem ações do CROUS (Centre régional des œuvres universitaires et scolaires / Centro Regional das obras universitárias e escolares) nos quais há informações sobre fóruns de empregos estudantis, sobre festas estudantis, possibilidades de viagens com bons preços durante as férias, etc.

Quer seja por motivo econômico, dietético, de praticidade ou por todos eles, o restaurante universitário é realmente uma solução de facilidade à disposição dos estudantes, que precisam apenas apresentar a condição de estudante por meio da carteirinha de estudante.

Para mais informações, visite o site do CNOUS que cuida dos assuntos sociais (vida financeira e social para os estudantes).

Veja também nossos artigos sobre as moradias na França e nossas dicas sobre como alugar um apartamento e as residências universitárias e onde fazer as suas compras para controlar o seu orçamento de estudante!

Para obter mais informações, tirar dúvidas ou conversar sobre o seu projeto de estudos entre em contato e agende uma entrevista de orientação acadêmica personalizada.

Contate-nos pelos pelo e-mail: [email protected]

Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.

Website | + posts

Seja o primeiro a saber

Assine nossa Newsletter

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Leave A Comment

Website | + posts