outubro 8, 2015

Conheça os melhores cursos de Mestrado, Especialização e MBA na França

Em todos os casos, o melhor curso é aquele que, atendendo suas expectativas e garantindo qualidade, se encaixa a agenda e ao orçamento do interessado em estudar no exterior. É precisamente por esta razão que a França ainda é o melhor destino para se fazer uma Mestrado, Especialização e MBA na França: encontram-se neste país cursos de curta, a longa duração de muita boa qualidade e diversidade, por preços muito baixos e auxilio do governo.

1. Para quem procura formações multidisciplinares de qualidade, com bolsas de estudos e pesquisa

Sorbonne

Para quem procura especializações voltadas para filosofia, letras e línguas, tradução e ciências sociais, sugiro as especializações e mestrados da Universidade Sorbonne-Nouvelle (Paris 3) , Universidade Paris-Sorbonne (Paris 4) e Universidade Lyon 2. A França oferece uma grande diversidade de cursos para quem se especializar nessas áreas em função de sua grande abertura internacional e do foco da economia francesa ser voltada para turismo, cultura e diplomacia. As cidades de Paris e Lyon oferecem os cursos de maior prestígio em instituições públicas.

Sciences Po

Para Master em Relações internacionais, Jornalismo, Comunicação, Marketing e Urbanismo, Public Management. Criada em 1872, a Sciences Po tinha a vocação de formar as elites políticas, econômicas e administrativas da República francesa. Situada em pleno centro de Paris, no bairro de Saint-Germain des Prés, a Sciences Po garante uma formação seletiva, exigente, pluridisciplinar, especializada e fortemente reconhecida internacionalmente. São muitas as opções de especializações (Master), em francês e inglês, como “Conflitos e segurança internacional”, “Carreiras do Desenvolvimento”, “Management Publico internacional”, dentre outros. Para mim, é hoje de longe o melhor curso preparatório para Itamaraty. A anuidade custa entre 12 000 e 15 000 euros, mas a instituição oferece bolsas de estudos integrais para brasileiros.

Ecole Normale Supérieure

Para graduação, mestrado e doutorado. Criada durante a Revolução francesa (1794), a ENS prepara, através de uma formação cultural e científica de alto nível, alunos que se destinam à pesquisa científica fundamental ou aplicada, ao ensino universitário e, mais geralmente, a servir nas administrações públicas e privadas. São três unidades (Paris, Cachan ou Lyon), com focos diferentes, que todas oferecem cursos de altíssima qualidade de nível graduação e pós-graduação em todas as áreas do conhecimento: letras, filosofia, ciências sociais, economia, engenharia, matemática, física, biologia, etc. Os alunos que integram uma das ENS na graduação se tornam bolsistas do governo e recebem em média 1200 euros por mês. Os outros podem pleitear bolsas de mestrado, bolsas de pesquisa ou até bolsas de estágios, no mesmo valor.

2. Para quem procura MBAs altamente especializados com estágio obrigatório incluso e emprego garantido no termino da formação

  • MBA em gestão de projetos culturais na Universidade Paris Dauphine, fundada em 1968, uma das mais importantes da Europa, centro de qualidade e excelência acadêmica em Economia, Administração, Ciências Contábeis, Matemática Aplicada, Ciência da Computação, Direito e Ciências Sociais.
  • MBA em criação e management da moda e do luxo na Mod’Art Internacional: escola internacional Mod’Art, presente em 9 cidades do mundo, oferece 2 percursos acadêmicos completos: Criação de Moda e Management da Moda, além de programas de MBA em francês ou inglês, focados na indústria da moda e do luxo.

3. Para quem já se formou em áreas tradicionais, como engenharia ou direito, mas quer adquirir o “plus” que fará toda diferença para decolar uma carreira internacional

DIREITO: são muitos os cursos de pós-graduação oferecidos pelas Universidades Panthéon-Sorbonne et Paris-Assas de atendem nichos de mercado em Direito, como direito ambiental, direito da propriedade intelectual, direito da arbitragem.

ENGENHARIA: são muitas as opções de especializações nas Escolas de Engenharia francesas. Na França as escolas de engenharia são extremamente numerosas (mais de 230) e podem ser divididas em dois grupos, as escolas gerais e as escolas especializadas. Alguns exemplos:

  • As escolas gerais oferecem uma base de conhecimento comum para todas as profissões da engenharia: elas formam engenheiros menos especializados, mas adaptáveis a diversos setores. A escola geral por excelência é a École Polytechnique. Contudo, é possível escolher uma especialização (por exemplo, em meio-ambiente, ciência da computação, engenharia civil…) durante os últimos dois anos do ciclo e orientará o estudante para a área onde quer trabalhar, sem fechar outras possibilidades.
  • As escolas especializadas, por outro lado, preparam para um setor bem definido. Assim, AgroParisTech oferece quatro cursos de treinamento: engenharia industrial agrícola e alimentar, engenharia rural da água e da floresta, engenheiros agrônomos e engenheiros florestais.

4. Por fim, existem cursos que só se acham na França, por falta de demanda mesmo no Brasil

Cursos de gastronomia e hotelaria em escolas especializadas

Certas escolas recrutam logo após o diploma do ensino médio, para 6 meses a 3 anos de estudos, como a escola de cozinha Ferrandi, que depende da Câmara de Comércio e da Indústria de Paris ou a AIM (Academia Internacional de Gestão), escola privada parisiense. Outras recrutam durante o segundo ano da faculdade e oferecem uma formação em 1, 2 ou 3 anos. A Escola Superior Internacional de Savignac (CCI da Dordogne), Instituto Vatel (privado), o Instituto Paul-Bocuse ou a Escola Lenôtre gozam de uma excelente reputação.

Curso de restaurador de obras de arte nas Escolas de Conde

Esta formação, de 3 anos, prepara para a função de Conservador-restaurador de objetos de artes nos domínios da pintura em tela, do papel (desenhos, litografia, estampas, gravuras, livros, manuscritos…) e da cerâmica (faianças, porcelanas, argila, objetos de escavação).

 

Você tem o projeto de estudar na França e não sabe por onde começar? Entre em contato com o IFESP e conheça todas as oportunidades de cursos e financiamentos para estudar na França. Marque uma entrevista acadêmica personalizada e realize seu projeto de obter uma formação no exterior.

Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.

Pós graduação ou MBA na FrançaPós graduação ou MBA na FrançaPós graduação ou MBA na França

Website | + posts

Seja o primeiro a saber

Assine nossa Newsletter

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

13 Comments

  1. Fernando Vinda 13 de novembro de 2012 at 10:58 - Reply

    Eu gostaria de fazer por correspondência o curso superior de mestrado em Ciências Políticas, por isso agradeço que me enviem os requisitos necessários para o referido curso.

    É tudo, obrigado.

    Luanda, 13 de Novembro dev 2012.

    FERNANDO VINDA.
    LUANDA – ANGOLA

  2. Leila Cruz Vieira 22 de maio de 2013 at 11:13 - Reply

    Gostaria de informações sobre o curso de MBA em gestão de projetos culturais, Grata, Leila

  3. loide gisela silva 22 de maio de 2013 at 12:30 - Reply

    Eu gostaria de fazer o meu mestrado em relacoes internacionais , numa universidade francesa de preferencia uma publica mas ainda nao sei qual recorer ,gostaria de me darem uma dica .obrigada loide

  4. MARCIA MENDES 18 de outubro de 2013 at 9:44 - Reply

    GOSTARIA MUITO DE CONHECER UMA ESCOLA DE APRENDIZADO E APERFEIÇOAMENTO EM PINTURA SOU AUTO DIDATA E QUERO MUITO PODER ME APERFEIÇOAR EM TÉCNICAS QUE DESCONHEÇO.

    • pauline 13 de novembro de 2013 at 18:25 - Reply

      Olá Márcia,
      Para preparar seu projeto de estudos na França, te aconselho marcar uma orientação acadêmica no IFESP.
      11 30313599 ou [email protected]

  5. Orlanda Monteiro 13 de janeiro de 2014 at 20:56 - Reply

    Ola ,boa noite,gostaria de fazer mestrado em Paris,de preferência, em Relações Internacionais ou Diplomacia.
    Estou em duvidas entre ,intitut d Etudes Politiques de Paris e Université Paris Diderot.
    Agradeço mas esclarecimento sobre o assunto .
    Atentamente
    Orlanda Monteiro

  6. Flavia Otoni 21 de maio de 2014 at 14:42 - Reply

    Boa tarde.

    Gostaria de orientação sobre mestrado em Comunicação Social em Paris, em relação ao custo beneficio, quais seriam as melhores opções.

    Obrigada.

    Flávia

    • Pauline 3 de julho de 2014 at 14:10 - Reply

      Olá Flávia, um mestrado em uma universidade pública na França custo por volta dos 300euros/ ano.

  7. Deborah 2 de janeiro de 2015 at 20:59 - Reply

    Olá eu gostaria de saber quanto custa aproximadamente uma especialização ou pós graduação na área da Enfermagem e se comparado a outros lugares a França seria um bom lugar para formação nessa área por que tenho dúvidas no que diz respeito a qual país escolher.

    Obrigada!

  8. Débora Pires França Silveira 15 de agosto de 2016 at 17:55 - Reply

    Boa tarde!
    sou estudante de Engenharia Civil, e estou no 6° período.
    Gostaria de saber como faço para integrar ou ganhar bolsa para fazer uma especialização em Páris-França, na área de Eng. Civil.
    Gostaria de saber quais os procedimentos a seguir.
    Obrigado,
    Débora Silveira

    • Denise Castan 10 de outubro de 2016 at 13:37 - Reply

      Olá Débora, existem diversas possibilidades de bolsas de estudo para Masters na área de engenharia na França. Para saber qual bolsa é mais voltada para o seu perfil, precisamos conhecer melhor seu projeto. Aconselho que agende uma orientação acadêmica conosco, para que possamos auxiliá-la.

Leave A Comment

Website | + posts