Quais são os diplomas de proficiência de francês para estudar na França?

Publicado em: 23 de janeiro de 2015
prova francês TCF DELF DALF

Os testes de proficiência em francês são exigidos pelas universidades francesas para Graduação, Pós-graduação e Doutorado. Esse é o primeiro critério de seleção para ingressar em uma Universidade Francesa! Por isso, é importante ter uma boa preparação na língua francesa e nos exames de proficiência em francês.  Os exames de proficiência são aplicados com base no Cadre Européen de Référence, que divide o conhecimento da língua em três categorias A, B e C, sendo:

• A1 Falante iniciante
  • A2 Falante de nível básico
  • B1 Falante intermediário
  • B2 Usuário independente
  • C1 Falante com domínio do idioma
  • C2 Falante com domínio pleno do idioma

Os principais testes são:

1. TCF – Teste de Conhecimento do Francês

Exigido pelas universidades francesas para Graduação (licence) e Pós-graduação na França (master). Todo candidato recebe um certificado com os resultados que o posicionam em um dos seis níveis (de A1 a C2) do Cadre Européen Commun de Référence pour les langues – CECR.

O nível mínimo exigido para fazer uma graduação é o nível B1 (intermediário 1), ou seja, a nota 300 a 399 pontos de 600.

O nível mínimo exigido para fazer uma pós-graduação ou um doutorado é o nível B2 (intermediário 2), ou seja, a nota 400 a 499 pontos de 600.

O certificado é válido por 2 anos. Não há um número limitado de vezes para prestar o TCF, mas é necessário aguardar 60 dias entre uma sessão e outra.

3. DELF (Diploma de Estudos de Língua Francesa) e DALF (Diploma Aprofundado de Língua Francesa)

O DELF e o DALF são diplomas oficiais emitidos pelo Ministério francês da Educação para comprovar a proficiência em francês dos candidatos estrangeiros. Diferentemente dos testes de língua, os diplomas DELF e DALF são válidos por toda a vida.

Eles são compostos por 6 diplomas independentes, que correspondem aos seis níveis do CECR. O DELF é o diploma que vai do nível A1 ao B2 e DALF do C1 ao C2.

Por que fazer um exame de proficiência em francês?

1.Documento necessário para intercâmbio na França

Ter um diploma que atesta o seu nível de francês é um documento essencial para poder estudar na França, seja para um intercâmbio da sua faculdade aqui no Brasil com a França, seja para tentar graduação, mestrado ou doutorado na França.

2.Diferencial no seu currículo profissional

Mas do que simplesmente dizer o seu nível de francês no currículo, o que mais conta para os empregadores é a comprovação do nível de língua. Por isso, ter um diploma oficial de francês pode te abrir portas no mercado de trabalho franco-brasileiro e francês.

Dica para estudar para os exames de francês

Preparamos um conteúdo exclusivo com dicas essenciais para você passar no DELF, DALF e TCF. O conteúdo é gratuito e tem a principal função de te explicar a estrutura da prova, suas exigências e datas para os exames de 2019! Confira:

À bientôt futuros intercâmbistas!

1. boa tarde,
    gostaria de fazer uma pergunta. o facto de eu ter tido 7 anos de lingua francesa na escola (5º,6º,7º,8º,9º,10º,11º), faculta-me um certificado de acordo com o quadro europeu para linguas, ou terei que fazer um exame?
    O que aprendi durante 7 anos nao esta “dentro dos parametros do quadro europeu”? obrigado. aguardo a sua resposta. olga melo

1. Boa Tarde Olga,
      Como vai?
      Infelizmente, uma prova de proficiência é obrigatória. Essa aprendizagem, tenho certeza, lhe dará facilidades para passar a prova e para seguir futuros estudos na França, se for seu projeto. Não se esqueça de que, se precisar, o IFESP propõe cursos preparatórios para os testes de proficiência de francês.
      Se você tiver um projeto de estudos na França e se puder, venha no IFESP para conversarmos melhor obre seu projeto de estudoss.
      Se você não puder vir até o IFESP, saiba que agora estamos prestando esse serviço de orientação a distância.
      Telefone (11) 3031-3599 Email : [email protected]. Site :http://www.ifesp.com.br

2. Olá.. eu gostaria de fazer um mestrado na área de direito na França.. Mas preciso de ajudar para passar no teste de proficiência em francês e também para fazer meu dossiê.. O problema é que eu moro em Macapá-AP, e aqui não tem Ifesp..O que vcs me aconselhariam?

3. Olá

Sou brasileira e ingressarei em uma universidade francesa no PACES( première année commun aux études de santé). No momento estou cursando o nível B1 na aliança francesa île de France e depois terei o B2. Por qual teste eu devo passar? TCF- DAP, DELF ou DALF?

Obrigada!

4. Tenho os DELF’s A1 e A2. Por motivos profissionais, tive de interromper meus estudos de Francês no nível B1,2, da Aliança Francesa. É possível pleitear uma vaga de pós-graduação em universidade francesa apenas com um teste de aptidão da língua, sem necessariamente ser portador dos diplomas DELF/DALF, do B1 em diante?

5. Olá boa tarde. Gostaria de estudar na França. Porque sempre gostei de falar françês mas por condições Financeiras so fiz primeiro nível na aliança francesa de São Tomé. Mas quando terminar o curso superior posso concorrer pra estudar a língua francesa?