Participe dos programas de curta duração da rede “n+i” em Brest e Montpellier

Publicado em: 4 de maio de 2015

Você tem interesse em viver uma experiência de imersão linguística única na França e conhecer lugares incríveis? Então os programas de curta duração da rede n+1 são feitos para você!

O que é a rede n+1?

A rede n+i é uma associação de 60 grandes escolas de Engenharia francesas que escolheram unificar suas ações de cooperação internacional para melhor acolher os estudantes estrangeiros.

Sua proposta é atender os estudantes ou jovens engenheiros internacionais que desejam obter um Diplôme National de Master (diplôme d’ingénieur ou master international).

Em que consistem os programas de curta duração da rede n+1?

Os programas de curta duração da rede “n+i” foram criados para os estudantes que querem participar de uma experiência linguística e cultural na França, integralmente baseada nas perspectivas científica e tecnológica. São oferecidos sempre durante o verão europeu (julho e agosto), durante 24 dias. É possível participar em qualquer outro período do ano se conseguir fazer um grupo de 15 pessoas

O objetivo é proporcionar aos estudantes uma imersão total no ambiente francês. Cada programa dá 6 ECTS (European credit transfer system). As inscrições ficam abertas até 31 de maio. Esse ano, os programas vão acontecer do dia 17 de julho ao dia 9 de agosto (2015).

Quem pode participar desses programas?

. Estudantes de Engenharia /Ciências e tecnologias

. Estudantes com mais de 18 anos

. É preciso ter um bom nível de francês ou de inglês

O que inclui os programas de curta duração “n+i” ?

• Aulas de francês (15h/semana)
  • Visitas a sítios industriais e laboratórios (3 visitas temáticas)
  • Palestras temáticas e debates + sessões relacionadas à temática do programa (10h/semana)
  • Visitas culturais
  • Hospedagem com uma família
  • Meia-pensão durante a semana
  • Acolhida no aeroporto de Paris
  • 1 dia em Paris para visitar a Torre Eiffel, o Palácio de Versalhes e/ou passear de barco no Sena
  • Transferências
  • Seguros

Custo total: 2900 euros (cerca de 9000 reais), com 10% de desconto para os que conseguirem formar um grupo de 15 pessoas

Brest – tema do programa: o oceano como uma fonte de comida, como uma estrada de comunicação e como uma fonte de energia

Visitas culturais supervisionadas:

. A cidade de Quimper

. O Monte Saint-Michel

. Visita ao Centro de Pesquisa e Experimentação sobre a Poluição Acidental da Água

. Visita ao Instituto Francês para a exploração do Mar

Montpellier – tema do programa: desenvolvimento sustentável

Desde os anos 90, a França faz compromissos internacionais em termos de desenvolvimento sustentável.

Visitas culturais supervisionadas:

. A ponte do Gard

. A região da Camargue

. Visita ao sítio experimental Ecotron sobre os ecossistemas

. Visita à fábrica de tratamento de água Maera em Lattes, que, pela primeira vez no mundo, ganhou um prêmio pela qualidade das suas instalações e respeito ao ambiente.

Também há um programa em Rouen sobre o tema dos transportes. Leia esse artigo para saber mais sobre a região da Normandia.

Quer tentar esta experiência já falando um pouco de francês?

Conheça o curso de francês do IFESP! Presencial ou online, o curso possui metodologia inovadora e resultados garantidos!

E se, no entanto, você estiver em São Paulo, aproveite para participar dos nossos eventos culturais sobre a França!

Fonte: Campus France