Programa de duplo diploma de Direito da USP com as Universidades de Lyon

Publicado em: 28 de fevereiro de 2019
Blog-UF-Programa-diploma-duplo

O programa de duplo diploma da faculdade de Direito da Universidade de São Paulo faz parte da Parceria Internacional Triangular de Ensino Superior (Pites). Através dessa parceria estudantil os estudantes  podem escolher entre a Université Jean Moulin Lyon 3, a Université Lumière Lyon 2 e a Université Jean Monnet Saint Etienne, todas as três universidades do grupo Université de Lyon.

Os benefícios de um duplo diploma

Ao conseguir fazer um duplo diploma, o estudante recebe tanto a licence en Droit francesa, como o diploma de bacharelado em Direito da USP. Com isso, a formação oferece dois diplomas.

Alguns pontos importantes

Para validar os cursos feitos na França, o aluno deve se formar na USP e cursar algumas disciplinas optativas no Brasil, ministradas em francês, por professores das universidades parceiras.

Além disso, o aluno deve se candidatar ao primeiro semestre do PITES quando ele estiver no quinto semestre do curso de Direito. Alguns casos de alunos em semestre diferentes do estabelecido ou de alunos já formados, podem ser encaminhados à coordenação do programa.

Nível de francês exigido

O nível de francês exigido para o programa é o B1. Ele pode ser comprovado através das certificações oficiais como o DELF ou o TCF, ou por meio de um documento expedido por uma escola de idioma que comprove o nível suficiente para o programa.

Para saber informações detalhadas sobre o programa, recomendamos aos interessados que leiam o regulamento do programa PITES.

A vantagem de saber francês no mundo do Direito

O francês é idioma da diplomacia e o idioma oficial de grandes organizações internacionais como: ONU, União Europeia, UNESCO e Cruz Vermelha. Além disso, ele é um dos idiomas exigidos pelo Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), ao lado do espanhol. Ambas as provas, a de francês e a de espanhol, são obrigatórias!

O Direito francês tem a mesma raiz histórica que o Direito brasileiro: são herdeiros do Direito romano. A influência francesa é muito forte no Direito administrativo, internacional e civil, por isso grande parte da bibliografia dessas áreas é em francês.

Como podemos te ajudar?

Você é estudante de Direito? Comece a estudar francês com o Curso de Francês Online, do grupo IFESP (Instituto de Estudos Franceses e Europeus de São Paulo). Para maiores informações sobre os cursos e os valores, entre em contato com a nossa equipe.