Programa Ciência sem Fronteiras oferece bolsas na França e no Brasil

Publicado em: 26 de dezembro de 2011

Com a adesão da França ao programa brasileiro Ciência sem Fronteiras, 10 mil vagas em 4 anos foram disponibilizadas no ensino superior francês a estudantes brasileiros. Estão abertas as candidaturas nas modalidades Graduação-Sanduíche (até 15/1/2012), Doutorado-Sanduíche ou Pleno e Pós-Doutorado (até 17/2).Por outro lado, o programa oferece também bolsas no Brasil. Candidaturas nas modalidades “Atração de Jovens Talentos” e “Pesquisador Visitante Especial” podem ser enviadas até 15/2.

O Programa Ciência sem Fronteiras

Em presença de Dilma Rouseff e do primeiro-ministro francês François Fillon, o CampusFrance e as agências brasileiras CNPq e CAPES assinaram em 15 de dezembro de2011 aadesão da França ao Programa Ciência sem Fronteiras – CsF.

O Programa Ciência sem Fronteiras , lançado em julho deste ano, é um programa do Governo Federal que busca promover a inovação em ciência e tecnologia e a competitividade brasileira por meio da mobilidade internacional no ensino superior e na pesquisa. O programa tem como áreas prioritárias ciências exatas, engenharia, meio ambiente, saúde e indústria criativa (veja quadro abaixo).

Inscrições abertas, não percam os prazos!

Estão abertas as candidaturas a bolsas para graduação-sanduíche, doutorado-sanduíche, doutorado-pleno e pós-doutorado.

As bolsas para graduação-sanduíche em instituições francesas destinam-se a alunos de excelência, que tenham completado no mínimo o segundo ano de curso nas áreas prioritárias no momento do início previsto da viagem de estudos. Os estudos na França devem corresponder no máximo ao penúltimo ano de seu curso no Brasil. As inscrições devem ser realizadas até 15 de janeiro de 2012 e podem ser feitas por meio das Instituições de Ensino Superior que aderiram ao programa ou por candidaturas individuais.

Os candidatos a bolsas de doutorado-sanduíche ou pleno e pós-doutorado devem se inscrever até 17 de fevereiro de 2012.

Estão também abertas as inscrições para bolsas nas modalidades “Atração de jovens talentos”, para vinda ao Brasil de doutores, preferencialmente brasileiros, com pesquisas nas áreas prioritárias, e “Pesquisador visitante especial”.  A data limite para envio das propostas em primeira chamada é até 15 de fevereiro de 2012.

Fonte: Cendotec, 22/12/11

Mais informações

Para obter mais informações, tirar dúvidas ou conversar sobre o seu projeto de estudos, entre em contato e/ou agende uma entrevista de orientação acadêmica personalizada. É gratuito e pode mudar a sua vida!

Para aprender francês em tempo recorde e passar com sucesso no TCF, DELF ou DALF, ingresse já num curso de francês intensivo.

O IFESP ajuda os candidatos de todo o Brasil a montar o dossiê de candidatura para estudos e bolsas na França e a conduzir os trâmites administrativos relativos à inscrição, além de propor aulas intensivas de francês, presenciais e online, e cursos preparatórios intensivos ao TCF, DELF e DALF exigidos pelas universidades francesas.

Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.