Prazos para prestar o TCF – Candidaturas para estudar na França em 2016

Publicado em: 1 de dezembro de 2015

Em 2016 haverá uma mudança em relação ao calendário de aplicação dos testes de proficiência das provas do TCF. Diferentemente dos últimos anos, em 2016 a aplicação dessas provas começam mais cedo, fazendo com que os estudantes interessados a se candidatar a uma vaga para estudar na França, fiquem atentos para realizar as provas e receberem os resultados dentro do prazo para enviar ao Campus France.

Com base nessa mudança, o IFESP adaptou seus cursos preparatórios para esses testes de proficiência conforme o calendário de aplicação das provas do TCF.

Àqueles que desejam ingressar no primeiro ano da graduação numa universidade francesa, ou para as escolas de arquitetura (Licence ou Master), é necessário a apresentação do teste de proficiência: TCF DAP.

A aplicação do TCF DAP só possui uma sessão durante o ano, em 2016 ele será realizado no dia 18 de Janeiro (Inscrição para realizar a prova: 27/11/2015 – 16/12/2015).

Para a candidatura em todos os outros anos da graduação (L2 ou L3), Master (M1ou M2) e Doutorado, é necessário a realização do TCF Tout Public. Essa prova possui várias sessões durante o ano, em 2016 a primeira sessão será realizada também no dia 18 de Janeiro (Inscrição para realizar a prova: 27/11/2015 – 16/12/2015).

De acordo com o calendário dessas duas provas, que serão aplicadas ambas no dia 18 de Janeiro, o IFESP organizou um preparatório. Dessa forma você poderá maximizar suas chances de alcançar o nível exigido.

• Preparatório para a Prova do dia 18/01 – TCF Público + TCF DAP

Data do preparatório: 04/01 a 15/01, de segunda a sexta 18h-20h + 3 simulados que serão agendados de acordo com a disponibilidade da turma.

Para as candidaturas que necessitam do TCF Tout Public, ainda restarão mais 2 oportunidades de realizar a prova em tempo de enviar o resultado para a candidatura do ano acadêmico de 2016/2017:

• 22/02 – (Inscrição para realização da prova: 04 a 18 Janeiro 2016)
  • 21/03 – (Inscrição para realização da prova: 20 de Janeiro a 15 Fevereiro 2016)

Para essas datas, o IFESP preparou mais dois preparatórios que você pode se matricular de acordo com a data da realização da sua prova:

• Preparatório para quem vai prestar a prova do dia 22/02 – TCF Tout Public

Data do preparatório: 12/01 a 18/02, terça e quinta 20h30-22h+ 3 simulados que serão agendados de acordo com a disponibilidade da turma.

• Preparatório para quem vai prestar a prova do dia 21/03 – TCF Tout Public

Data do preparatório: 01/03 a 17/03, terça e quinta 19h-22h + 3 simulados que serão agendados de acordo com a disponibilidade da turma.

Lembrando que para aqueles que queiram realizar o TCF Tout Public mais de uma vez, é necessário um intervalo de pelo menos 60 dias corridos entre a realização de uma prova e de outra.

A apresentação do teste de proficiência com o nível exigido é um dos mais importantes itens para a seleção de candidatos nas Universidades francesas, entre em contato com o IFESP e matricule-se nos nossos preparatórios para garantir o sucesso na realização dos testes de proficiência.

Já são vários alunos que o IFESP preparou e que com sucesso, alcançaram o nível de proficiência exigido, confira aqui o depoimento do André que se preparou com o IFESP e obteve uma boa surpresa na realização do TCF.

TCF - IFESPTCF - IFESPTCF - IFESP