Conheça as Pós-graduações da Grenoble École de Management

Publicado em: 21 de julho de 2012
Estudar administração em Grenoble

Criada pela Câmara de Comércio e da Indústria (CCI) de Grenoble em 1984, a Grenoble École de Management é uma das melhores escolas de administração da França (6ª posição entre 30 escolas) e da Europa (25ª posição entre 100). A cada ano ela forma 6000 estudantes e executivos, através dos seus 50 programas nacionais e internacionais, da Graduação ao Doutorado.

É uma das raras Business School no mundo com o triplo credenciamento: EQUIS, AACSB e AMBA. É membro da conferência das Grandes Escolas e está presente nas classificações da imprensa nacional e internacional.

Situada em Grenoble, cidade de inovação, a Grenoble École de Management desenvolveu uma sólida expertise em torno do Management da Tecnologia e da Inovação. Graças a esta especificidade única na França, a escola é hoje membro fundador do campus mundial da inovação GIANT (Grenoble Innovation for Advanced New Technologies), que representa um investimento de 1,3 bilhão de euros em 5 anos.

O Master especializado em empreendedorismo da Grenoble École de Management

Dirigido há 27 anos por um empreendedor – Thierry Grange – e fiel à tradição empreendedora da CCI de Grenoble, a Grenoble École de Management desenvolveu desde sua criação muitas atividades ligadas ao empreendedorismo e à inovação.

O objetivo de todas essas iniciativas é: entender os processos da inovação e da criação, especificamente num ambiente tecnológico, divulgá-los através das formações, especializadas ou generalistas, e assim participar da criação local de valor econômica e social.

É para federar todas as atividades e formações ligadas ao empreendedorismo que a Grenoble École de Management criou o Instituto do Empreendedorismo. Essa nova estrutura é pilotada pelo empresário de sucesso Jean-Claude Lemoine.

“O objetivo do Instituto do Empreendedorismo é desenvolver o espírito empreendedor dentro da Escola. Para chegar a isso, sou assessorado por uma equipe de empreendedores, a fim de difundir nossas formações, de conectá-las com o tecido industrial local e de favorecer a dinâmica empreendedora de nossos estudantes” (Jean-Claude Lemoine).

Essa ambição tem duas vocações principais:

– Desenvolver as formações dedicadas ao Empreendedorismo (especificamente com o Master Especializado em Empreendedores).

– Acompanhar as iniciativas estudantis ligadas ao empreendedorismo.

O Master Especializado Empreendedores

Recebendo todos os anos por volta de 50 estudantes, o Master Especializado (MS) Empreendedores é o programa chave da Grenoble École de Management em termo de empreendedorismo. Com o selo “Conférence des Grandes Ecoles” e “HEC Empreendedores”, a formação foi criada em 1993.

Desenvolvida a partir de uma pedagogia-ação única (pedagogia HEC Entrepreneurs), e fundada no compartilhamento de valores éticos e uma aprendizagem próxima da prática, esta formação prepara o estudante a assumir as mais altas responsabilidades operacionais dentro da empresa ou no setor do Consulting.

A quase totalidade dos docentes vem do mundo profissional (contadores especializados, advogados, diretores, comerciantes…). Os estudantes são avaliados no final de cada missão frente a um júri composto por dirigentes de empresas.

Além dos cursos:

150 missões anuais em empresas

Durante os 15 meses de formação, os estudantes vão seguir 7 missões em situação práticas: criar, comunicar, vender, corrigir, avaliar/transmitir, desenvolver, assessorar.

Finalizar um estudo de mercado, construir um plano de negócios, facilitar a procura de subvenções, realizar um diagnóstico financeiro da empresa, estudar a viabilidade de franquear um conceito, na França e internacionalmente. No total, por ano, 150 missões práticas são confiadas pelas grandes empresas de Grenoble.

Durante estas missões em empresa, o estudante atua como consultor júnior em administração e é confrontado permanentemente com problemáticas PME/PMI reais, para as quais ele deve identificar e defender uma solução frente a um grande júri de profissionais.

As empresas de Grenoble têm todo o interesse em solicitar os estudantes do Master Especializado Empreendedores. Aliás, a formação recebe mais pedidos do que estudantes disponíveis para atender a demanda.

Missões “Fil rouge”

Essa missão é pilotada pelo Instituto do Empreendedorismo. Os estudantes do Master Especializado Empreendedores escolhem, administram e desenvolvem um projeto para aumentar suas capacidades empreendedoras e suas atitudes para construir coletivamente ações de promoção do empreendedorismo.

Há outras formações ligadas ao empreendedorismo na Grenoble École de Management.

Texto de Marie Grange

Saiba mais

Você se interessou pelas formações e gostaria de ter mais informações? Então entre em contato para agendar uma entrevista de orientação acadêmica personalizada no IFESP. Agora também é possível realizar sua orientação acadêmica e montar seu dossiê de candidatura a distância!

No IFESP ajudamos os candidatos de todo o Brasil a montar o dossiê de candidatura para estudos e bolsas na França e a conduzir os trâmites administrativos relativos à inscrição, além de propor aulas intensivas de francês, presenciais e online, e cursos preparatórios intensivos ao TCF, DELF e DALF exigidos pelas universidades francesas.

Contate-nos pelo e-mail: [email protected]

Aprenda o francês no IFESP e garanta a sua vaga!

Leia nossos artigos sobre cursar uma pós-gradução na França e sobre as escolas de administração na França.

Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.