Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

Pós-graduação FLE (Francês Língua Estrangeira) na França

Publicado em: 19 de janeiro de 2015
Francês língua estrangeira

Pretende ensinar ou aprender francês como língua estrangeira na França ou em outro país? Saiba já que várias universidades francesas oferecem Pós-graduações em FLE (Francês Língua Estrangeira).

Por que cursar uma Pós-graduação em FLE?

Com o aumento constante dos intercâmbios internacionais e o papel importante da França na União Europeia, o domínio da língua francesa se tornou uma verdadeira vantagem!

O francês é a 5ª língua mais falada no mundo e conforme um estudo realizado pelo Banco Natixis, a língua francesa deverá se tornar a mais falada no mundo até 2050, tomando a frente da inglesa e do mandarim. Assim, em 2050, o francês deverá ser falado por 750 milhões de pessoas no mundo. A título de comparação, 274 milhões de francófonos foram recenseados em 2014.

Este contexto oferece então várias vagas de professores de francês, de tradutor ou de intérprete no mundo inteiro! Por exemplo, você poderia trabalhar no melhor instituto de francês do Brasil: o IFESP!

A formação em Francês Língua Estrangeira

A formação em FLE se destina aos estudantes que cursaram uma Graduação em Letras ou em Línguas e que pretende ensinar francês para estrangeiros na França ou em outro país.

Pós-graduação nas universidades francesas

Para cursar uma Pós-graduação em FLE, o estudante deve ter feito uma Graduação em Letras ou em Língua com uma opção em FLE que é oferecida no último ano de Pós-graduação composta por 120 horas de aulas didáticas de francês como língua estrangeira.

  • Master professionnel & Master recherche & DU em FLE:

O Master professionnel é um diploma com um foco profissionalizante enquanto o Master recherche é uma preparação ao doutorado.

O DU (diploma universitário) é um diploma próprio de uma universidade francesa,  ao contrário da Licence ou do Master que são diplomas nacionais (sistema de ensino francês LMD).

Algumas universidades francesas que oferecem essas formações:

  • Aix – Marseille Université
  • Université Bordeaux 3
  • Université Grenoble 3
  • Université Lille 3
  • Université Lyon 2
  • Université Montpellier III
  • Univesidades de Paris (Paris 3, Paris 4, Paris 5, Paris 7, Paris 8)

Cursos de FLE a distância

Algumas universidades francesas oferecem também Pós-graduações em FLE a distância.

  • Master Didactique des Langues et Français Langue Étrangère (1o ano) – Université de Tours
  • Master Français Langue Étrangère (2o ano) – CNED (Centro Nacional de Ensino à Distância) em Parceria com Université Grenoble 3
  • Master Didactique du Français Langue Étrangère et Seconde – Université Sorbonne Nouvelle Paris 3
  • DAEFLE (Diploma de Aptidão ao Ensino do Francês Língua Estrangeira) – CNED em parceria com Alliance Française Paris Île-de-France

Atenção: Cursando uma formação a distância, o aluno terá que se apresentar no instituto para realizar os exames ou estágios. O aluno terá então que fazer a inscrição no Campus France e montar seu dossiê online.

Se você quer realizar seu sonho de estudar numa universidade francesa e não sabe como, marque já sua orientação acadêmica no IFESP!

 

últimos artigos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *