agosto 15, 2016

Oportunidades de estudos em Medicina na França

Com o objetivo de fugir da alta competitividade nos vestibulares do Brasil, a escolha de estudar medicina em outro país tem sido cada vez mais comum entre os brasileiros. A França tem sido escolhida como destino de estudos na área da saúde pelos brasileiros por ser uma referência no quesito de organização da área de saúde, não deixando de lado seus avanços científicos.

Para quem deseja estudar Medicina, Odontologia, Obstetrícia ou Farmácia na França, todos devem ingressar no primeiro ano do PACES , saiba mais nesses artigos (PACES, ingresso em Medicina e área de saúde). Para Medicina, esse PACES equivale ao primeiro ciclo de estudos em ciências médicas. Na França os estudos em medicina são divididos em 3 ciclos, (clique aqui para saber mais) e pode durar pelo menos 9 anos para se obter o diploma de médico.

Para quem já é formado em medicina no Brasil (6 anos)

Se você já é formado em medicina ou já concluiu alguns anos aqui no Brasil e quer continuar os estudos na França, deverá seguir os seguintes passos:

• Ingressar no PACES ( Candidatura para 3 universidades pelo PACES). Ao final do ano o estudante passará por um concurso para entrar no PCEM2 (Ensino superior Francês em medicina) Clique aqui para mais informações sobre esse processo.
  • Realizar a convalidação dos anos estudados aqui no Brasil.
  • Observação! Mesmo que você consiga convalidar os anos que você estudou aqui no Brasil, não será possível exercer a medicina na França como Doutor.

Outra opção:

Residência médica:

Passar por provas classificatórias (ECN) para a área específica da residência que deseja realizar. Essa residência tem duração de 4 a 5 anos. Para estrangeiros fora da União Europeia, as vagas são restritas e não são todos os anos abrem vagas para todas as especializações, é importante observar, primeiro: se existe oferta de vagas para a especialização que você deseja fazer, segundo: a quantidade dessas vagas.

Uma opção é tentar validar seu diploma brasileiro de Medicina em Portugal, dessa forma você terá um diploma europeu e poderá concorrer as vagas dedicadas àqueles que possuem uma formação médica em instituições da Europa.

Fazer uma especialização na França  (DFSAM ou DGFSM)

Para fazer uma especialização existem duas opções, é possível dar continuidade a especialização para aqueles que já estão cursando uma aqui no Brasil, que é obtida após 2 ou 6 semestres de curso, ou uma especialização aprofundada para aqueles que já possuem uma especialização concluída no país de origem, essa possibilidade é acessível àqueles que já são formados aqui no brasil com uma especialização.  Acesse esses links para mais informações a respeito dessas especializações.

Diplomas universitários (DU’s)

Para os estudantes que desejam uma formação na área de medicina e até mesmo realizar um estágio sem precisar passar pela formação/processo de seleção/provas convencionais na área de sistema de saúde, e que já possuam uma formação em medicina, existem os diplomas universitários que são formações organizadas pelas próprias universidades e não se enquadram no sistema LMD, esses DU’s são numerosos em todas as cidades na França e existe uma grande oferta principalmente para a área de saúde.

Para a área de cirurgia plástica do rosto é possível fazer um DU na Universidade de Lyon 1. O DIU em Psiquiatria da Paris Descartes tem duração de 3 anos, com estágios obrigatórios em diversas áreas da psiquiatria ao longo desses anos, cuja carga horária representa a metade da formação convencional.

Os DU’s abrangem todas as áreas da saúde, inclusive para os paramédicos. Em Tours, existe um DU em cuidados enfermeiros para reanimação na Universidade de Tours.

Master (M1 ou M2)

Com a formação de 6 anos em medicina é possível a realização também de um máster de acordo com a divisão educacional LMD (acesse aqui para mais informações). Portanto caso o estudante queira cursar um ano de Master (ingresso no M2) ou 2 anos de Master (ingresso no M1) em cursos relacionados a área de saúde, essa opção também se torna viável.

Para isso basta acessar a parte de formações das instituições de ensino e escolher o Master que lhes convém e que aceite a formação na área de saúde. Por exemplo, para os estudantes de medicina com um viés em psiquiatria que queiram fazer um Master em Neurociências, ou até mesmo em alguns master’s na área de tecnologias de Engenharia Biomédica.

Para quem quer começar os estudos em Medicina lá na França

Para Brasileiros que desejam ingressar no curso de medicina lá na França, é necessário ingressar no primeiro ano do PACES e após esse ano realizar a prova para o ingresso no primeiro ciclo de medicina. (Clique aqui para mais informações)

Você quer cursar medicina num país que é referencia na área? Você já tem uma formação em medicina ou já iniciou seus estudos no Brasil e deseja continuar na França? Entre em contato com a escola online do IFESP, Curso de Francês Online, para ficar por dentro de oportunidades de candidaturas, bolsas e processo seletivo.

Website | + posts

1. Julio Cesar Cury 21 de dezembro de 2016 at 9:00 - Reply

Gostaria de saber como envio minha filha que acabou o terceiro ano, fazer mediana na França- Paris

2. Anna Júlia 31 de julho de 2017 at 0:31 - Reply

Olá, eu gostaria de saber se para fazer uma faculdade de medicina na frança é preciso passar em uma no Brasil primeiro para depois conseguir transferência ou o ingresso em tal faculdade é feito através de uma prova francesa

3. Heliton santana 12 de novembro de 2017 at 14:28 - Reply

Quero fazer residência em cirurgia.

4. Victor Farias Coelho 14 de setembro de 2021 at 9:10 - Reply

gostaria de saber como faço pra fazer um fellow na frança, ja tenho nivel intermediario/avançado no frances e curso medicina (6° semestre)