setembro 9, 2013

Oportunidades de trabalho para estudantes na França

Fazer um intercâmbio pode se tornar difícil pelos problemas de custo para se manter no lugar. As autoridades também pedem um seguro financeiro, ou seja, que você possa provar uma renda que irá sustentá-lo durante a sua estadia.

Além dessas provas que devem ser mostradas, pode ser bom trabalhar pela experiência e para aproveitar de uma outra maneira a vida durante um intercâmbio. Que seja pela experiência, por necessidades ou ambas, eis como você pode conseguir um emprego na França.

O estudante estrangeiro que não possui um passaporte europeu não poderá trabalhar mais que meio período dentro de um tempo correspondendo aos seus estudos. Isso quer dizer que esta atividade profissional não poderá ultrapassar 964 horas por ano.

Para poder trabalhar como estudante não será preciso pedir uma autorização de trabalho e será a data de entrada no país inscrita no visto que abrirá o prazo durante o qual o estudante estrangeiro poderá trabalhar. (Um ano, por exemplo, se seu visto tiver como validade um ano).

Na hora da contratação, seu empregador deverá declará-lo junto da prefeitura de polícia da cidade de residência. São formalidades da responsabilidade de seu patrão. No entanto não deixe de conferir seus direitos e deveres pedindo ajuda de funcionários das prefeituras, ou ainda no serviço social de sua universidade.

Neste primeiro caso nos encontramos na situação de um estudante que procura um emprego (job étudiant) depois que chegou ao território francês. No entanto, segundo sua área de estudo, é possível achar um emprego antes de sair do Brasil.

Por um lado, todos os anos as universidades brasileiras mandam alunos para fora para que eles sejam lecteur (assistente de aula) na universidade com objetivo a promoção da língua portuguesa.  Por outro lado, as universidades francesas publicam editais nos quais eles oferecem essas vagas. O recrutamento se efetua dentro de cada faculdade, não se trata de um recrutamento global. São contratos geralmente renováveis por um ano.

Os dossiês devem ser compostos de um currículo e uma carta de motivação em francês e em português. O site da CAPES poderá lhe dar mais informações.

Também existe a possibilidade de ser assistente de língua portuguesa no ensino médio na França.

Se você gostar de crianças, há a possibilidade de se tornar baby-sitter. É uma excelente maneira de melhorar o seu francês ao contato com crianças, sempre muito tagarelas, e que lhe farão descobrir o quotidiano de uma família francesa. Você poderá conhecer a rotina escolar dos alunos franceses, participar dos eventos da escola (da festinha de fim de ano, por exemplo). E se o contato for bom, se você conseguir estabelecer laços com a família, essa relação pode se tornar uma amizade além de seu trabalho.

Existem várias agências e sites que o colocarão em contato com as famílias.

Veja o que mais se parece com a sua personalidade, seja cuidar de crianças, entrar no mundo do trabalho, e ache já um emprego para poder aproveitar sua estadia na França, vendo espetáculos, indo para o cinema, enfim, sem problemas financeiros.

Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.

Website | + posts