dezembro 22, 2014

Como obter um diploma em uma universidade francesa a distância

O que seria uma formação a distância?

Uma formação a distância, ou FOAD, é uma formação feita através de cursos pela Internet, para se obter o diploma de uma universidade ou de uma escola privada. As FOAD (Formation ouvertes et à distance – Formações abertas e a distância) são integradas às tecnologias educativas que reúnem cursos e recursos científicos e que usam as tecnologias da informação e da comunicação para uma auto-formação.

O material com que o aluno poderá estudar se encontra geralmente na Internet (plataforma de ensino online) e/ou sob a forma de CD-ROM e DVD.

A Conferência dos Presidentes de Universidades na França (CPU) notou que as universidades francesas sempre estão atrás do desenvolvimento e do aumento de seu prestígio e influência. E depois da promoção de ações como os intercâmbios, os duplos diplomas e as co-tutelas, abriu-se o caminho para as deslocalizações de diplomas nacionais, ou seja, é possível estudar numa universidade estrangeira parceira, mas receber um diploma francês.

Essas deslocalizações ficam sob o controle e a responsabilidade das universidades, qualquer que seja o tipo de diploma. Há uma fiscalização que é estreitamente feita, já que se envolve a reputação de cada universidade. Por isso existe uma verdadeira política de exigências de qualidades científicas, pedagógicas e sociais.

Algumas instituições francesas que oferecem FOAD

Dentro dessas propostas achamos a AUF (Agência Universitária da Francofonia) que propõe 75 formações abertas e a distância e oferece alocações de estudos. Eis as áreas que você poderia cursar no nível da graduação: Direito, Economia, Ciências Políticas, Ciências Exatas e Engenharia. No nível da pós-graduação há: Direito, Economia, Ciências Políticas, Ciências da Sociedade, Ciências Exatas e Ciências da Engenharia.

Também existem Campi digitais francófonos na África (em Bangui, Brazzaville, Bujumbura, Kinshasa, Libreville, Lubumbashi, N’Djamena, Ngaoundéré, Yaoundé), na África Ocidental (Abidjan, Bamako, Cotonou, Dakar, Lomé, Niamey, Nouakchott, Ouagadougou), na região Ásia-Pacífico (Danang, Hanoï, Hô Chi Minh Ville, Phnom Penh, Port-Vila, Vientiane), no Caribe (Port-au-Prince), na Europa central e oriental (Everan, Sofia, Tbilissi, Tirana), na Europa Ocidental e Maghreb (Alger, Oran, Rabat, Tunis), no Oriente-Médio (Alep, Alexandrie, Damas, Trípoli) e na região do Oceano Índico (Antananarivo, Moroni).

Mais de 300 unidades de ensino estão disponíveis via Internet, em parte ou integralmente, nas seguintes áreas: Economia e gestão, Ciências e Tecnologia da informação e da comunicação, Ciências e técnicas industriais, Trabalho e Sociedade.

Você pode encontrar o catálogo de oferta de formação aberta e a distância do CNAM: Conservatoire National des Arts et métiers (Conservatório nacional das Artes e Profissões). Veja mais informações no site da instituição.

Enfim, existe o CNED – Centre national d’enseignement à distance (Centre Nacional de ensino à distância) – que é gerenciado pelo Ministério da Educação Francês. Note, no entanto, que o CNED não é habilitado a fornecer diplomas, só as universidades parceiras têm essa habilitação. Os diplomas preparados são vastos e no nível universitário vão da Graduação à Pós-graduação. É também possível preparar os concursos de entrada na grandes escolas.

Atenção, em algumas formações você terá de ir à França para passar os testes e os exames finais ou para efetuar um estágio, e em alguns países será necessário seguir o processo do dossiê Campus France. Por isso venha conferir as informações no site de CampusFrance.
Quer aprender a falar françês?  O IFESP pode ajudar no seu projeto. Descubra nossos curso de francês 100% online, rápido e eficiente!

1. jeremias arone donane 30 de dezembro de 2014 at 5:46 - Reply

como fazer para mim inscrever

2. eleni gondim sales 21 de dezembro de 2016 at 1:04 - Reply

gostaria de aperfeiçoar este idioma

3. Maria da Conceição da Silva Ferreira 16 de junho de 2020 at 12:33 - Reply

Como fazer para fazer uma licenciatura na a´rea da literatura francesa. Já sou licenciada em Portugues-Latim_grego e tenho o curso da Alliance Française, em Paris.
    Mas gostaria de estudar na Sorbonne, online.
    Conceição Ferreira Professora de Português, Literatura portuguesa.