janeiro 28, 2015

O Glossário indispensável para vida estudantil na França

A vida estudantil na França de A a Z: tudo o que você precisa saber para facilitar e aproveitar sua estadia.

Alimentação

Todo estudante, com sua carteirinha estudantil, pode fazer uma refeição (café da manhã, almoço, jantar) em qualquer restaurante universitário da rede CROUS. Em outras palavras, esses são os restaurantes gerenciados pelo órgão social estudantil francês. Dessa forma, o valor de uma refeição é 3,20€.

Leia nosso artigo sobre Onde e como comer e beber barato!

Auxílio moradia, a CAF

A CAFCaisse d’allocations familiales, é o órgão que distribui os auxílios-moradia aos estudantes franceses e estrangeiros. Para solicitar o auxílio, você precisa preencher o formulário online. Geralmente, o aluno recebe em torno de 200 euros por mês. O que é uma quantia muito boa para a vida estudantil na França.

Leia nosso artigo sobre Auxílio moradia na França.

Bolsas

Existem várias! Pode ser uma bolsa do governo francês ou brasileiro, uma bolsa da região ou ainda uma bolsa de excelência acadêmica. Porém, como posso me candidatar? Primeiro consulte as condições de inscrição e depois monte e envie seu dossiê de candidatura.

Leia nosso artigo sobre a Bolsa Eiffel.

Cidade Universitária de Paris

Situada no 14° arrondissement da capital francesa, a Cidade Universitária de Paris  acolhe os estudantes franceses e estrangeiros que fazem uma Pós-graduação ou um Doutorado. Além disso, na Cidade Universitária de Paris existe um teatro, academia e diversas atividades culturais e esportivas programadas.

CROUS/ CNOUS

O CNOUS – Centre national des œuvres universitaires et scolaires é um órgão social nacional que cuida de tudo que os estudantes precisam. Em outras palavras: trabalho, alojamentos, auxílios etc. O site é organizado de forma clara para guiar o estudante ao longo de seu percurso acadêmico.

Ele atua em toda a França através de seus polos regionais, chamados CROUS. Dessa forma, oferecem os mesmos serviços em cada região e em todas as universidades, atendendo todos os estudantes franceses e estrangeiros.

Diplomas

O quadro geral das formações se chama LMD (Licence/Master/Doctorat) e os créditos são padronizados nos países da União Europeia, a fim de facilitar as equivalências de diplomas.

Na França, o sistema universitário se organiza nesta ordem:

• LICENCE: 3 primeiros anos (equivalente à Graduação no Brasil).
  • MASTER:  2 anos de estudos após a Licence (equivalente à Pós-graduação).
  • DOUTORADO: 3 anos de estudos após a obtenção de um Master recherche.

Escolas ou Grandes Écoles

São escolas particulares ou parcialmente particulares que oferecem formações de alto nível. As Pós-graduações geralmente são profissionalizantes e a seleção, mais rigorosa.

Note que os custos são mais elevados do que numa universidade pública.

Estágio

• Os estudantes estrangeiros podem estagiar.
  • Um estágio pode ser obrigatório para os estudantes que cursam um Master Professionnel (Especialização).
  • Todos os estudantes de todos os cursos podem estagiar graças a um contrato de estágio emitido entre as 3 partes: Universidade-Estudante-Empresa ou instituição.
  • Geralmente um banco de dados de estágios costuma ser disponibilizado pelas universidades francesas.

Locação

É uma alternativa à residência universitária ou quarto na Cidade Universitária. Portanto, é possível alugar um apartamento sozinho ou com outras pessoas para dividir as despesas.

Leia nosso artigo sobre as moradias estudantis.

Residência Universitária

Os tipos de alojamentos oferecidos são principalmente quartos, mas também estúdios e apartamentos HLM (habitations à loyer modéré, ou seja alojamentos de baixos custos) para jovens casais. Para se candidatar basta preencher um dossiê que se chama “Dossiê social estudantil” (DSE), do CROUS da cidade em que irá estudar.

Leia nosso artigo sobre as residências universitárias.

Saúde

Um auxílio-saúde está automaticamente incluído na taxa de matrícula para os estudantes com menos de 28 anos. Para os demais, um pagamento de 195€/ano será necessário.

Testes de proficiência em francês

Os níveis:

A1 Falante iniciante
A2 Falante de nível básico
B1 Falante intermediário
B2 Usuário independente
C1 Falante com domínio do idioma
C2 Falante com domínio pleno do idioma

As provas

TCF – Teste de Conhecimento do Francês
TCF-DAP (TCF para a Demande d’Admission Préalable) para ingressar no primeiro ou no segundo ano de uma graduação na França ou numa escola de Arquitetura.
DELF (Diploma de Estudos de Língua Francesa)
DALF (Diploma Aprofundado de Língua Francesa)

O nível mínimo exigido para ingressar numa instituição francesa é o intermediário B2. Leia nosso artigo sobre os testes de proficiência em francês.

Trabalho

Os estudantes estrangeiros que possuem um visto de estudante regular e em dia podem trabalhar cerca de 20 horas por semana. Em outras palavras, isso representa 60% do tempo legal de trabalho.

Transportes

Os estudantes têm direito a adquirir um cartão de estudante. Em Paris, por exemplo, esse cartão pode ser adquirido após o pagamento de uma taxa de 300€. Ele pode ser usado à vontade, durante um ano, no metrô, no ônibus e no RER (rede Express regional da região de Paris).

Leia nosso artigo sobre os meios de transportes franceses.

Universidade pública

85% das universidades francesas são públicas. O valor da inscrição por ano é em torno de 200€ para uma Graduação, de 300€ para uma Pós-graduação e enfim de 400€ para um Doutorado. As universidades públicas oferecem um amplo leque de formações e disciplinas de todos os níveis.

Leia nosso artigo sobre as universidades públicas francesas.

Saiba mais

Para melhor preparar seu projeto de estudos na França, nos te ajudamos no IFESP a selecionar os cursos de acordo com seu perfil e objetivo e obter uma bolsa de estudos. Basta agendar uma orientação acadêmica personalizada, presencial ou a distância.

Website | + posts