Novidades importantes para estudantes estrangeiros na França

Publicado em: 20 de setembro de 2018

A lei Orientation et Réussite des Etudiants, de março 2018, trouxe grandes novidades para os estudantes estrangeiros que estudam ou vão ingressar no ensino superior na França. Aqui estão algumas mudanças que essa lei trouxe:

SÉCURITÉ SOCIALE

Antes, o estudante tinha que pagar 217 euros por ano para ter acesso à saúde pública. Agora, o aluno não precisa mais pagar essa taxa e, ainda, terá os mesmos benefícios que tinha antes. Atualmente, ao invés de pagar a taxa anual, o aluno estrangeiro que chega para estudar na França deve fazer seu cadastro no site: https://etudiant-etranger.ameli.fr/#/, assim, ele começa a ter acesso aos seus direitos.

Caso você tenha dúvidas do que é a sécurité sociale o Universidades Francesas tem um artigo te explicando melhor o que é a sécurité sociale.

LA CONTRIBUTION VIE ETUDIANTE ET DE CAMPUS (CVEC)

Essa é uma taxa de 90 euros que todo estudante tem que pagar assim que chega na França. Ela tem como finalidade reforçar os serviços de acolhimento aos estudantes estrangeiros.

Assim que o estudante chegar na França, ele deve fazer seu cadastro em messervices.etudiant.gouv.fr e depois acessar o portal cvec.etudiant.gouv.fr, lá ele conseguirá pagar a taxa ou, em alguns casos, obter a isenção.

Porém, uma dica do Campus France é fazer o cadastro para a CVEC antes de sair do seu país, já que o processo é todo feito online. Assim, é menos um procedimento administrativo que você precisa se preocupar quando já estiver na França.

O Campus France criou um tutorial para ajudar os estudantes estrangeiros a realizar os procedimentos da CVEC.

VISALE

O VISALE é uma caução gratuita oferecida para todos os estudantes, ela tem o intuito de ajudar o estudante a mostrar uma garantia de pagamento ao seu locatário, facilitando o aluguel de apartamento ou quarto em residência estudantil.

Mas, atenção, somente estudantes que têm um visa long séjour (VLS-TS) podem se beneficiar do VISALE, por isso verifique qual visto você possui e se você tem direito ao VISALE.

O Campus France incentiva os estudantes a realizar o procedimento de demanda do VISALE antes de chegarem à França, pois ele pode ser feito online e não é preciso apresentar seu futuro endereço no país. Porém, é necessário ter o visto em mãos para poder iniciar o cadastro, pois esse é um dos dados pedidos.

Recomendamos que você acesse o tutorial preparado pelo Campus France que explica o processo para pedir o VISALE.

Está com dúvidas sobre os procedimentos administrativos até o momento de chegar na França? O Curso de Francês Online – CFOL tem um guia passo a passo que te ajuda a se preparar tanto para o processo da candidatura, como para os procedimentos que vêm depois dele.