Como um marco de sua ação em apoio aos Direitos Humanos, a Embaixada da França no Brasil oferece aos jovens brasileiros francófonos e comprometidos com ações de promoção dos direitos humanos a oportunidade de realizar uma viagem para a França e participar de um curso de formação neste tema, o programa “Labcitoyen 2016“, com passagens aéreas e alojamento pagos.
O que é o Labcitoyen?
Todos os anos, o Ministério das Relações Exteriores e Desenvolvimento Internacional (Ministère des Affaires Étrangères et du Développement International) e o Instituto Francês (L’Institut Français), em colaboração com a Casa de Culturas do Mundo (Maison des Cultures du Monde) organizam o LabCitoyen. Destinado à jovens brasileiros francófonos entre 20 e 26 anos, este programa centrado nos direitos humanos visa tanto discutir questões de cidadania por meio de conferências, debates e ateliês, bem como promover e difundir a língua francesa pelo mundo. A edição de 2016 abordará como tema “Saúde e Direitos Humanos”, acontecerá de 3 a 11 de julho de 2016, em Paris.
Condições para participar do Labcitoyen 2016
- Ser brasileiro.
- Ter entre 20 e 26 anos.
- Possuir nível linguístico francês B1 ou um diploma ou certificado equivalente.
- Estar publicamente comprometido com o tema da Saúde e dos Direitos Humanos.
Como se candidatar para o Labcitoyen 2016?
Os interessados devem fazer um dossiê de candidatura em francês (certificado do nível B1 em língua francesa, curriculum vitae, carta de motivação) e enviar diretamente para a Embaixada da França no Brasil. A data limite para as candidaturas vai até 4 de abril de 2016.
O IFESP auxilia os candidatos na redação dos documentos do dossiê de candidatura no formato e nos padrões franceses, fornecendo a metodologia e os modelos para a criação de um currículo e de uma carta de motivação. A revisão é feita por nossa orientadora: Alexandra Agostino, Mestre em Direito Internacional e Direitos Humanos pela Universidade Paris 2 Panthéon-Assas.
Podemos também ajuda-lo a atingir o nível B1 de francês! Faça o nível inteiro do B1 em 6 semanas aqui no IFESP! Sim, é possível!