agosto 3, 2021

Concurso do Itamaraty: conheça os pré-requisitos

Você já pensou em trabalhar no Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores, seguindo uma carreira de diplomata? Você sabia que o Instituto Rio Branco é o responsável pela formação do corpo diplomático brasileiro? Conheça agora, tudo sobre o concurso para ingressar em uma carreira única no serviço exterior!

Para ingressar na carreira de diplomata no Itamaraty, você deve ser aprovado no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), que acontece uma vez por ano. Em 2020, as inscrições estiveram abertas entre às 8 horas de 6 de julho de 2020 e as 23h59 horas de 9 de agosto de 2020. Porém, o concurso previsto para aquele ano foi suspenso, tendo sua continuação apenas em 2021. Dessa forma, a primeira e segunda fase foram aplicadas, respectivamente, em junho e julho de 2021, e a terceita e última fase tem data marcada para agosto deste mesmo ano.

Ao todo, foram ofertadas 25 vagas para o cargo de “Classe inicial da Carreira de Diplomata (Terceiro Secretário)”. Essas, ainda são segmentadas em ampla concorrência (18 vagas), candidatos negros (5 vagas) e pessoas com deficiência (2 vagas), conforme publicado no edital.

Pré-requisitos:

  • Ser brasileiro nato;
  • Ter no mínimo 18 anos;
  • Estar em dia com os direitos políticos e com as obrigações eleitorais;
  • Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
  • Apresentar diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Obs.: Não há exigências quanto à área de formação;
  • Ter sido aprovado no concurso (CACD).

O concurso para trabalhar no Itamaraty

O Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata é realizado, em colaboração, pelo Instituto Rio Branco (IRBr) e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O concurso é dividido em três fases, constituídas por diversas provas objetivas e discursivas.

A primeira fase é composta por 73 questões objetivas nas seguintes áreas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional, Geografia, Noções de Economia, e Noções de Direito e Direito Internacional Público. Ela foi aplicada no dia 13 de junho de 2021 e selecionou os candidatos para a segunda fase.

A segunda fase aconteceu nos dias 10 e 11 de julho de 2021 e foi composta por uma redação sobre um tema geral, elaboração de um resumo e um exercício de análise e intepretação de textos. Nesta mesma fase é aplicada uma segunda avaliação considerando a lingua inglesa, com uma redação, tradução de português para o inglês e vive-versa, e elaboração de um resumo em inglês, de um texto escrito na lingua inglesa.

Por sua vez, a terceira fase é composta por questões discursivas nas mesmas áreas da primeira fase e que acontecerá entre os dias 27 e 29 de agosto de 2021 Além disso, no último dia, é aplicada uma prova objetiva de espanhol ou francês.

Os resultados dos aprovados no concurso para trabalhar no Itamaraty serão divulgados no dia 14 de setembro de 2021.

Você quer trabalhar no Itamaraty e não sabe como se candidatar? Precisa se preparar para a prova de francês do CACD? Então, agende uma orientação gratuita personalizada no IFESP e conheça nosso curso específico para a prova de francês do Itamaraty!

Website | + posts

Seja o primeiro a saber

Assine nossa Newsletter

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Leave A Comment

Website | + posts