agosto 3, 2021

Concurso do Itamaraty: conheça os pré-requisitos

Você já pensou em trabalhar no Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores, seguindo uma carreira de diplomata? Você sabia que o Instituto Rio Branco é o responsável pela formação do corpo diplomático brasileiro? Conheça agora, tudo sobre o concurso para ingressar em uma carreira única no serviço exterior!

Para ingressar na carreira de diplomata no Itamaraty, você deve ser aprovado no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), que acontece uma vez por ano. Em 2020, as inscrições estiveram abertas entre às 8 horas de 6 de julho de 2020 e as 23h59 horas de 9 de agosto de 2020. Porém, o concurso previsto para aquele ano foi suspenso, tendo sua continuação apenas em 2021. Dessa forma, a primeira e segunda fase foram aplicadas, respectivamente, em junho e julho de 2021, e a terceita e última fase tem data marcada para agosto deste mesmo ano.

Ao todo, foram ofertadas 25 vagas para o cargo de “Classe inicial da Carreira de Diplomata (Terceiro Secretário)”. Essas, ainda são segmentadas em ampla concorrência (18 vagas), candidatos negros (5 vagas) e pessoas com deficiência (2 vagas), conforme publicado no edital.

Pré-requisitos:

  • Ser brasileiro nato;
  • Ter no mínimo 18 anos;
  • Estar em dia com os direitos políticos e com as obrigações eleitorais;
  • Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
  • Apresentar diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Obs.: Não há exigências quanto à área de formação;
  • Ter sido aprovado no concurso (CACD).

O concurso para trabalhar no Itamaraty

O Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata é realizado, em colaboração, pelo Instituto Rio Branco (IRBr) e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O concurso é dividido em três fases, constituídas por diversas provas objetivas e discursivas.

A primeira fase é composta por 73 questões objetivas nas seguintes áreas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional, Geografia, Noções de Economia, e Noções de Direito e Direito Internacional Público. Ela foi aplicada no dia 13 de junho de 2021 e selecionou os candidatos para a segunda fase.

A segunda fase aconteceu nos dias 10 e 11 de julho de 2021 e foi composta por uma redação sobre um tema geral, elaboração de um resumo e um exercício de análise e intepretação de textos. Nesta mesma fase é aplicada uma segunda avaliação considerando a lingua inglesa, com uma redação, tradução de português para o inglês e vive-versa, e elaboração de um resumo em inglês, de um texto escrito na lingua inglesa.

Por sua vez, a terceira fase é composta por questões discursivas nas mesmas áreas da primeira fase e que acontecerá entre os dias 27 e 29 de agosto de 2021 Além disso, no último dia, é aplicada uma prova objetiva de espanhol ou francês.

Os resultados dos aprovados no concurso para trabalhar no Itamaraty serão divulgados no dia 14 de setembro de 2021.

 

Website | + posts

Seja o primeiro a saber

Assine nossa Newsletter

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

Leave A Comment

Website | + posts