Governo francês oferece bolsas para brasileiros darem aula de português na França

Publicado em: 25 de outubro de 2019

A Embaixada da França no Brasil abriu inscrições para um programa bem inovador!

O objetivo: permitir que os brasileiros se aproximem da língua e cultura francesa, oferecendo bolsas para darem aula de português na França.

As bolsas são parte do programa Assistants de Langue do governo francês. Os instrutores selecionados receberão o status de funcionários temporários do Estado francês e um salário variando de 700 a 1100 euros dependendo do local.

Uma boa forma de aproximar nossos dois países e criar laços duradouros!

Requisitos para concorrer ao programa

• ter entre 20 e 30 anos de idade;
  • estar matriculado no último ano da graduação;
  • estar cursando letras, línguas estrangeiras ou um curso relacionado;
  • ter conhecimento da língua francesa equivalente pelo menos ao nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência (Teste seu nível de francês aqui)

Informações gerais sobre o programa de bolsas para brasileiros lecionarem português na França

• Duração do programa: 7 meses, de outubro 2020 até abril 2021
  • Valor da bolsa: 770 a 1100 euros por mês
  • Prazo para inscrições: 18 de novembro de 2019
  • Os candidatos selecionados poderão também se inscrever em uma universidade francesa, contanto que seus estudos não atrapalhem o seu trabalho docente.

Em 2019, foram atribuídas ao Brasil 33 vagas de trabalho desse programa – nove das quais na Guiana Francesa. O número exato de bolsas para 2020 será definido entre abril e maio de 2020.

Processo de candidatura

1. Preencher o formulário de candidatura disponível neste link.
  2. Como parte do processo, será necessário anexar outros documentos ao formulário, como cópia do passaporte com validade até o fim de 2021.
  3. Também será necessário que um professor do candidato preencha parte do documento.
  4. Até 13 de dezembro, os candidatos farão uma entrevista por telefone.
  5. Até 18 de dezembro, saberão se suas candidaturas foram selecionadas a nível nacional.
  6. Os candidatos escolhidos serão informados entre abril e maio de 2020.

Você quer saber mais sobre o programa? Saber se tem o perfil? Conhecer outras oportunidades de bolsas e financiamentos para estudar na França em 2020?

Qual próximo passo?

Podemos te ajudar e queremos te ajudar.
O que oferecemos:

• Teste de nível de francês online gratuito
  • Curso preparatório intensivo online para exames de proficiência oficiais TCF, DELF B1, DELF B2 e DALF C1/C2
  • Programa de Assessoria personalizada para montar o dossiê de candidatura para universidades e bolsas (incluindo: correção de currículo no padrão francês, auxílio acadêmico, correção de carta de recomendação, correção de carta de motivação, simulado de entrevista…)

Nossos contatos:

Whatsapp: +5511 99 111 94 25
Fixo: +5511 3031 3599
E-mail: [email protected]

Já acompanhamos +9000 brasileiros que conseguiram em menos de 12 meses se preparar para estudar na França. Confira os depoimentos de quem já passou pelo processo.

Torne seus sonhos em realidade, participe do processo seletivo!

Fonte: https://br.ambafrance.org/Programme-d-assistants-de-langue-portugaise-en-France-Annee-scolaire-2020-2021