Fundação Renault – Inscrições para bolsas de estudo na França
Publicado em: 5 de janeiro de 2017
A Fundação Renault, criada pela empresa em 2011, está envolvida nos seguintes temas de pesquisa: gestão internacional, desenvolvimento sustentável e veículos elétricos. A Fundação desenvolveu programas inovadores nessas áreas e oferece bolsas de estudo na França aos alunos estrangeiros interessados nesses cursos. A cada ano, 80 estudantes estrangeiros se beneficiam dessa oportunidade.
EDITAL DE RECRUTAMENTO PARA 2017-2018
A Fundação Renault abre o processo de seleção de estudantes estrangeiros para obtenção de bolsas de estudo na França para os níveis Master e MBA. Se você sempre sonhou em conhecer o país e tem interesse em gestão internacional, estudos de mobilidade sustentável ou tecnologias ligadas a veículos elétricos, esta pode ser a sua oportunidade de estudar na França no ano letivo de 2017-2018.
Inscrições até 08 de janeiro de 2017 junto à USP!
QUAIS SÃO AS DIFERENTES BOLSAS CONCEDIDAS?
Inscrições abertas para candidaturas às bolsas:
- Master TRADD (Transport et Développement Durable – Transporte e Desenvolvimento Sustentável)
- Master MVE (Mobilité et Véhicules Electriques – Mobilidade e Veículos Elétricos)
- MBAManagement International
QUAIS SÃO OS PRÉ-REQUISITOS?
PARA OS MASTERS TRADD E MVE:
- Menor de 35 anos em 1º de setembro de 2017;
- Diploma de Ensino Superior em instituição reconhecida internacionalmente;
- Comprovação de nível intermediário de francês (Exame de Proficiência em francês TCF ou DELF B2).
PARA O MBA:
Este programa é aberto a todos os perfis de profissionais diplomados e com experiência, por exemplo, engenheiros, economistas, juristas e especialistas em Relações Internacionais.
- Menor de 35 anos em 1° de setembro de 2017;
- Possuir 1 ano de Master validado (diploma europeu) ou diploma similar (graduação);
- Comprovação de experiência profissional de no mínimo 3 anos;
- Conhecimento de língua inglesa (comprovação através de teste equivalente ao nível 750 TOEIC) e língua francesa (Exame de Proficiência em francês TCF ou DELF B2);
- Apresentar projeto profissional coerente com os critérios de seleção e de nível de excelência visado.
QUAL A DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA?
DOCUMENTAÇÃO para a 1ª ETAPA:
- Curriculum Vitae (francês) com contato skype;
- Carta de Motivação (francês) que explicite o interesse na formação, os conhecimentos já adquiridos, os projetos profissionais e a pertinência do programa para sua carreira;
- Histórico escolar (francês ou inglês) + cópia do histórico original;
- Comprovação do nível intermediário de francês (Exame de Proficiência em francês TCF ou DELF B2).
Para o MBA Management Internacional, anexar também:
- Comprovante de experiência profissional de 3 anos;
- Comprovação do nível da língua inglesa (equivalente a 750 TOEIC).
DOCUMENTAÇÃO para a 2ª ETAPA:
- Documentação da 1ª etapa;
- 2 cartas de recomendação (francês ou inglês);
- Cópia de cada diploma de graduação obtido + tradução juramentada para o francês (3 cópias de cada);
- Foto digital;
- Atestado médico (francês);
- Cópia do passaporte.
QUAL O PROCESSO DE SELEÇÃO?
- 1ª ETAPA: Pré-seleção (Até 08 de janeiro de 2017)
Apresentação da candidatura enviando os documentos via e-mail para [email protected] (USP).
- 2ª ETAPA: Candidatura Online para os candidatos selecionados (Até 23/01/2017)
Os candidatos pré-selecionados receberão login e senha para realizarem a candidatura online (no site da Fondation Renault) e anexar os documentos solicitados.
- 3ª ETAPA: Entrevista (entre fevereiro e março de 2015)
Após análise dos documentos recebidos, as Escolas do GrupoParisTech e Fondation Renault realizarão entrevista em língua francesa via skype.
ATENÇÃO: Alunos UFRJ, UNICAMP e UTFPR devem procurar o responsável de relações exteriores de sua universidade. Os demais alunos devem realizar a candidatura através da USP.
PRAZO DA CAMPANHA E RECRUTAMENTO:
- Até 08/01/2017: Pré-seleção – apresentação da candidatura e envio dos documentos
- Até 12/01/2017: Resultado da pré-seleção
- Até 23/01/2017: Candidatura online
- Entre fevereiro e março 2017: Entrevista via skype
- Entre final de abril e maio 2017: Resultado final
COMO O IFESP TE AJUDA A PASSAR NO PROCESSO SELETIVO?
O dossiê de candidatura faz toda a diferença, pois a seleção é feita a partir dele. O IFESP te ajuda a preparar esse dossiê de candidatura de acordo com o padrão francês de redação e as exigências das instituições francesas.
Além disso, oferecemos cursos preparatórios intensivos para TCF e DELF exigidos pelas universidades francesas e uma preparação para as entrevistas acadêmicas de admissão.
Para mais informações, entre em contato para agendar uma entrevista de orientação acadêmica personalizada, presencial ou à distância, para estudos na França.
Contate-nos pelo telefone: +55 11 3031 3599 ou pelo e-mail: [email protected]
Tenho 41 anos término minha primeira graduação em gestão de RH esse ano. Pela minha idade será q eu consigo fazer alguma pós na França ou Europa ou não. Só doutorado n pede idade máxima?
Bonjour ! As universidades não possuem restrições de idade na candidatura.
Bonjour! j´ai le plaisir de faire le master mais on n´a pas de condictions pour soutenir des etudes.