França aumenta taxa de inscrição de estudantes não europeus

Publicado em: 6 de dezembro de 2018

O primeiro ministro francês Édouard Philippe anunciou dia 19 de novembro o aumento da taxa da inscrição na universidade para estudantes estrangeiros não europeus. Antes os estudantes estrangeiros pagavam a mesma taxa que os estudantes franceses: 170 euros para a graduação, 243 euros para o mestrado e 380 euros para o doutorado.

Quanto ficam as taxas agora?

As taxas a partir de 2019 sobem para 2770 euros por ano para a graduação e 3770 para o mestrado e doutorado.

Essa decisão faz parte do projeto intitulado “Bienvenue en France” (Bem-vindo a França) que visa aumentar o número de estudantes estrangeiros nas universidades francesas. Até 2027 o país quer aumentar a vaga para estudantes estrangeiros para 500.000, já que hoje a França acolhe 300.000 estudantes estrangeiros.

Melhoras no acolhimento de estudantes estrangeiros

O aumento no valor também é justificado pelo governo, que diz que dentre as melhorias que esse projeto pretende por em vigor é: a maior facilidade para obtenção de visto e diminuir a burocracia universitária.

Édouard Philippe reforçou que embora com o aumento, a França ainda está cobrando menos pelo ensino superior quando comparado com outros países da Europa e ainda garantiu que esse aumento não será em vão, pois eles vão aumentar o número de bolsas para 14.000 e priorizar alunos vindos de países em desenvolvimento.

Contudo, essa medida tem causado grande repercussão entre os alunos estrangeiros, entre eles, os brasileiros que pretendiam se candidatar a uma universidade francesa. Alguns comentam da injustiça de ter que pagar mais que um estudante estrangeiro e não acreditam que essa proposta visa aumentar o número de estudantes estrangeiro, mas somente selecionar cada vez mais, priorizando estudantes estrangeiros que possam pagar essa quantia.

Fique de olho nas bolsas

Não perca a oportunidade de se inscrever nas bolsas para ensino superior na França. Nós fizemos uma seleção de bolsas francesas para vocês, vocês podem acessá-las aqui.