junho 10, 2014

Bolsas de estudo, trabalho e financiamento dos estudos na França

Muitos acreditam que estudar em um país de primeiro mundo, como a França, é impossível em termos de valores. Porém, não é este o caso. Há hoje várias maneiras de se obter financiamento ou bolsa de estudos para estudar na França. O sistema francês de ensino superior oferece várias possibilidades de formações a um custo mínimo.

A grande maioria das Universidades francesas são públicas: o governo francês toma a seu encargo a maior parte do custo do ensino, mantendo as taxas de inscrição em um patamar dos mais baixos do mundo (entre 180 e 400 euros). Desta forma, todo estudante estrangeiro inscrito em uma instituição francesa pública já possui uma bolsa do Estado francês.

O aluno também pode contar com uma assistência médica estudantil. Para isso, todos os estudantes menores de 28 anos devem se inscrever na cobertura social francesa, a um custo anual muito reduzido (200 euros). Os estudantes estrangeiros têm autorização para trabalhar até 20h semanais, o que equivale a receber cerca de 500 euros mensais, que contribuirá para cobrir os gastos durante o período de estudos. No âmbito das ofertas de trabalho, os CROUS (Centros Regionais de Obras Universitárias) dispõem de propostas de empregos temporários como baby-sitter, em cursos particulares, em pesquisas e também em certos setores profissionais como comércio, hotelaria, restaurantes, publicidade, etc.

Os estudantes podem trabalhar como au pair e também podem aproveitar o período de férias para trabalhar na França. Todos os estrangeiros, de qualquer nacionalidade, podem se candidatar ao Programa de au pair. A duração do contrato não pode ser inferior a três meses nem superior a um ano. Ele é prorrogável por seis meses.
O estudante precisa ter pelo menos 18 anos e no máximo 30 anos. É necessário um conhecimento prévio da língua francesa. Ao elaborar o dossiê, o candidato ao au pair deve indicar seu nível de francês, os diplomas que obteve e sua orientação profissional. Se a estadia ocorrer durante o ano escolar, ele deve estar inscrito num curso de francês para estrangeiros. Durante o período de férias, essa inscrição não é obrigatória se ele tiver frequentado pelo menos um ano de curso superior na França.

Os direitos e as obrigações do estudante e da família que o acolhe estão claramente definidos por um acordo europeu que prevê para o estudante: alimentação, moradia e dinheiro para despesas menores, como compensação pelos serviços prestados à família. Durante o período de au pair, o estudante deve participar das tarefas cotidianas da casa, como ajudar a cuidar das crianças, por exemplo. O tempo destinado aos seus serviços não pode ultrapassar 30 horas por semana.

Além da possibilidade de trabalhar, o estudante pode se candidatar a vários programas de bolsas. Os estudantes brasileiros podem se candidatar a receber bolsas: do governo francês, bolsas atribuídas por organizações internacionais ou não governamentais, bolsas de regiões francesas, bolsas próprias de determinadas instituições, etc. Uma dica: entre em contato diretamente com a Universidade para negociar uma bolsa. Algumas Universidades francesas possuem seu próprio serviço de bolsas. Outra opção é procurar fundações ou outras entidades que forneçam bolsa ou loan (empréstimo a ser ressarcido quando o estudante terminar o curso e entrar no mercado de trabalho).

Para mais informações, tirar dúvidas ou apresentar o seu projeto de estudos, entre em contato e/ou agende uma entrevista de orientação acadêmica personalizada.

+ posts

Seja o primeiro a saber

Assine nossa Newsletter

Thank you for your message. It has been sent.
There was an error trying to send your message. Please try again later.

35 Comments

  1. Nasser Delio 28 de abril de 2012 at 16:00 - Reply

    Hello I am a citizen of Nasser Delio intidade desire Angola copy or degree in aerospace engineering in France want to know the conditions that vosses offer for those who wish to study in France without having ali.obrigado family and a hug

  2. Filipa Pinheiro 7 de agosto de 2014 at 23:26 - Reply

    Boa Noite!
    Encontrei este site milagrosamente e pedia por favor que me esclarecessem umas dúvidas.
    Eu sou aluna do 3º ano da universidade e provavelmente terei que emigrar para França, será possível terminar lá os estudos? Estou numa faculdade privada e não posso perder o investimento feito até agora!
    Obrigada pela atenção 🙂

    • Pauline 14 de agosto de 2014 at 11:19 - Reply

      Bom dia Filipa, é possível sim você continuar seus estudos na França. Você deverá passar por um processo de equivalência: analisando seu histórico escolar e sua grade curricular as universidades francesas poderão te dizer em que ano entrar. Se quiser, poderia agendar uma orientação acadêmica personalizada com o IFESP. Para isso, contate-nos pelo telefone: +55 11 3031 3599 ou pelo e-mail: [email protected]

  3. zoe noe true 2 de outubro de 2014 at 2:44 - Reply

    Bom dia! Sou estrangeiro, mais estou estudando aqui Brasil. Estou terminando ensino médio. É possível conseguir uma bolsa para estudar na França?

    • zoe noe true 2 de outubro de 2014 at 2:50 - Reply

      Por favor! Algum pode me esclarecer? Obrigado pela atenção de vocês!

    • pauline 7 de outubro de 2014 at 18:59 - Reply

      Olá, sim é possível mas teria que analisar seu caso, área de estudos… Aconselho você marcar uma orientação acadêmica sobre estudos na França com o IFESP. [email protected] ou 11 30313599.

  4. Joao de Brito B. Macaia 4 de fevereiro de 2016 at 20:50 - Reply

    Saudacoes, sou o Sr Joao de Brito B. Macaia, de nacionalidade angolana, portador d’um diploma de Engenheiro, querendo seguir os estudos em franca isto me sera possivel?

  5. Franklim joao 25 de junho de 2016 at 5:23 - Reply

    Ola,sou angolano quero uma opurtunidade de estudar a licenciatura em frança..preciso de uma bolsa

  6. Karolaine Rossi 30 de junho de 2016 at 17:44 - Reply

    As orientações acadêmicas só podem se feitas via Skype?

  7. Renata Pimenta de Medeiros 13 de julho de 2016 at 12:12 - Reply

    Olá, bom dia. Sou brasileira formada em direito e tenho interesse em fazer mestrado na França, com bolsa de estudo, mas não sei o caminho. VOcê pode me dar alguma dica do que devo fazer? Obrigada

  8. Victor Souza 6 de setembro de 2016 at 13:50 - Reply

    Boa tarde! Sou estudante de economia da universidade federal rural de pernambuco, estou no 5º período do meu curso, gostaria muito de ir para frança, tenho tios que moram lá a 5 anos e neste ano estão regularizando os papeis dele na França. Mas gostaria de ir em janeiro no max em março, porém, para retirar o visto requer muita burocracia e uma das coisas que me impede é a questão de ter que pagar 6 meses de curso e 3 de aluguel… Quero saber se tem como ir para a França, continuar meus estudos sem o visto. Ou se tem outra coisa a se fazer… Ou se você sabe realmente bolsas de estudos na França.

    • Denise Castan 10 de outubro de 2016 at 13:35 - Reply

      Olá Victor, existem diversas possibilidades para estudar na França. Com seus tios morando lá, eles podem fazer uma carta convite para que você more com eles. Além disso, na França, a maioria das universidades são públicas, o que quer dizer que você só teria que pagar uma taxa entre 200 e 400 euros pelo ano todo. Sendo aceito por uma universidade, você conseguirá fazer o pedido de visto facilmente e rapidamente. Aconselho que você agende uma orientação acadêmica conosco para que possamos te explicar os detalhes. De qualquer forma, você não pode ficar na França por mais de três meses sem visto, isso seria ilegal, por isso é importante ter um bom plano de estudos para conseguir realizar seu sonho.

  9. Matheus Rodrigues Sessa 2 de novembro de 2016 at 15:20 - Reply

    Olá, meu nome e Matheus, tenho 23 anos e conclui o curso de História. Falo inglês fluente, italiano e espanhol mediano e estou estudando frances. Sou brasileiro nato e gostaria de fazer um mestrado direcionado a história , artes, etc. Como posso conseguir e quais oa trâmites e quanto isso custaria. Agradeço muito se puder me ajudt

    • Denise Castan 11 de novembro de 2016 at 17:00 - Reply

      Olá Matheus, que tal você agendar uma orientação acadêmica conosco? Na orientação poderemos explicar tudo que você precisa saber sobre fazer um mestrado na sua área na França. Aguardamos o seu contato para que possamos começar a realizar seu sonho!

  10. eulaliajoaopaulino 29 de janeiro de 2017 at 8:36 - Reply

    ola sou moçambicana. fiz o meu ensino medio e sou muito apaixonada pela língua francesa gostaria de saber se é possível obter uma bolsa estudo. obrigada pela atenção

    • Náthalia Matsutani 11 de maio de 2017 at 18:14 - Reply

      Bonjour ! As bolsas de estudos disponíveis para os brasileiros são: Eiffel, Victor Hugo, Paris-Saclay e Limoges. Você pode verificar os editais para confirmar se alunos de outras nacionalidades podem se inscrever também!

  11. Pedro lukoki 6 de fevereiro de 2017 at 8:07 - Reply

    Prezados senhores,
    Eu sou Angolano

    Humildemente peço vos uma bolsa para França,tenho o domínio da língua, mesmo que for trabalhar e cobri lá, fiz até o segundo ano na faculdade parei ñ tenho como sustentar e sou de uma família humilde, como podem ajudar me??????????

    • Náthalia Matsutani 11 de maio de 2017 at 18:02 - Reply

      Bonjour ! Infelizmente nós não oferecemos bolsas de estudos. Você deve verificar essa possibilidade diretamente com a sua universidade de interesse.

  12. Idanilson da silva 7 de março de 2017 at 9:34 - Reply

    Queria que a frança me oferece a bolsa para vir fazer agronomia.

  13. Tiago Francisco Gombo 8 de março de 2017 at 19:10 - Reply

    Chamo – me Tiago.Eu sou estudante universitario na Russia, vou terminar a universidade este ano 2017. Nasci em Angola,sou angolano vivo na Russia ha mais de 3 anos. Preciso de uma BOLSA DE ESTUDO para eu ir estudar na França pra fazer Mestrado.
    – Como faço pra ingressar em uma universidade na frança ?
    – Eu quero candidatar para bolsa e queria saber sobre os custos financeiros ?
    – Os estudos sera gratuito ou nao gratuito ?
    – A residencia estudantil sera gratuito ou nao gratuito ?
    – Eu preciso saber se haverá exame de admissão para a faculdade para aspirantes ou candidatos ?
    – Haverá alguma formação na área da linguagem para os estudantes que não têm conhecimento da língua francesa?

    • Náthalia Matsutani 11 de maio de 2017 at 17:43 - Reply

      Bonjour Tiago, nós oferecemos uma Orientação Acadêmica para estudos na França para candidatos brasileiros. Caso seja do seu interesse, você poderá adquirir esse serviço aqui: http://www.cursodefrancesonline.com.br/mod/page/view.php?id=2264
      Lembrando que o processo de candidatura não é necessariamente o mesmo para alunos de diferentes nacionalidades.

  14. Inácio Victor 4 de agosto de 2017 at 13:02 - Reply

    Olá, eu Angolano tenho o médio feito quero uma bolsa de estudo para França para o ano 2018.

    porfavor ajudam-me

    • Karina 15 de março de 2018 at 19:29 - Reply

      Bonjour Inácio,
      Existe uma diversidade de bolsas para quem quer estudar na França: bolsas do governo francês, da União Europeia, das próprias instituições de ensino, bolsas regionais, etc. Acredito que você irá se interessar por este artigo: https://www.universidadesfrancesas.com.br/bolsas-e-estudos-no-exterior/.
      Também sugiro que você agende uma orientação acadêmica conosco://cursodefrancesonline.com.br/orientacao-academica/. Dessa forma, discutiremos o seu projeto e poderemos te apresentar opções de universidades e cursos, explicar todo o processo de candidatura, etc.

      À bientôt

  15. Milchon jose 5 de setembro de 2017 at 15:38 - Reply

    Bonjor..sou Micka tenho 17 anos, estudante do primeiro ano licenciatura em frances gostaria de ter uma bolsa..isso é possivel??
    Ajuda

    • Karina 15 de março de 2018 at 19:31 - Reply

      Bonjour,
      Sim! isso é possível. Existe uma diversidade de bolsas para quem quer estudar na França: bolsas do governo francês, da União Europeia, das próprias instituições de ensino, bolsas regionais, etc. Acredito que você irá se interessar por este artigo: https://www.universidadesfrancesas.com.br/bolsas-e-estudos-no-exterior/.
      Também sugiro que você agende uma orientação acadêmica conosco://cursodefrancesonline.com.br/orientacao-academica/. Dessa forma, discutiremos o seu projeto e poderemos te apresentar opções de universidades e cursos, explicar todo o processo de candidatura, etc.

      À bientôt

  16. Engrácia António Pascoal 30 de novembro de 2017 at 21:00 - Reply

    Bonjour, bonsoir, je m’appelle Engrácia António Pascoal, j’ai 21 ans, j’ai terminé le lycée il y a 2 ans et je veux savoir comment puis-je demander une bourse pour étudier en France? Parce que je comprends et je peux écrire en français. S’il te plaît, aide-moi. Je vous laisse mon email: [email protected]

    • Karina 15 de março de 2018 at 19:32 - Reply

      Bonjour Engrácia,
      Existe uma diversidade de bolsas para quem quer estudar na França: bolsas do governo francês, da União Europeia, das próprias instituições de ensino, bolsas regionais, etc. Acredito que você irá se interessar por este artigo: https://www.universidadesfrancesas.com.br/bolsas-e-estudos-no-exterior/.
      Também sugiro que você agende uma orientação acadêmica conosco://cursodefrancesonline.com.br/orientacao-academica/. Dessa forma, discutiremos o seu projeto e poderemos te apresentar opções de universidades e cursos, explicar todo o processo de candidatura, etc.

      À bientôt

  17. Indira Xavier 11 de maio de 2018 at 8:16 - Reply

    Saudações. Sou a Indira Xavier, sou angolana, tenho o ensino médio concluído em ciências e gostaria de estudar em França como bolseira, porque não tenho condições financeiras para estudar por conta própria. Pretendo cursar Direito em França. O que é necessário?
    Quais os procedimentos?

  18. Maria Luisa 24 de julho de 2019 at 8:16 - Reply

    Olá!Eu chamo-me Maria Luisa, tenho 16 anos de idade,sou angolana e estou no segundo ano do ensino médio,é possível ganhar uma de suas bolsas? E como faço?

    Obrigado pela atenção.

  19. carlos cabitango José 16 de julho de 2021 at 17:02 - Reply

    Olá eu sou Carlos, angolano preciso de uma bolsa para licenciatura ou para curso tecnico no de ciências de computação ou sociais. Tenho 22anos finalista do ensino médio já tenho da língua francesa… Preciso mesmo muito de ajua.

Leave A Comment

+ posts