março 3, 2015

Bolsa de estudos para Pós-Graduação em Paris : Bourse Master Ile de France

A Bolsa Master Ile de France é uma das diversas bolsas que podem ajudá-lo a realizar sua estadia acadêmica na França nas melhores condições.

Leia a seguir como funciona essa bolsa e veja como se beneficiar dela!

Para quem?

Para os candidatos que querem ingressar num curso de Pós-Graduação ou Mestrado (Master Recherche ou Professionnel) numa universidade francesa da região de Paris (Île de France).

Não há restrições quanto à instituição de ensino escolhida e quanto à disciplina cursada.

Atenção: Os alunos que já realizaram um ano de estudos na França, que possuem dupla nacionalidade, sendo uma delas a francesa, ou  que já são favorecidos por algum auxílio do governo francês. não são elegíveis! Além disso, o período letivo na França não pode ser inferior a 10 meses.

Benefícios?

Essa bolsa de estudos é composta por um subsídio mensal e um alojamento garantido na Cité Internationale de Paris (Cidade Universitária de Paris). Compreende um montante anual de 10.500 euros, além de reserva e pagamento de um alojamento individual.

Idade?

Os candidatos devem ter no máximo 30 anos quando da seleção para a bolsa.

Quando?

O edital já está disponível. A data de encerramento das candidaturas varia de uma instituição para outra. Por exemplo, para a Université Panthéon Sorbonne (Paris 1), o processo se encerra no fim do mês de janeiro de 2015.

Como se candidatar?

As candidaturas devem ser encaminhadas pela Universidade/Escola. Ou seja, o candidato não poderá efetuar uma candidatura por si mesmo. Ele deverá encaminhar seu pedido à instituição de ensino, que decidirá a viabilidade e a validade da candidatura.

Para resumir, os estabelecimentos encarregam-se da pré-seleção e encaminham as candidaturas à Região.

Documentos a providenciar?

A relação de documentos necessários está disponível nos sites das Universidades. Seguem alguns exemplos:

• Le règlement de l’appel à projets: regulamento da Bolsa
  • Le dossier de candidature: O dossier de candidatura (online) devidamente preenchido
  • La fiche récapitulative: uma ficha explicativa
  • L’attestation sur l’honneur: Um atestado sobre a veracidade das informações
  • Le certificat d’admission pédagogique: um certificado de admissão pedagógica

Para mais informações, entre em contato para agendar uma entrevista de orientação acadêmica personalizada no IFESP.

IFESP também ajuda os candidatos de todo o Brasil a montar o dossiê de candidatura para estudos e bolsas na França. Não perca essa chance!

Website | + posts

1. eli 30 de janeiro de 2017 at 20:53 - Reply

Olá boa noite. Gostaria saber qual a idade maxima e a minima para concorrer uma bolsa para fazer a graduação na franca e a pessa tem 30 ou mais ela poderar concorrer à uma bolda de estudo?

• Náthalia Matsutani 11 de maio de 2017 at 18:08 - Reply

Bonjour ! Cada bolsa possui seus pré-requisitos particulares. Sugiro que você verifique o edital da sua bolsa de estudos de interesse.