Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

Faça doutorado na França

Publicado em: 20 de dezembro de 2018

Muitas pessoas entram em contato com a gente para perguntar sobre doutorado na França, tem um post antigo aqui no blog em que falamos os 5 passos para fazer doutorado na França, hoje viemos reforçar algumas informações. Os passos continuam os mesmo, o interessado em fazer doutorado na França deve procurar a universidade que melhor se adequa ao seu plano de pesquisa e entrar em contato direto por e-mail com a instituição, ou seja, diferente da graduação e do mestrado, a candidatura para a um doutorado é feita diretamente com a faculdade.

Resumo do passo a passo:

  1. Definir seu projeto de pesquisa;
  2. Encontrar uma universidade francesa que condiz com o seu projeto;
  3. Encontrar um professor na França que converse com seu projeto;
  4. Entrar em contato com o professor por e-mail. Enviar o seu CV atualizado em francês e uma lettre de motivation, em que você explicará seu projeto de pesquisa e porque você gostaria de ter ele como directeur de mémoire;
  5. Depois de conversar com o professor ele pode te aceitar como orientando, caso ele te aceite ele enviará uma carta de aceitação;

Hoje em dia a Campus France tem uma plataforma em que você pode buscar as pesquisas que estão sendo realizadas na França, no Annuaire des Ecoles Doctorales.

Quais os pré-requisitos:

Ter o equivalente a um master 2 (segundo ano do mestrado) na França, ou seja, 5 anos de estudos.

Depois de aceito:

Depois de recebida a carta, você saberá se você terá direito a um visto de estudante ou de pesquisador. Se for visto de estudante você realizará sua inscrição na faculdade pelo Campus France. Se for visto de pesquisador é diretamente com a embaixada.

Financie seus estudos:

Existem diversos tipos de financiamentos para doutorado, alguns deles são:

  1. École Doctorale;
  2. Contrato de organismos de pesquisas (CNES, CNRS, CEA, etc.);
  3. Contrato de pesquisa: programas europeus da Agence Nationale de la recherche (ANR);
  4. Contrato CIFRE em empresas;
  5. Programas de mobilidades dos governos estrangeiros;
  6. Dispositivos bilaterais e bolsas do Ministère des Affaires étrangères français;
  7. Co Tutelas internacionais de teses; e
  8. Financiamento das regiões.

No caso do Contrat doctoral a remuneração cobre os 3 anos de estudos. A remuneração é de no mínimo 1685 euros brutos por mês. Esse é um contrato de trabalho, portanto, abarcando todas as garantias sociais.

No caso das conventions industrielles de formation par la recherche (CONTRATS CIFRE), o pesquisador faz a sua pesquisa e trabalha em uma empresa, relacionada a sua pesquisa, ao mesmo tempo. Um contrato de trabalho é feito entre a empresa e o pesquisador por 3 anos e a remuneração é de mais ou menos 1950 euros brutos por mês.

Quanto custa:

O que podemos informar, pois é um preço fixo, é a taxa de anual de inscrição: 3770 euros. Em relação aos custos gerais do ensino superior na França, como a acomodação e alimentação, temos um artigo aqui no blog em que falamos mais sobre isso: Estudar na França cabe no seu orçamento?

Como podemos te ajudar?

Está querendo estudar na França, mas não sabe por onde começar? Falar francês é o principal requisito para garantir a sua vaga. Para saber mais informações de curso de francês, entre em contato com o Curso de Francês Online (CFOL). O CFOL te acompanha nos seus sonhos, criando um projeto de estudos para que você chegue no nível necessário para a ingressar em uma faculdade. No momento da candidatura o CFOL ainda te ajuda com um  guia passo a passo dos estudos na França para te auxiliar desde o momento da candidatura até sua chegada na França.

últimos artigos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *