Sua porta de entrada para a França
  Loja Online

A expansão da língua francesa no mundo

Publicado em: 8 de abril de 2015

Você está pensando em estudar francês e quer saber mais sobre essa língua presente em todos os continentes e muito importante no cenário internacional?

Universidades Francesas apresenta dados sobre a língua francesa no mundo, explica sua expansão e conta sobre os países onde é falada.

Onde a língua francesa é falada?

A língua francesa conta com cerca de 74 milhões de falantes nativos no mundo todo. É a língua oficial em 28 países, reúne 56 países no total e é uma das línguas estrangeiras mais estudada no mundo. O número total de falantes como língua materna e como segunda língua fica entre 270 e 370 milhões, porém é difícil ser mais preciso (fonte: l’Observatoire de la langue française). Há também uma grande variedade de línguas crioulas baseadas no francês.

O francês é o 11° idioma mais falado no mundo. Presente nos cinco continentes, é a língua nativa de mais de 80 milhões de pessoas, sendo 65 milhões de franceses. O francês atinge a 9ª posição em número de pessoas que têm o idioma como uma de suas línguas.

parlez vous fr

A língua francesa faz parte das línguas latinas como o espanhol, português, italiano, romeno e catalão. Descende do Latim pela influência do Império Romano. Hoje, a influência céltica no francês quase desapareceu. A maior parte do vocabulário é de origem latina e germânica.

Antes do franciano (ou franciliano), língua antigamente falada na região Île de France (região de Paris), existiam muitas outras línguas nas regiões francesas (Bretanha, Normandia, Picardia…). Em seguida, o franciano substituiu as outras e foi a base para a língua francesa oficial.

Durante o colonialismo (da França e da Bélgica), entre os séculos XVII e XX, a língua francesa se fez presente em diversos lugares do mundo como na América, África, Polinésia, Sudeste Asiático e Caribe.

Parle_francais-287x300

A maioria dos falantes nativos vive na França e nos Departamentos e Territórios Ultramarinos como Guadalupe, Martinica, Guiana, Nova Caledónia, Reunião, Mayotte. Os outros vivem no Canadá, na província do Quebec, alguns em Ontário, e pelo resto do Canadá, assim como na Bélgica, Suíça, Mônaco, Luxemburgo e em Louisiana nos Estados Unidos (que foi uma colônia francesa até 1803, mas manteve sua influência).

A maioria dos que falam francês como segunda língua vivem na África francófona (115 milhões de falantes em 31 países). A Costa do Marfim tem o francês como primeira língua.

O francês como língua internacional

Durante o reinado de Luís XIV, o francês se tornou uma das línguas internacionais da Europa, nas áreas diplomática e científica.

Língua oficial e de trabalho em todas as agências das Nações Unidas e em muitas organizações internacionais (ONU, União Europeia, OTAN, Conselho da Europa, várias ONG etc.).

onu

La Francophonie (A Francófonia) é uma organização internacional de países e governos francófonos que promove a língua francesa. A Aliança Francesa, presente no mundo todo, é um pilar da expansão do francês.

Planeja estudar na França? Te ajudamos a montar seu dossiê de candidatura, além de oferecer uma preparação intensiva e de qualidade aos Exames de Proficiência  em francês exigidos pelas instituições francesas.

Realize seu sonho, agende já sua orientação acadêmica personalizada!

 

Thibault VIEL

últimos artigos

1 comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *