Estudos internacionais: Estude na França para as portas das Organizações Internacionais se abrirem

Publicado em: 25 de novembro de 2015
organizações internacionais IFESP

Na França, o país da diplomacia e com um peso histórico importante nas Organizações Internacionais, existem muitas formações especializadas com olhar internacionalizado e que abrem as portas do trabalho em Organizações Internacionais para todos os perfis.

Por que estudar na França uma Pós-graduação para trabalhar em Organizações Internacionais?

A França é um dos países com mais peso na área da Diplomacia e das Relações Internacionais. A França é um dos membros fundadores da ONU em 1945 e é um dos 5 membros permanentes do seu Conselho de Segurança. Além disso, o francês é uma das duas línguas de trabalho da ONU e é uma língua oficial em quase todas as Organizações Internacionais.

A atual Diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI) é francesa e muitos franceses trabalham em Organizações Internacionais no mundo inteiro.

Tudo isso pode explicar o motivo pelo qual a França, além de propor formações de alta qualidade, com professores renomados nas suas Universidades públicas, oferece formações específicas nas áreas da cooperação internacional. Existem muitas formações na área de Relações Internacionais, Direito Internacional, Direitos Humanos e Organizações Internacionais para quem estuda Ciências Políticas, Relações Internacionais ou Direito, mas existem muitas outras Pós-graduações para quem estuda Economia, Arquitetura e Urbanismo, Línguas ou Comunicação.

Onde cursar as Pós-graduações internacionais para adquirir os conhecimentos e competências para trabalhar em uma Organização Internacional?

Para quem estudou Economia

Existem ofertas de Pós-graduação em Economia Internacional, Globalização e Cooperação. Por exemplo a Universidade de Grenoble oferece uma Pós (Mestrado ou Especialização) em “Governança das Organizações para o Desenvolvimento Internacional”.

A Paris 1 Sorbonne tem uma Pós-graduação com estágio obrigatório de 6 meses em “Expertise Econômica das Políticas e Projetos de Desenvolvimento” ou uma em “Economia Internacional e Globalização”.

A Paris 8 Saint Denis propõe uma Pós-graduação em “Economia das Organizações” com um percurso em “Emprego e Economia Social e Solidária” ou em “Economia e Gestão de Projetos Públicos e Privados”.

Para quem quer se especializar na área de Finanças existem diversas Pós-graduações de âmbito profissional voltadas para a área de atuação em mercado internacional. A Université de Nice Sophia Antipolis, possui um mestrado voltado para a em que no segundo ano (no M2) no curso de Master 2 em Economia e Finanças Internacionais com um percurso em Estratégias internacionais econômicas e financeiras.

A Université de Lorraine possui também um Master 2 profissional de Finanças Internacionais com estágio previsto de pelo menos 16 semanas.

Para quem estudou Comunicação – Jornalismo

Na Universidade de Bourgogne, existe uma Pós-graduação em “Estratégias de Comunicação Internacional” voltada à reflexão estratégica sobre as problemáticas da globalização e promoção da diversidade cultural.

A Paris 8 Saint Denis, oferece uma Pós-graduação em “Mídias Internacionais: problemáticas e práticas” prepara os estudantes ao nível teórico e profissional sobre as problemáticas sociais, econômicas, culturais e políticas das mídias internacionalizadas.

Para quem estudou Línguas Estrangeiras

A Universidade de Grenoble oferece uma Pós-graduação em “Cooperação Internacional e Comunicação” multilíngue para formar estudante trilíngues ao trabalho com o terceiro setor e o desenvolvimento sustentável.

A Universidade de Nantes tem uma Pós-graduação em “Mediação cultural e comunicação internacional” focada na gestão cultural e as Relações Internacionais para quem estudou línguas (alemão, italiano, português ou espanhol)

Para quem estudou Administração-Gestão

Para a área de Gestão são diversas as opções de Master ou MBA voltadas para a área de comércio internacional. Na Université Pantheon Sorbonne , a Paris 1 oferece um Master 2 profissional voltado para a área de gestão de empresas e negócios internacionais com um estágio previsto no segundo semestre.

Outros:

• O IAE da Université de Toulouse: Master em Gestão Internacional, com a opção de formação em Inglês.
  • A Université de Bordeaux: Master em Economia, banco e finanças Internacionais.

Para quem estudou Pedagogia

Para a área de educação, a Université Paris Descartes oferece uma Pós-graduação em cooperação internacional em educação e formação para formar profissionais capazes e dirigir sistemas de ação em educação no âmbito nacional e internacional.

Para quem estudou Arquitetura e Urbanismo

Para quem fez o curso e queira uma especialização voltada para área de Urbanismo, a Université Pierre – Mendès – Frances em Grenoble com uma Pós-graduação em Urbanismo, habitat e cooperação internacional.

Para especialização em sustentabilidade e meio ambiente é possível fazer um máster na Université Joseph Fourrier um master em desenvolvimento internacional, sustentabilidade e participação de inovação.

Você deseja ingressar na carreira de organizações internacionais? Entre em contato com o IFESP para conhecer todas as oportunidades de vagas nas mais influentes organizações internacionais. Faça uma orientação profissional para organizações internacionais ou uma orientação acadêmica e saiba de todas as suas chances de ingressar na carreira internacional com um cursos de pós na França.

Organizações Internacionais - IFESPOrganizações Internacionais - IFESPOrganizações Internacionais - IFESP