Estude Jornalismo na França na École Supérieure de Journalisme de Lille

Publicado em: 18 de dezembro de 2011

A Escola Superior de Jornalismo de Lille abre inscrições para o concurso de admissão destinado a estudantes estrangeiros.

Desde 1924, data da sua criação, a Escola Superior de Jornalismo de Lille acolhe todo ano estudantes estrangeiros. O diploma da ESJ Lille sanciona uma formação multimídia, ministrada por jornalistas em atividade. Durante dois anos, os graduados da ESJ Lille aprendem técnicas profissionais e beneficiam-se de estágios e de um acompanhamento personalizado para sua integração na vida ativa.Após a conclusão do curso, 95% dos graduados exercem o ofício de jornalista.A partir de 2010,  o concurso de ingresso para a ESJ Lille é feito junto com a Sciences Po Lille. No ano passado, as instituições lançaram um curso comum em jornalismo com duração de 2 anos. Os estudantes inscritos simultaneamente na ESJ Lille e no Institut d’Etudes Politiques – IEP de Lille (Sciences Po) obterão ao fim do curso diplomas das duas instituições, de nível master com menção em jornalismo.

Os estudantes estrangeiros dispõem do mesmo apoio que os estudantes franceses na busca de estágios e se beneficiam dos mesmos serviços oferecidos pela escola.
No entanto, devem fazer sua inscrição para um concurso específico e cursar um trimestre de integração. O programa de formação na ESJ Lille é particularmente denso. As sessões de ensino prático e técnico representam 80% da grade do curso.Para que tenham melhores condições de acompanhar os candidatos franceses, exige-se que os estrangeiros admitidos realizem, de julho a setembro, um trimestre de pré-formação. Esse curso oferece aos alunos acompanhamento dos procedimentos de instalação e imersão cultural e institucional. Propicia ainda aos estudantes a adaptação ao ritmo de aprendizagem e de produção, colocando-os a par de materiais, ferramentas e programas que  utilizarão durante a formação.

Confira os requisitos

Os candidatos devem ter menos de 26 anos, domínio da língua francesa (DALF ou TCF nível 5) e ser titulares de um diploma de graduação em qualquer área do conhecimento.

Prazo

Cuidado! O prazo limite para inscrições é 20 de janeiro de 2012.

Para obter mais informações, tirar dúvidas ou conversar sobre o seu projeto de estudos, entre em contato e/ou agende uma entrevista de orientação acadêmica personalizada. É gratuito e pode mudar a sua vida!
Para aprender francês em tempo recorde e passar com sucesso no TCF, DELF ou DALF, ingresse já num curso de francês intensivo.
O IFESP ajuda os candidatos de todo o Brasil a montar o dossiê de candidatura para estudos e bolsas na França e a conduzir os trâmites administrativos relativos à inscrição, além de propor aulas intensivas de francês, presenciais e online, e cursos preparatórios intensivos ao TCF, DELF e DALF exigidos pelas universidades francesas.
Novo! Aprenda francês online, rápido e eficiente! Um curso completo 100% online.