Estude em Strasbourg um grande polo internacional da França

Publicado em: 27 de novembro de 2018
universidade strasbourg frança

Com o intuito de ajudar aqueles que pensam em estudar na França, o Universidades Francesas lançou uma série de artigos sobre diferentes cidades estudantis na França. Hoje vamos falar sobre Strasbourg, apresentando 3 motivos para você considerar estudar na cidade.

Grandes Universidades

L’université de Strasbourg: é um das instituições francesas mais prestigiadas da França e é a única universidade não parisiense que está na classificação Xangai de universidades, além de ser a única a ter 3 ganhadores do prêmio nobel. As ofertas de formação são variadas: 40 cursos de graduação, 40 graduações profissionalizantes, 78 mestrados, 187 doutorados e 11 diplomas de engenharia.

L’École nationale d’administration (ENA): É impossível falar de Strasbourg e não lembrar da ENA. A instituição é passagem obrigatória para aqueles que almejam altos cargos na área administrativa, mas é também passagem para cargos de direção de empresas públicas e para a área política. Os professores geralmente são funcionários dos ministérios.

Durante a formação os alunos fazem dois estágios de 6 meses. A maior parte dos estudos é feita em Strasbourg, mas uma outra parte da formação é feita na antiga prisão de Sainte Marguerite na Ilha de Cannes.

Transporte e moradia

Strarbourg é a primeira cidade adaptável às bicicletas na França, sendo esse um transporte muito utilizado não só por universitários, mas também pelos habitantes de Strasbourg no geral. Uma boa opção é fazer uma carta fidelidade do Velohop. Os preços são amigáveis, uma carta de validade de 12 meses custa 36 euros, por exemplo.

O preço anual do bilhete de transporte público, o Badgeo, para os que têm entre 19 e 25 anos é de 266 euros por mês.

Quando o assunto é moradia Strasbourg também apresenta muitas vantagens, além das opções no CROUS Strasbourg, um dos sites mais famosos da França de moradia compartilhada, La Carte des Colocs, mostra preços convidativos aos estudantes.

Vida estudantil

Estudar em Strasbourg permite estar em contato com questões internacionais, é possível, por exemplo, participar do Forúm Mondial de la Démocratie ou assistir debates do Conseil d’Europe e do Parlement Européen. Essas experiências podem enriquecer o currículo acadêmico e profissional dos estudantes da área do direito e das ciências sociais.

Uma ótima forma de conhecer outros estudantes é participando da atividades esportivas. A Université de Strasbourg, como a maioria das universidades, tem um centro esportivos o SUASP, onde você encontra vários cursos de esportes e danças, tem até capoeira!

Na área cultural a Université de Strasbourg oferece algumas opções de saídas culturais como: A noite dos museus, As noites das estrelas, Festa da ciência etc.

Pensando nos futuros alunos, a cidade Strasbourg criou uma plataforma para melhor acolhe-los a Strasbourg aime ses étudiants, em que você encontra informações importantes para os futuros estudantes.

Está querendo estudar na França, mas não sabe por onde começar? Falar francês é o principal requisito para garantir a sua vaga.  Conheça um pouco mais do Curso de Francês Online – CFOL,  plataforma online do Grupo IFESP.

Se você já está se inscrevendo em uma universidade Francesa e precisa de ajuda no processo seletivo o CFOL, também tem um curso preparatório voltado para as pessoas que desejam se candidatar em uma universidade ou instituição de ensino francesa.

Ficou animado em estudar em Starsbourg? Conta para gente o porquê.

1 comentário

1. Fiz intercâmbio durante a graduação na Science Po em Paris, e hoje faço meu mestrado na UniStra. A UniStra é uma instituição fantástica, ótima oferta de cursos, além de uma comunidade internacional gigantesca (praticamente todos na minha turma são estudantes internacionais – Argentina, China, EUA, Itália, e muita gente).

Uma das coisas mais legais é pelo fato da cidade de Estrasburgo estar na divisa entre Alemanha e França (além de todo o passado histórico nas ruas da cidade) então tudo é voltado para os dois países – o currículo, ofertas de trabalho, parceiras internacionais, oportunidades de língua.

Só consigo elogiar a Universidade. Se está na dúvida, super aconselho a UniStra. Se quiser viajar durante, está perto de todos os cantos usando trem. Se quiser ficar na Europa, a universidade é super renomada tanto na França quanto Alemanha, então te ajuda a garantir uma vaga de trabalho. E se quiser voltar para o Brasil depois, a faculdade te dá uma super bagagem.